Chopard: LucentSteel 80% reciclado nos seus relógios em aço

Por ocasião do Watches and Wonders 2023, a Chopard, juntamente com a Julia Roberts, embaixadora global da marca, revelaram o novo objetivo de usar LucentSteel com uma taxa de reciclagem de 80% para a produção de todos os seus relógios em aço, incluindo braceletes e caixas.

Imagem de abertura: making-of da caixa de um Chopard Happy Sport em Lucent Steel | © Chopard

Por ocasião do Watches and Wonders 2023, os copresidentes da Chopard, Caroline e Karl-Friedrich Scheufele, juntamente com Julia Roberts, embaixadora da marca, revelaram um novo objetivo no seu projeto ‘Journey to Sustainable Luxury’: a Maison compromete-se, até ao final de 2023, a usar LucentSteel com uma taxa de reciclagem de pelo menos 80% na produção de todos os seus relógios em aço, incluindo braceletes e caixas.

Karl-Friedrich e Caroline Scheufele com Julia-Roberts no Watches and Wonders 2023
Karl-Friedrich Scheufele e Caroline Scheufele com Julia-Roberts no Watches and Wonders 2023 | © Chopard
O anúncio do novo compromisso sustentável da Chopard
O anúncio do novo compromisso sustentável da Chopard: LucentSteel 80%reciclado em todos os relógios em aço da marca até ao final de 2023 | Foto: Paulo Pires/ Espiral do Tempo

‘Journey to Sustainable Luxury’

A sustentabilidade sempre foi um valor fundamental para a Chopard e a novidade apresentada é assim mais um marco no caminho que a Chopard tem vindo a percorrer rumo a um luxo sustentável. Tendo como base o Lucent Steel existente, lançado em 2019 com o relógio Alpine Eagle e na altura com 70% de aço reciclado, o anúncio compreende assim um projeto em evolução: até ao final de 2023, a Chopard usará Lucent Steel com uma taxa de reciclagem de 80% para a produção de todos os seus relógios de aço, incluindo braceletes e caixas, permitindo à marca reduzir significativamente a pegada de carbono do seu aço. A ambição da marca é atingir a taxa de pelo menos 90% de aço reciclado no seu Lucent Steel até 2025.

Making-of do Chopard Alpine Eagle em Lucent Steel
Making-of da bracelete do Alpine Eagle em LucentSteel | © Chopard

«A Chopard está comprometida com um processo de longo prazo de fornecimento responsável das matérias-primas que tornam o nosso negócio possível. Temos orgulho do trabalho que realizámos em apenas dez anos. Através do nosso fornecimento ético de ouro, que começou progressivamente em 2013 com o objetivo de usar ouro 100% ético nas nossas oficinas até 2018, seguido agora pelo nosso compromisso de 80% de aço reciclado, estamos a aproximar-nos do ideal que é garantir a produção de relógios e joias totalmente responsáveis», explica Karl Friedrich Scheufele.

Os novos produtos Chopard em Lucent Steel
Os novos relógios Chopard em LucentSteel | © Chopard

Já Julia Roberts, recentemente anunciada como ‘musa’ de todas as coleções femininas de relógios e joias da casa suíça, através de uma nova campanha, refere: «No mundo de hoje, as Maisons de luxo são as principais impulsionadoras da mudança, e a Chopard tem sido pioneira no campo da sustentabilidade. É, portanto, uma grande honra para mim juntar-me à Chopard no seu compromisso de usar materiais mais responsáveis. Sinto-me muito bem ao usar relógios que sei que foram feitos através de uma abordagem consciente de sustentabilidade», afirmou Julia Roberts.

Estampagem de uma caixa em LucentSteel
Caixa em Lucent Steel do modelo Happy Sport | © Chopard

Para reforçar o seu compromisso, a Chopard anunciou ainda que é a primeira marca de luxo a juntar-se à iniciativa SteelZero do Grupo Climate, com o propósito de trabalhar com a indústria para acelerar a transição para zero emissões líquidas de carbono.

A ‘Journey to Sustainable Luxury‘ é um programa de longo prazo no qual a Chopard trabalha desde 2013 para promover o respeito pelos altos critérios sociais e ambientais no negócio de luxo. Como uma das principais etapas dessa jornada, desde 2018 que a Chopard usa ouro 100% ético para a produção dos seus relógios e joias.

Processo de produção do LucentSteel | © Chopard

Lucent Steel

O processo através do qual o Lucent Steel é produzido resulta em três características únicas: é antialérgico; é 50% mais resistente à abrasão do que o aço convencional, tornando os relógios intrinsecamente mais sustentáveis; e, por último, a sua microestrutura cristalina homogénea permite refletir a luz de uma forma única. Na mesma linha, o facto de conter menos impurezas do que o aço convencional garante-lhe um brilho comparável ao do ouro.

O processo de reciclagem do Lucent Steel da Chopard
O processo de reciclagem do LucentSteel da Chopard | © Chopard

Segundo a marca, o aperfeiçoamento da composição e fabrico de um aço com estas propriedades foi o resultado de mais de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, além de trabalho com fornecedores que garantem volume suficiente de aço reciclado de alta qualidade para implementação do Lucent Steel em todas as coleções da Chopard. Em baixo, deixamos uma galeria com algumas imagens do LucentSteel e do seu processo de produção.

Clique na imagem para ver a galeria:

Outras leituras