fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A. Lange & Söhne: Datograph Perpetual Tourbillon

Após o lançamento do Datograph, em 1999, e do Datograph Perpetual, em 2006, o Datograph Perpetual Tourbillon foi desvelado com pompa e circunstância em 2016. E surgiu em 2019 numa nova versão limitada com mostrador em ouro rosa.

Para os aficionados puros e duros, a nomenclatura traduz bem a superlatividade de uma das mais cobiçadas criações jamais saídas da A. Lange & Söhne: ‘Datograph’ é a designação da marca para os seus cronógrafos de roda de colunas equipados com a função flyback, totalizador de minutos com salto instantâneo de grande precisão e data sobredimensionada; ‘Perpetual’ é o termo utilizado para os calendários perpétuos com indicações saltantes e fases lunares ajustadas para 122,6 anos; ‘Tourbillon’ é o dispositivo criado para compensar o efeito negativo da força da gravidade que gira sobre si mesmo ao cabo de um minuto e dotado de um sistema stop-seconds. Essas três complicações executadas à maneira da histórica manufatura saxónica e reunidas num só relógio dão azo ao Datograph Perpetual Tourbillon, uma obra-prima primeiramente lançada em 2016 numa série de 100 exemplares em platina com mostrador preto e apresentada no ano passado numa segunda tiragem limitada a 100 peças em ouro branco com mostrador em tom salmão.

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
Uma obra-prima primeiro lançada em 2016 numa série de 100 exemplares em platina com mostrador preto e agora disponível numa segunda tiragem limitada a 100 peças em ouro branco com mostrador em tom salmão. © Paulo Pires/Espiral do Tempo

A nova versão acaba por ser surpreendente devido às restrições próprias da A. Lange & Söhne na sua paleta cromática; o ouro rosa oferece um ‘rosto’ mais quente a um relógio extraordinário que não mostra tudo de caras — o turbilhão está discretamente colocado no verso, enquanto uma observação mais atenta ao mostrador revela o triângulo equilátero entre a data sobredimensionada e os dois totalizadores. A legibilidade é excelente, apesar da densidade de informação que acarreta; a disposição das indicações do tempo, do calendário e do cronógrafo é devidamente complementada com uma discreta indicação da reserva de corda no final da escala taquimétrica. Um golpe de vista através do fundo transparente em vidro de safira permite perceber como é que o mecanismo cronográfico foi posicionado à volta do turbilhão. A manufatura A. Lange & Söhne juntou as três complicações de modo a que ficassem todas ligadas num calibre integrado de corda manual que foi reconstruído desde a estaca zero, sem qualquer adaptação de movimentos previamente existentes.

O Datograph Perpetual Tourbillon reúne três complicações da relojoaria numa obra-prima que personifica a excelência da A. Lange & Söhne.

Submostrador direito

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
O submostrador à direita inclui o totalizador de 60 minutos do cronógrafo com salto instantâneo de grande precisão. © A. Lange & Söhne

O submostrador à direita inclui o totalizador de 60 minutos do cronógrafo com salto instantâneo de grande precisão (ponteiro em aço temperado revenido a azul), a indicação dos meses (ponteiro em ouro rodinado) e uma abertura em ferradura com o ciclo quadrienal dos anos bissextos visível através de um disco. Os ponteiros principais das horas e dos minutos, ao centro, também são concebidos em ouro rodinado e preenchidos com matéria luminescente; também de eixo central, o ponteiro dos segundos cronográficos é feito em aço azulado.

Fases da lua

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
A indicação das fases da Lua é efetuada através de um disco celestial de um azul intenso polvilhado com estrelas recortadas a laser e duas luas em ouro. © A. Lange & Söhne

Associada aos restantes elementos que compõem o calendário perpétuo (data sobredimensionada em janela dupla; dia da semana, mês e ano), a indicação das fases da Lua é efetuada através de um disco celestial de um azul intenso polvilhado com estrelas recortadas a laser e duas luas em ouro. A precisão da engrenagem idealizada pela A. Lange & Söhne é tal que, e somente devido às vicissitudes do calendário gregoriano, só ao cabo de 122,6 anos precisa de qualquer ajuste.

