Doxa SUB 300T em homenagem a Clive Cussler

A Doxa apresentou recentemente uma nova edição especial SUB 300T lançada em homenagem ao explorador marítimo e romancista Clive Cussler, inspiração de longa data da marca.

Clive Cussler, romancista de aventura americano, escreveu mais de 85 livros, vendeu mais de 100 milhões de cópias, e descobriu dezenas de naufrágios através da agência sem fins lucrativos que fundou chamada NUMA – National Underwater and Marine Agency.

Clive Cussler e o Doxa SUB 300T em seu nome
Clive Cussler e o Doxa SUB 300T em seu nome | © Doxa

Os seus romances tiveram um importante papel na Doxa, ao servir de plataforma de destaque para a marca e o conhecido mostrador laranja dos seus modelos de mergulho — uma das cores que se mantêm na coleção atual, juntamente com outros tons comuns a vários modelos da coleção.

«Os internacionalmente famosos romances de Clive Cussler foram uma plataforma natural para os relógios Doxa, destacando-os como ferramentas essenciais para os seus personagens heróicos. O icónico relógio de mergulho com mostrador laranja da Doxa continua a ser um acessório para o seu herói fictício Dirk Pitt, acompanhando-o mas suas muitas aventuras ousadas no fundo do mar», revela Jan Edöcs, CEO da Doxa.

Doxa SUB 300T Clive Cussler
SUB 300T Clive Cussler com a bracelete NATO bege adicional | © Doxa

Assim como os romances de Clive Cussler exploravam históricos mistérios e transportavam personagens em missões épicas, o célebre autor, explorador e utilizador de relógios Doxa inspirou a marca a reimaginar o SUB 300T — que agora procura trazer um visual mais artístico e histórico à coleção com um conjunto de características exclusivamente associadas à edição especial associada ao escritor americano.

Doxa SUB 300T Clive Cussler
Aço envelhecido e mostrador patinado do SUB 300T Clive Cussler | © Doxa

O novo SUB 300T Clive Cussler permanece fiel às principais características do modelo SUB 300T no qual está baseado, embora se apresente claramente distinto devido às soluções estéticas utilizadas: o peculiar mostrador é feito à mão e evoca uma bússola vintage; a caixa, a bracelete, o fecho e a fivela são em aço de aparência envelhecida. O relógio apresenta assim um visual ‘usado’ que o torna perfeito para ser envergado no pulso de um aventureiro digno de um dos romances de Clive Cussler. O efeito envelhecido do relógio faz lembrar um reflexo da jornada de um artefacto náutico e das condições que ele suportou durante o tempo em que esteve submerso nas profundezas. Trata-se de um relógio que não é apenas um relógio; é um símbolo de aventura e descoberta, uma recordação de mistérios que jazem sob as ondas e de tesouros escondidos que aguardam para serem descobertos.

Doxa SUB 300T Clive Cussler
O fundo gravado e a bracelete em aço do SUB 300T Clive Cussler | © Doxa

Cada exemplar do relógio tem gravado o seu próprio número exclusivo na parte lateral da luneta, indicando a sua unicidade e autenticidade. Com uma caixa facetada e estruturada de 42 mm de diâmetro, apresenta um design especial que captura a identidade de Clive Cussler e comemora o aniversário do autor (15 de julho de 1931), já que os dias 7, 15 e 31 são exibidos em vermelho no mostrador. Adicionalmente, os nomes dos naufrágios e outros artefatos históricos que foram descobertos ou pesquisados pela NUMA até 2022 estão gravados no verso da caixa. Cada relógio SUB 300T Clive Cussler faz-se também acompanhar de uma bracelete NATO extra em bege. Uma bracelete adicional em borracha FKM preta com um fecho de báscula em aço envelhecido está disponível para compra.

Doxa SUB 300T Clive Cussler
O SUB 300T Clive Cussler no seu estojo especial | © Doxa

Clive Cussler e a Doxa partilham de uma paixão mútua pela aventura e exploração marítima — uma relação que começou há décadas com um relógio de mergulho Doxa dotado do emblemático mostrador laranja tornado famoso pela marca. Para homenagear essa conexão histórica, uma percentagem das vendas da edição especial será doada à NUMA, a Agência Nacional Subaquática e Marítima que Clive Cussler fundou em 1979.

Doxa SUB 300T Clive Cussler
SUB 300T Clive Cussler | © Doxa

Algumas características técnicas:

Doxa
SUB 300T Clive Cussler
Ano de lançamento | 2023

Doxa SUB 300T Clive Cussler
SUB 300T Clive Cussler | © Doxa

Referência | 840.80.031.15  
Movimento | Mecânico de corda automática. 38h de reserva de corda. 28.800 alt/h. 26 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa 42.50 mm x 44.50mm | Aço. Revestimento em aço envelhecido. Coroa de rosca. Vidro em cristal de safira. Luneta rotativa unidirecional. Válvula de libertação de hélio. Estanque até 300m.
Bracelete | Aço envelhecido com fecho de báscula com extensão para fato de mergulho. Bracelete NATO extra em bege.
Preço | 2.690 €

Visite o site oficial da Doxa para mais informações.

Outras leituras