fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A. Lange & Söhne Zeitwerk Date: uma data especial

No ano do seu décimo aniversário, a excecional linha Zeitwerk da manufatura A. Lange & Söhne recebe um novo modelo dotado de uma útil função suplementar – mas que tem muito mais do que a simples indicação suplementar da data.

A estreia do Zeitwerk em 2009 representou uma revolução na coleção da A. Lange & Söhne, mas também no âmbito da relojoaria mecânica: animado por duas grandes janelas onde as horas e os minutos vão saltando em formato digital na companhia de dois indicadores analógicos, era um instrumento de tempo revolucionário, dotado de um rosto inédito. Mas com raízes históricas — se a abertura para a inovadora data grande do pioneiro Lange 1 foi inspirada pelas duas janelas sobre o palco da Ópera Semper de Dresden, que indicavam o tempo de cinco em cinco minutos, o Zeitwerk vai mais longe na aproximação estética a esse lendário exemplar de relojoaria grossa idealizado por Johann Christian Friedrich Gutkaes (sogro do fundador Ferdinand A. Lange) ao apresentar o tempo em dois orifícios panorâmicos no mostrador.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
© Paulo Pires / Espiral do Tempo

O impacto visual do Zeitwerk é fortíssimo e a estética, em movimento, fascinante: de 60 em 60 segundos, o mecanismo murmura um clique e o(s) disco(s) na janela dos minutos avança(m) 60 vezes, até à altura em que também o disco sob a janela das horas efetua a sua própria rotação. Nesse instante, há três discos a deslizar em simultâneo, e o momento mais espetacular verifica-se às 11 h 59 min – quando o ponteiro dos segundos faz a sua rotação até às 12 h. Depois do Zeitwerk original, veio o Zeitwerk Luminous, em edição limitada, e as complicadas variantes acústicas Zeitwerk Striking Time e Zeitwerk Minute Repeater. Este ano, a Lange & Söhne comemorou uma década de vida do Zeitwerk com o lançamento de uma versão com data que apresenta um calibre de base completamente restruturado.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
© Paulo Pires / Espiral do Tempo

Mais do que a adição da data através de um engenhoso sistema, a complexidade do Zeitwerk Date reside, sobretudo, no modo como os engenheiros da manufatura germânica lograram condensar ainda mais todas as peças necessárias para colocar em marcha o poderoso ‘motor’ que faz saltar, instantaneamente, os discos das horas e dos minutos (e da data) com precisão e sincronização — graças a uma mola especialmente longa e a um dispositivo de força constante. Em 2009, o Zeitwerk foi o primeiro relógio mecânico de pulso com horas e minutos saltantes; em 2019, está ainda melhor e mais elegante.

Mais data, menos espessura

A caixa de ouro branco com 44,2 mm de circunferência tem o mesmo diâmetro do Zeitwerk Minute Repeater, mas tem uma espessura de apenas 12,3 mm – um novo recorde no que respeita à delgadez, na linha Zeitwerk. Este valor contrasta com os 12,6 mm do modelo simples original ou com os 14,1 mm do mais complexo Minute Repeater. O trabalho de acabamento da superfície da caixa, da coroa e dos botões de acerto da data (às 8 h) e da hora (às 4 h) é caraterístico da alta-relojoaria – alternando o polimento escovado com o acetinado para melhores contrastes.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
© Paulo Pires / Espiral do Tempo

Vermelho em destaque

O anel da data é concebido a partir de um cristal, com algarismos de 1 a 31. Para se conseguir que a data em curso surja a vermelho, um pequeno segmento colorido localizado debaixo de cada dia do anel avança uma casa precisamente ao bater da meia-noite. Numa tal configuração, a data surge sempre bem visível e a leitura desta, no contexto do mês, acaba por se tornar intuitiva. A indicação da data pode ser facilmente corrigida com o botão corretor localizado lateralmente na caixa, às 8 h.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
© Paulo Pires / Espiral do Tempo

Duplo acerto rápido

O botão suplementar às 4 h implicou modificações na arquitetura do movimento e faz avançar separadamente a indicação da hora, resolvendo o problema inerente à inclusão do sistema da data — como se requer um acerto de hora preciso ao longo de 24 horas, demorar-se-ia demasiado tempo a efetuar o acerto minuto a minuto através da coroa. Para se poder fazer o ajuste independentemente dos ciclos de mudança dos discos, cada vez que o botão é acionado, uma embraiagem separa o anel das horas do mecanismo de horas saltantes. O acerto da data é feito no botão às 8 h.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
© Paulo Pires / Espiral do Tempo

Novo calibre, mais autonomia

O novo calibre L043.8 de corda manual manteve o escape de força constante que implementa duas tarefas: como gestor de energia, alimenta o balanço com uma dose uniforme de força ao longo de todo o arco da sua reserva de corda (aumentada de 38 h no modelo original para 72 h). Adicionalmente, promove o impulso por minuto necessário, que garante o funcionamento dos três discos saltantes. As caraterísticas típicas da decoração Lange incluem o acabamento à mão de um movimento formado por 516 peças, com destaque para a gravação no galo do balanço.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
© Paulo Pires / Espiral do Tempo

Carisma no pulso

Como qualquer modelo Zeitwerk, o Zeitwerk Date não passa despercebido nem deixa ninguém indiferente. Os discos com algarismos sobredimensionados e o impactante mostrador com a denominada ‘ponte do tempo’, contrastante em prata sobre fundo cinzento, tornariam impossível a integração de um sistema de data convencional e muito menos de um sistema de data sobredimensionada; a opção pela discreta escala no perímetro manteve o protagonismo nas horas e nos minutos sem afetar a legibilidade ou a elegância do conjunto.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
© Paulo Pires / Espiral do Tempo

Caraterísticas Técnicas

A. Lange & Söhne
Zeitwerk Date

Referência/ 148.038
Movimento/ Mecânico de corda manual, Calibre L043.8, 70 rubis, 18.000 alt./h, 72 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data e indicação de reserva de corda.
Caixa Ø 44,2 mm/ Ouro branco, vidro e fundo em vidro de safira.
Bracelete/ Pele de aligátor com fivela em ouro branco.
Preço/ Sob consulta

A. Lange & Söhne Zeitwerk Date © A. Lange & Söhne
A. Lange & Söhne Zeitwerk Date © A. Lange & Söhne

Relógio cedido por A. Lange & Söhne.

Consulte o site oficial da A. Lange & Söhne para mais informações.

Outras leituras