Para além da grande variedade de relógios e dos lançamentos especiais, uma das valências que ajudou a construir a reputação da Dubai Watch Week foram as palestras. Na presente edição houve duas especialmente marcantes numa seleção de cinco que escolhemos — e que podem ser vistas aqui.
O intenso programa da Dubai Watch Week inclui sempre e obrigatoriamente os já famosos fórums e debates — distribuídos por diferentes formatos: os que ficam sob a designação Horology Forum discutem grandes temas da atualidade relojoeira, os que são batizados Creative Hub têm a ver com o processo criativo associado às marcas e os ClickClock colocam frente a frente duas personalidades com vistas supostamente opostas sobre uma grande temática; depois há as palestras no Collectors Lounge mais associadas com o universo do colecionismo e as sessões Talks by Christie’s estão relacionadas com o mundo dos leilões.
Para além dos eventos de lançamento de novos relógios e das clínicas relacionadas com a aprendizagem das mais diversas técnicas relojoeiras. Ou seja, um cardápio riquíssimo para qualquer aficionado. Entre as várias sessões realizadas ao longo do evento, escolhemos cinco que merecem ser vistas pelo elevado nível de debate e interesse. A totalidade pode ser vista no canal YouTube da Dubai Watch Week (cujo alargado menu deve ser devidamente estudado), mas aqui ficam os resumos com os devidos vídeos partilhados a partir do canal para que possa assistir:
The Trials And Tribulations Of Watch Innovation With Stephen McDonnell
Uma sessão que foi mais uma confissão e que já está a ser apontada como a mais marcante no historial da Dubai Watch Week. Stephen McDonnell, o génio por trás do LM Perpetual e do LM Sequential EVO (considerados por alguma crítica como tendo os melhores calibres de calendário perpétuo e cronógrafo na história da relojoaria) da MB&F, fala da sua obsessão pela perfeição e o modo como ‘caiu no abismo’ e se esgotou no processo de resolução dos problemas associados aos respetivos calibres. No plano emocional e humano, um testemunho arrasador que tocou todos aqueles que assistiram.
Para ver:
Hands Of Time: A Dufour Story
Wei Koh modera a apresentação da incrível história da família Dufour, com o mestre Philippe Dufour a contar agora com a sua jovem Daniela Dufour no apoio ao seu atelier e na projeção do futuro da marca. Philippe explica como o casamento e o agregado familiar o recolocaram no rumo certo; Daniela fala da enorme pressão de ser filha de quem é, mas também de orgulho, revelando também que sofreu de racismo e bullying. Impressionante.
Aqui fica a sessão:
Thinking Differently With Max Büsser
Wei Koh lança Max Büsser para a análise do seu trajeto profissional e todas as dificuldades que teve de ultrapassar ao longo de três décadas, mantendo-se sempre fiel às suas convicções até que finalmente o seu trabalho passou a ser reconhecido; uma autêntica lição de empreendorismo com revelações deliciosas sobre o mundo da relojoaria.
Aqui fica:
ClickClock: To be Or Not To Be Bespoke
Um debate entre George Bamford e Nicholas Foulkes sobre as vantagens e desvantagens da personalização na relojoaria, com moderação de Barbara Palumbo.
Eis o vídeo:
ClickClock: Obsessive Collecting Disorder
Um debate entre Tim Mosso e James Dowling sobre as vicissitudes e glórias do colecionismo, com moderação de Barbara Palumbo.
Para ver: