EdT41 — O Chronofighter é o grande ícone da Graham e a pujança do seu design já lhe valeu o carinhoso epíteto de ‘Granada’ junto dos aficionados italianos; tendo em conta essa analogia, pode dizer-se que a Graham passou da granada para o arco e flecha com o seu Chronofighter 1695: nunca antes, e tendo em conta as múltiplas variações do conceito, se viu um Chronofighter tão puro e essencial!
—
Análise orinalmente publicada no número 41 da Espiral do Tempo, aqui complementado com mais fotos exclusivas.
Estilo e elegância
Com ‘apenas’ 42 milímetros, mantém um tamanho viril, mas apresenta-se elegante comparativamente ao estilo mais desportivo ou militar dos restantes Chronofighter. Apenas um submostrador (o totalizador dos 30 minutos) além da janela da data e das indicações elementares.
Idiossincrasia identificadora
A alavanca de acionamento é um ex-libris e no Chronofighter 1695 surge com um espírito ainda mais rétro, inspirada em alavancas de automóveis dos anos 30. É idealizada para otimizar a utilização através do polegar, que, sendo independente dos restantes dedos, reage mais depressa para o arranque/paragem da cronometragem.
Pedigree histórico
O fundo da caixa mostra uma gravação do Observatório Real de Greenwich que teve precisamente George Graham como relojoeiro oficial a partir de 1695. Uma escotilha em vidro de safira deixa ver o balanço e o sistema de escape do calibre automático G1745, com 25 rubis, uma frequência de 28.800 alternâncias/hora e reserva de corda de 48 horas.
Características técnicas
Graham
Chronofighter 1695
Referência/ 2CXAP.S03A.C138P
Movimento/ Corda automática. Calibre G1745. 48 h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo com botão de reset e alavanca start & stop.
Caixa Ø 42 mm/ Ouro rosa 18kt, vidro de safira com tratamento antirreflexos dos 2 lados, estanque até 50 m.
Bracelete/ Pele castanha de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt.
Preço/ € 21.600
Galeria de imagens:
[wonderplugin_carousel id=”71″]
—