Cronógrafo com flyback, calendário perpétuo e turbilhão: três exímias especialidades mecânicas combinadas num exemplar de mostrador inédito no historial da manufatura de Glashütte.

Submostrador esquerdo

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
O diâmetro de 41,5 mm, ligeiramente maior do que o do Datograph, permitiu alargar os submostradores. © A. Lange & Söhne

O diâmetro de 41,5 mm, ligeiramente maior do que o do Datograph, permitiu alargar os submostradores — que incluem as indicações suplementares do calendário perpétuo para além das normais indicações do tempo e do cronógrafo. O submostrador da esquerda contempla os pequenos segundos (ponteiro em aço temperado revenido a azul), o dia da semana (ponteiro em ouro rodinado) e a indicação dia/noite através de um disco bicolor branco/azul visível através de uma janela em forma de hemiciclo.

Turbilhão no verso

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
O calibre L952.2 não foi construído à base de módulos: a sua arquitetura é integrada. © Paulo Pires/Espiral do Tempo

O mostrador tem a inscrição ‘turbilhão’, mas ele só é visível através do fundo transparente em vidro de safira. Trata-se de um turbilhão clássico de um minuto com sistema de paragem patenteado stop-seconds que compensa a influência negativa da força da gravidade no escape e órgão regulador que estão alojados dentro da respetiva gaiola. A colocação no verso também é tradicional, já que antigamente se protegia o turbilhão e respetivos óleos dos nefastos raios solares colocando-o no lado posterior.

Coroa e botões

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
Quando puxada, a coroa permite ajustar o tempo e parar o turbilhão graças ao sistema stop-seconds. © A. Lange & Söhne

Quando puxada, a coroa permite ajustar o tempo e parar o turbilhão graças ao sistema stop-seconds. Os botões do cronógrafo dão início, reinício (função flyback de retorno instantâneo) e fim à cronometragem. São complementados por um botão principal às 10 horas para o rápido acerto de todas as indicações do calendário, fazendo-as avançar dia a dia em simultâneo; outros três botões embutidos permitem a correção individual do dia da semana, do mês e das fases da Lua.

Data inconfundível

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
A data sobredimensionada tornou-se numa das imagens de marca. © A. Lange & Söhne

A data sobredimensionada tornou-se numa das imagens de marca da A. Lange & Söhne a partir do momento em que foi estreada no Lange 1 e no Saxonia, aquando do relançamento da manufatura em 1994. No Datograph Perpetual Tourbillon surge localizada de modo central logo abaixo das 12 horas e com a habitual janela de caixilho duplo; por baixo, o sistema assenta num disco para as dezenas (com espaço em branco num dos braços) e num anel para as unidades (de 0 a 9).

O calibre L952.2 não foi construído à base de módulos: a sua arquitetura é integrada. De corda manual e com 50 horas de reserva de marcha, corresponde aos mais exigentes parâmetros Lange de qualidade. No total, o movimento é composto por 729 peças, incluindo chatôns de ouro, parafusos revenidos a azul e uma espiral própria de manufatura.

Características técnicas

A. Lange & Söhne
Datograph Perpetual Tourbillon

Referência |  740.056
Movimento | Corda manual, calibre L952.2, 18,000 alt/h, 50 horas de reserva de corda, 729 componentes.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos, turbilhão, cronógrafo flyback, escala taquimétrica, calendário perpétuo, dia da semana, mês, indicação dia e noite, indicação das fases da Lua  e indicação da reserva de corda.
Caixa Ø 41,5 mm | Ouro branco 18kt, vidro e fundo em cristal de safira.
Bracelete| Pele de aligátor com fivela em ouro branco 18kt.
Preço | Sob consulta

A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon
A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon. © A. Lange & Söhne

Visite o site oficial da A. Lange & Söhne para mais informações.

Outras leituras