Chanel Boy.Friend Squelette: estilo e substância

O nome Chanel não está apenas associado ao universo da moda e do luxo: basta um olhar atento sobre o seu departamento relojoeiro para se constatar a soberba qualidade de cada exemplar, da alta-joalharia à alta-relojoaria, desde as obras-primas com métiers d’art até aos modelos mais simples da coleção regular. A linha Boy-Friend encontra-se entre as recentes adições ao catálogo e o Boy.Friend Squelette acabou de ganhar o prémio de relógio feminino no Grand Prix d’Horlogerie de Genève deste ano. Personifica o melhor da relojoaria feminina contemporânea e a competência técnica da manufatura da Chanel em solo helvético.

Imagens: Chanel

Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel
Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel

Jogo de linhas

O Boy-Friend Squelette da Chanel conjuga linhas retas e curvas dispensando o mostrador como base: a arquitetura multicircular de inspiração floral do movimento parece flutuar numa caixa quase retangular, inspirada no octógono da Place Vendôme e na tampa do perfume Chanel N.º 5. Em destaque também a relação de cores e materiais tão diferentes quanto complementares, num contraste perfeito entre o ouro bege e o tom negro tão caro a Coco Chanel.

Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel
Pormenor do mostrador do Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel

Tambor de corda

A opção por um movimento de corda manual de manufatura (o Calibre 3, com 48 horas de reserva de carga) em detrimento de um movimento automático explica-se pelo facto de que qualquer tipo de rotor afetaria a beleza da esqueletização do Boy-Friend Squelette. Apesar do jogo de curvas e retas bem patente, a pureza é sempre preferencial no conceito de estilo da Chanel.

Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel
Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel

