fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O extraordinário LM Sequential EVO da MB&F

O cronógrafo é a mais popular das complicações relojoeiras, mas também aquela que menos evolução tem mostrado ao longo das últimas décadas. Mas a MB&F acabou de apresentar um novo cronógrafo revolucionário que pode muito bem ser o melhor cronógrafo mecânico de sempre. E nós já o tivemos na mão.

Há dois anos, durante a pandemia, fizemos uma série de entrevistas em direto no Instagram à qual chamámos Alive & Ticking. Um dos convidados foi Maximilian Büsser, o fundador da marca conceptual de alta relojoaria MB&F. E, sabendo que Max gosta de um bom desafio, surgiu a pergunta que se impunha: quando é que a MB&F vai fazer um cronógrafo?

MB&F LM Sequential EVO com mostrador laranja no pulso
| © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

E Max não fugiu à questão. Assumiu que iria haver um cronógrafo MB&F num futuro próximo — muito possivelmente a sua primeira revelação pública sobre o assunto. Esse cronógrafo, denominado LM Sequential EVO, foi idealizado mecanicamente pelo mestre relojoeiro irlandês Stephen McDonnell (o mesmo que já tinha concebido o genial calendário perpétuo da MB&F) e apresentado hoje por ambos através de uma sessão no YouTube. E, tal como o Legacy Machine Perpetual pode aspirar a ser o melhor calendário perpétuo existente, também o novo Legacy Machine Sequential EVO é possivelmente o melhor cronógrafo mecânico no mercado.

MB&F LM Sequential EVO com mostrador preto no pulso e na mão, vista do verso de caixa
| © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

E porquê? As valências são muitas — não só pela espetacularidade dos modelos Legacy Machine, a linha mais clássica da MB&F com as suas caixas redondas que apresentam a maior parte do movimento acima do mostrador (contrastando com a ‘loucura’ da linha Horological Machine), mas sobretudo pelo que o LM Sequential EVO pode oferecer. E pode oferecer algo que nenhum outro cronógrafo é capaz devido a um botão suplementar. Em suma, trata-se de um relógio com dois cronógrafos e múltiplos modos de cronometragem. Aquando desse Insta Live que fez connosco, Max Büsser já havia referido que, para que a MB&F apresentasse um cronógrafo, teria de ser algo verdadeiramente especial. O que se compreende, atendendo ao patamar muito elevado em que a marca evolui no que diz respeito ao preço e à especialização.

MB&F LM Sequential EVO com mostrador laranja e com mostrador preto, lado a lado em fundo branco
| © MB&F

Em 17 anos, a MB&F tinha lançado 19 calibres. Um feito de monta para uma jovem marca. O novo LM Sequential EVO inclui aquele que é o 20º calibre, sendo o segundo desenvolvido pelo mestre irlandês Stephen McDonnell… que já havia sido o autor do inovador movimento que equipa o LM Perpetual, reconhecido por parte da crítica como o melhor calendário perpétuo existente e que ganhou vários galardões por esse mundo fora — incluindo um no Grand Prix d’Horlogerie. E foi numa exibição dos relógios vencedores do Grand Prix d’Horlogerie na Dubai Watch Week de 2016 que Max Büsser e Stephen McDowell conversaram ao jantar sobre um cronógrafo rattrapante de bolso que o fundador da MB&F tinha visto num leilão; o mestre irlandês não ficou muito impressionado mas a ideia foi germinando. Porque, sendo o cronógrafo a mais popular das complicações, não tem havido progressos verdadeiramente inovadores e todos apresentam funções limitadas.

Detalhe do mostrador laranja e vista oblíqua do MB&F LM Sequential EVO
| © MB&F

Se, no caso do LM Perpetual, a solução para o problema surgiu num momento ‘Eureka’, Stephen McDonnell foi desenvolvendo gradualmente a ideia para um cronógrafo verdadeiramente inovador. Inspirou-se nas antigas placas de cronometragem de corridas, equipadas com vários cronógrafos para calcular os tempos de vários carros nas várias voltas. Basicamente, o novo LM Sequential EVO tem dois cronógrafos simétricos e independentes… mas há um quinto botão, o inversor gémeo, que inverte o funcionamento desses dois cronógrafos.

MB&F LM Sequential EVO com mostrador preto, vista do mostrador e do verso da caixa
| © MB&F

Com o LM Sequential EVO, é possível ter dois cronógrafos com rattrapante totalmente independentes para medições diferentes — só que a função ‘sequencial’ permite também contar as voltas de uma corrida, uma de cada lado e uma de cada vez, sendo possível alternar as contagens.

MB&F LM Sequential EVO com mostrador laranja no pulso
| © MB&F

Max Büsser escolheu lançar o seu primeiro cronógrafo na variante EVO da linha Legacy Machine, mais desportiva graças à caixa dotada de maior estanqueidade e complementada com braceletes de cauchu. E em duas opções de mostrador — uma branca, e outra num tom alaranjado já visto antes no LM Perpetual EVO. Novas versões surgirão nos próximos tempos e anos, mas será particularmente interessante ver uma versão não EVO, com as linhas mais clássicas dos Legacy Machines ‘normais’. Cá estaremos para os mostrar.

Outras leituras