Zenith Elite 6150

O novo Elite 6150 da Zenith está equipado com um novo movimento de manufatura, o Calibre Elite 6150, que surge como a versão contemporânea do movimento de base Elite, concebido no início dos anos 90 – um calibre extraplano galardoado com o título de melhor movimento do ano durante a sua apresentação em Basileia em 1994.

Zenith_Elite_6150_soldad
© Zenith

Agrada pelo perfil sóbrio e elegante, mas também chama a atenção pela espessura reduzida, pela aparente simplicidade e pela excelente legibilidade proporcionada pelo amplo mostrador argenté. O Elite 6150 foi apresentado este ano pela Zenith, mas a sua aparência é apenas o invólucro de um movimento automático com muita história.

Com o Elite 6150 e o seu novo calibre Elite, a Zenith recupera o seu calibre de base Elite, originalmente apresentado em 1994. Na sua versão contemporânea, o Elite permanece extraplano, mas distingue-se pela reserva de corda de 100 horas e por um diâmetro mais alargado.

Zenith_Elite_6150_03
© Zenith

Com o objetivo de oferecer um complemento de base resistente, fiável, preciso e ultrafino ao seu famoso movimento de cronógrafo El Primero, o primeiro calibre Elite já assinalava a intenção que a Zenith tinha de criar todos os seus movimentos, desde os mais complexos aos mais engenhosos. Iniciado em 1991, o estudo deste movimento automático ultrafino e modular daria origem, três anos mais tarde, ao Calibre Elite. Sendo o primeiro projeto desenvolvido pela marca que beneficiou do desenho assistido por computador (DAC), este movimento foi logo disponibilizado em várias versões. O Elite surgia assim com uma reserva de corda de mais de 50 horas e foi pensado como produto que poderia permitir evoluções a longo prazo. Quando foi apresentado, este calibre foi mesmo galardoado na altura com o título de ‘melhor movimento do ano’, atribuído pela impressa especializada.

Zenith_Elite_6150_04
© Zenith

Agora o novo Elite 6150 surge como uma versão aperfeiçoada do Elite original. Sendo assim, a Zenith conseguiu duplicar a sua autonomia, até então de 55 horas, graças à introdução de um segundo tambor, pelo que o movimento dispõe agora de uma generosa reserva de corda de mais de quatro dias. Durante todo o processo de desenvolvimento, a espessura do movimento esteve sempre no centro de toda a atenção, pois a sua original espessura tinha de ser conservada – na atual versão os 195 componentes do Elite não ultrapassam os 3,92 mm de espessura. Já o diâmetro do calibre, por sua vez, foi ligeiramente ampliado a fim de corresponder aos tamanhos dos relógios contemporâneos e oferecer uma base mais flexível para poder, mais tarde, acrescentar funções variadas. Outro aperfeiçoamento passou pelo ponteiro dos segundos que, em vez de estar na posição das 9 horas, se descobre agora como central.

Zenith_Elite_6150_02
© Zenith

O novo Elite 6150 enquanto relógio apresenta uma caixa extraplana de 42 mm de diâmetro completamente redesenhada e que passa a representar um novo padrão para a marca. A elegância e linhas depuradas são reforçadas pelas asas de suporte da correia ligeiramente inclinadas e pelos ponteiros finos, no clássico formato feuille. Estanque até 30 metros, a caixa do Elite 6150 permite contemplar, graças ao fundo transparente, o movimento cujo rotor é decorado com Côtes de Genève.

Caraterísticas Técnicas

Zenith Elite 6150

Movimento: Mecânico automático Calibre Elite 6150 – 195 componentes, 3,92 mm de espessura; 28.800 alt/h, reserva de corda de 100 horas.
Funções: Horas, minutos e segundos.
Caixa 42 mm: Aço, 10 mm de espessura, vidro de safira com tratamento antirreflexos em ambos os lados, estanque até 3 ATM.
Bracelete: Pele preta de aligátor com forro de proteção em borracha; fecho de báscula extensível.

Consulte o site oficial da Zenith, para mais informações.

Outras leituras