Chopard: algumas notas sobre o L.U.C Skull One Calavera Pop Art

A Chopard apresentou o quarto relógio da série L.U.C Skull One, uma coleção exclusiva de relógios inspirada no Día de los Muertos. No centro do mostrador do L.U.C Skull One Calavera Pop Art o destaque para a representação de uma caveira inspirada na pop art e com cores evocativas da bandeira mexicana.

Este ano, o Salón Internacional Alta Relojería (SIAR) decorreu entre os dias 17 e 19 de outubro e é habitual nessa altura algumas marcas apresentarem relógios inspirados na tradição mexicana do Día de los Muertos. Aliás, esta é uma altura muito sugestiva para lançamentos relojoeiros, tendo em conta também a celebração do Halloween por exemplo. E, como sabemos, a caveira é um motivo evocado com frequência pela sua direta relação com o conceito de morte e da efemeridade da vida.

O relógio L.U.C Skull One Calavera Pop Art 2023 da Chopard com fundo verde. | © Chopard
A edição 2023 do L.U.C Skull One Calavera Pop Art | © Chopard

A Chopard é uma das marcas que nos tem habituado, nos últimos anos, ao lançamento de edições especiais de relógios de pulso inspirados no Día de los Muertos precisamente. Este ano não foi diferente nesse sentido. A casa suíça apresentou o L.U.C Skull One Calavera Pop art, o quarto elemento de uma coleção exclusiva de relógios inspirada na tradição mexicana de homenagem aos entes falecidos que se celebra a 2 de novembro. Trata-se de uma edição limitada a 25 peças de design bem forte, repleta de cor e de simbolismo. O destaque vai para a caveira enquanto elemento decorativo central. Aqui ficam algumas notas sobre este novo relógio de pulso.

A inspiração

A edição 2023 do L.U.C Skull One Calavera Pop Art | © Chopard
O quarto relógio da coleção L.U.C Skull One inspirada no Día de los Muertos | © Chopard

O novo L.U.C Skull One Calavera Pop Art surge como um relógio vibrante, num conceito de cores ligado diretamente à sua fonte de inspiração. A Chopard tem o hábito de lançar peças de perfil mais discreto no âmbito da coleção L.U.C, mas o lançamento de uma edição especial associada ao Día de los Muertos está a tornar-se tradição e sempre através de peças às quais o epíteto de ‘discreto’ se aplica pouco. Este é o quarto modelo lançado neste âmbito e nele encontramos a vertente decorativa aliada a uma mecânica do mesmo nível. Comparando com o modelo lançado no ano passado, trata-se de uma mudança ao nível do código de cores, acima de tudo. Mas a inspiração é óbvia como o próprio nome o traduz: Día de los Muertos + Pop art.

O relógio

A edição 2023 do L.U.C Skull One Calavera Pop Art | © Chopard
As cores do L.U.C Skull One Calavera Pop Art evocam a bandeira nacional mexicana | © Chopard

O L.U.C Skull One Calavera Pop Art é um relógio de aço com caixa de 40mm de diâmetro e 7,2mm de espessura, tornada negra através de revestimento DLC (Diamond-like carbon). É esta caixa que emoldura e sublinha o mostrador estampado com motivo ‘caveira’, cujas cores evocam a bandeira nacional mexicana: vermelho, verde e branco. Segundo a marca, esta opção transmite ao relógio um toque inconformista e Pop art, mas é própria dinâmica representação da caveira que nos transporta de forma mais imediata para o movimento artístico de inspiração. A caixa preta e os ponteiros pretos de estilo Dauphine oferecem contrastes nítidos e sombrios. Depois há mais detalhes: por exemplo, a divertida referência ‘L.U.Chopard’ em jeito de bigode referente ao fundador da marca, Louis-Ulysse, recebeu uma aparência kitsch mais uma vez evocativa dos motivos do Dia dos Mortos. O L.U.C Skull One Calavera Pop Art está equipado com uma correia preta em calfe com interior verde e pesponto vermelho, a condizer com o mostrador. A fivela em aço é igualmente revestida a DLC.

O calibre

O relógio L.U.C Skull One Calavera Pop Art da Chopard visto de trás com o calibre à vista.
O fundo em vidro de safira do L.U.C Skull One Calavera Pop Art permite contemplar o mecanismo e oferece uma personalidade mais misteriosa ao relógio. | © Chopard

Cabe ao Calibre Chopard L.U.C 96.53-L dar vida ao novo L.U.C Skull One Calavera Pop Art. Trata-se de um movimento de corda automática ultra-fino concebido e montado nas oficinas da Chopard Manufacture, em Fleurier. Em termos técnicos, destaque para a tecnologia ‘Twin’ da Chopard que consiste em dois tambores coaxiais que operam em sequência, garantindo assim uma reserva de marcha de 58 horas. Por outro lado, destaque para uma espiral com curva terminal plana, que se une a um balanço que oscila a 28.800 alt/h (ou seja, 4Hz), e para o microrrotor feito de uma liga de tungsténio. Tal como faz parte da tradição da marca, os componentes do calibre são delicadamente decorados com Côtes de Genève. O fundo em vidro de safira escurecido permite ver o espetáculo do mecanismo em funcionamento. Em termos de funções, podemos contar com horas, minutos e segundos.

A coleção L.U.C

O Calibre 96.53-L de corda automática que equipa a edição 2023 do relógio L.U.C Skull One Calavera Pop Art | © Chopard
O Calibre Chopard L.U.C 96.53-L de corda automática que equipa a edição 2023 do relógio L.U.C Skull One Calavera Pop Art | © Chopard

Já lá vãos uns aninhos desde que a Chopard lançou o seu primeiro modelo L.U.C que veio no fundo reforçar o empenho da marca na criação de relojoaria de excelência, tanto em termos mecânicos, como em termos de acabamentos e elementos decorativos de exceção. É nesta linhagem, nascida em 1996, que se integra o novo L.U.C Skull One Calavera Pop Art. A coleção foi crescendo ao longo dos anos e enriquecida com complicações, muitas vezes originais, em relógios concebidos, desenvolvidos, produzidos, montados, decorados e certificados em respeito para com as tradições da relojoaria. Para a marca, o L.U.C Skull One Calavera Pop Art marca o próximo capítulo desta história também pelo modo com reflete um lado de reinvenção e de surpresa. Trata-se de uma edição limitada a 25 exemplares.


Algumas caraterísticas técnicas:

Chopard
L.U.C Skull One Calavera Pop Art
Referência | 168592-3008
Lançamento | 2023
Edição limitada a 25 exemplares

A edição 2023 do L.U.C Skull One Calavera Pop Art | © Chopard
A edição 2023 do L.U.C Skull One Calavera Pop Art – Ref. 168592-3008, limitado a 25 exemplares | © Chopard

Movimento | Mecânico de corda automática Chopard L.U.C 96.53-L, 28.800 alt/h, 58 horas de reserva de corda aproximadamente.
Funções | Horas e minutos centrais.
Caixa ø 40mm | Aço com revestimento DLC, vidro em safira com tratamento antirreflexos e fundo em vidro de safira escurecido, estanque até 30 metros.
Correia | Preta em calfe com interior verde e pesponto vermelho. Fivela em aço com revestimento DLC.
Preço | Sob consulta

Visite o site oficial da Chopard para mais informações.

Continue connosco: