fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Officine Panerai Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47 mm: ainda mais vintage

Aquando do seu ressurgimento em força no final da década de 90, a Officine Panerai foi uma marca determinante para o estabelecimento de duas vincadas tendências no arranque do novo milénio: os relógios sobredimensionados e os modelos de inspiração rétro. A nova edição especial de duas versões do Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47 mm vem-nos recordar precisamente isso.

Officine Panerai Radiomir 1940 3 Days Acciaio - 47 (PAM00790) © Officine Panerai
Officine Panerai Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47 mm com mostrador preto (PAM00790) © Officine Panerai

Aquando do seu ressurgimento em força no final da década de 90, a Officine Panerai foi uma marca determinante para o estabelecimento de duas vincadas tendências no arranque do novo milénio: os relógios sobredimensionados e os modelos de inspiração rétro. A nova edição especial de duas versões do Radiomir 1940 3 Days Acciaio 47 vem-nos recordar precisamente isso.

Os chamados ‘sector dials’ (por vezes denominados ‘mostradores científicos’) são especialmente apreciados pelos aficionados e colecionadores – foram muito utilizados na primeira metade do século XX e caraterizam-se por círculos concêntricos dentro ou fora das marcações dos minutos e das horas, muitas vezes com traços verticais a ligarem os dois anéis e sendo frequentemente associados a relógios militares. A Officine Panerai reinterpreta esse tipo de mostrador numa edição especial composta por duas novas variantes do seu modelo Radiomir 1940 3 Days Acciaio 47, que também recupera duas grandes tendências implementadas pela marca de origem italiana na relojoaria das últimas duas décadas: o tamanho sobredimensionado e a inspiração vintage.

Curiosamente, a inspiração para a nova edição especial nem reside propriamente em relógios de pulso da primeira metade do século XX – tem mais a ver com um certo relógio de parede. Desde a sua fundação em 1860, a Orologeria Svizzera, nome pelo qual era conhecida a loja histórica da família Panerai na Piazza San Giovanni, em Florença, era a relojoaria preferida pela aristocracia e classe alta da cidade. E mesmo antes da criação dos seus primeiros modelos de mergulho para a Marinha Real italiana, a boutique da família Panerai (entretanto alargada e transformada numa boutique da marca) vendia relógios de bolso, relógios de pulso, relógios de mesa e magníficos pêndulos junto dos melhores fabricantes e o stock excecional de relógios era apresentado no primeiro andar da loja ainda hoje situada em frente ao Batistério de Florença.

Ebony & Ivory

Foi precisamente o mostrador de um desses relógios de pêndulo a inspirar a nova edição especial de estilo rétro da manufatura Panerai: o Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47mm, disponível em duas versões de mostrador: uma clara em marfim (Ref. PAM00791) e outra escura em preto (Ref. PAM00790). O design destaca-se pela tal divisão do mostrador em setores, sendo o seu espírito vintage reforçado pelos grandes algarismos impressos numa fonte art deco entre o anel da minuteria em ‘caminho de ferro’ e o circulo interior. Os ponteiros de horas e minutos cónicos e em forma de lança aparecem pela primeira vez numa realização com a assinatura da Panerai.

Officine Panerai Radiomir 1940 3 Days Acciaio - 47 mm (PAM00791)
Officine Panerai Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47 mm com mostrador marfim (PAM00791) © Officine Panerai

Todos os outros elementos da nova edição especial são típicos da Panerai. A caixa do Radiomir 1940 de 47 mm de diâmetro é concebida em aço inoxidável AISI 316L, uma liga particularmente sólida e resistente à corrosão (o relógio é resistente até 10 bares, uma profundidade de cerca de 100 metros), com um acabamento polido e um fundo transparente através do qual o movimento P.3000 de manufatura pode ser apreciado. A luneta fixa e contorna um vidro plexiglas que acentua o look vintage e que é inspirado em alguns dos modelos históricos da marca. Claro que também a seleção de correia reforça o pendor rétro do conjunto; é feita a partir de couro natural com costuras bege, sendo marcada com o logótipo OP.

Officine Panerai Radiomir 1940 3 Days Acciaio - 47 mm (PAM00791)
Officine Panerai Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47 mm com mostrador marfim (PAM00791) © Officine Panerai

No seu interior, o Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47mm alberga o calibre de corda manual de manufatura P.3000 com uma reserva de marcha de três dias (como o longo nome indica), graças aos dois tambores de corda. Visíveis através de um fundo transparente em vidro, destacam-se três pontes a proteger o movimento e a ponte com suportes duplos à qual o balanço com 13,2 mm de diâmetro (3 Hz) se encontra acoplado. O calibre P.3000 inclui também um dispositivo de alteração rápida de hora, que permite que o ponteiro das horas salte com grande precisão de hora em hora, sem interferir com o ponteiro dos minutos e com o funcionamento do relógio.

Mais um belo exercício de estilo da Officine Panerai.

Qual dos dois modelos é o vosso preferido?

Algumas notas técnicas

Officine Panerai
Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47

Referências/ PAM00791 (com mostrador marfim);  PAM00790 ( com mostrador preto)
Movimento/ Mecânico de corda manual, calibre P.3000, inteiramente fabricado pela Panerai, reserva de corda de 72 horas
Funções / Horas e minutos
Caixa 47mm / Aço polido AISI 316L, estanque até 10 bares (sensivelmente 100 metros)
Mostrador/ Preto ou tom marfim com números arábicos
Preço / € 8.900

Radiomir 1940 3 Days Acciaio - 47 mm: PAM00791 (com mostrador marfim);  PAM00790 ( com mostrador preto).
Radiomir 1940 3 Days Acciaio – 47 mm: PAM00790 (com mostrador preto); PAM00791 (com mostrador marfim). © Officine Panerai

Visite o site oficial da Officine Panerai para mais informações.

Outras leituras