Carlos Coste estabeleceu, no passado dia 9 de setembro um novo recorde mundial em apneia, ao suster a respiração durante 3 minutos e 55 segundos, o tempo que demorou a percorrer 177 metros debaixo de água. O embaixador da Oris superou assim o seu próprio Recorde Mundial do Guinness, estabelecido em 2010, nos 150 metros.
—
«Estou extremamente orgulhoso deste novo recorde. Não teria sido possível sem uma equipa incrível, nem sem os meus patrocinadores, especialmente a Oris, que me tem proporcionado um enorme apoio ao longo de mais de seis anos.» — palavras de Carlos Coste que na Venezuela é conhecido como ‘El Acuaman Criollo’, o nativo do mundo subaquático.
Carlos Coste começou a dedicar-se ao mergulho livre em 1996, mas antes contava já com 11 recordes mundiais na sua carreira. Ascendeu à notoriedade como o primeiro homem a completar um mergulho de imersão em apneia de mais de 100 metros, e o primeiro praticante de mergulho livre a ultrapassar os 100 metros na categoria de mergulho em apneia e lastro constante.
Carlos Coste
Em 2010, tornou-se o primeiro homem a nadar em apneia através das grutas submarinas de Dos Ojos no México, estabelecendo ao mesmo tempo o recorde dos 150 metros de natação subaquática nas águas do oceano. Na altura, a Oris assinalou os feitos de Carlos Coste com um relógio em edição limitada: o Oris Carlos Coste IV Limited Edition.
O novo recorde de Carlos Coste foi estabelecido na segunda edição anual do Bonaire Deepsea Challenge: World Record Attempts & International Freediving Competition, e reconhecido pela Associação Internacional de Mergulho Livre (AIDA) e pela Associação Holandesa de Mergulho Livre (DFA). O evento foi organizado pela Escola de Mergulho Livre em Águas Profundas de Carlos Coste em Kralendijk na ilha de Bonaire nas Caraíbas holandesas.
Durante o evento, Carlos Coste também estabeleceu um novo Recorde Continental Sul-americano na categoria de mergulho em apneia com lastro constante sem barbatanas. Mergulhou a uma profundidade de 69 metros num mergulho que teve a duração de 3 minutos e 33 segundos, superando o anterior mergulho-recorde de 65 metros.
Além de Carlos Coste também a mergulhadora russa Marina Kazankova estabeleceu o recorde na categoria feminina ao percorrer em apneia a maior distância horizontal nas águas do oceano, tendo nadado 154 metros. Já Jeanine Grasmeijer, praticante holandesa de mergulho livre de 23 anos, estabeleceu um novo recorde mundial de mergulho em apneia, atingindo uma profundidade de 92 metros sem utilizar cabo-guia. Ambas foram distinguidas com relógios Oris Aquis.
—
Save
Save
Save
Save
Save
Save