Dolce Vita? Du Liberty au Design Italien (1900-1940)

O Musée d’Orsay, em parceria com a Officine Panerai e sob o apadrinhamento do Ministério da Cultura Italiano, promove a exposição ‘Dolce Vita? Du Liberty au Design Italien  (1900-1940)’, dedicada  à arte e ao design italiano desde 1900 a 1940.

A década que terminou em 1940 deixou como legado um novo conceito de modernismo e elegância. A leveza que era caraterística dos anos 1920 foi substituída por um novo anseio por sobriedade e precisão. Mundanidade e frivolidade transformaram-se em simplicidade e retorno aos valores autênticos.

A década de 1940 foi também o período dos primeiros mestres icónicos do design italiano. Génios da criatividade, tal como Giò Ponti, Pininfarina e Livio e Pier Giacomo Castiglioni, juntamente com empresas incluindo Olivetti, Fiat e Alfa Romeo, disseminaram um próspero espírito de invenção pelo mundo. Foi um triunfo internacional do Made in Italy. Neste espírito,  a associação com a Officine Panerai estabelece-se naturalmente.

Durante o mesmo período, em Florença, este modernismo encontra a sua expressão dos designs inovadores das oficinas Panerai, cujos engenheiros trabalham na criação de relógios usados pelos mergulhadores comando da Marinha Italiana, que satisfazem os requisitos de solidez e fiabilidade, apresentando ao mesmo tempo um estilo único, sóbrio e elegante. O Radiomir e o Luminor tornaram-se ícones do design italiano.

A simplicidade do design, celebrada na exposição ‘Dolce Vita? Du Liberty au Design Italien’, dá origem a formas de uma modernidade absoluta e intemporal, no estilo italiano mais puro: uma vez mais, a ligação entre a Panerai e o mundo do design é evidente e imediata.

Ao longo dos anos, a Officine Panerai preserva o design modernista das suas origens, tornando os seus relógios autênticos clássicos do design, assim como peças de alta-relojoaria. Uma realidade muito óbvia e que pode conhecer com mais pormenor na reportagem ‘Década de Ouro’, aqui no site da Espiral do Tempo. A Officine Panerai nunca deixou de criar novos modelos que hoje se inspiram na sua história, nos elevados padrões de qualidade e aliando o design Italiano à perfeição relojoeira Suíça.

Até 13 de setembro.

Outras leituras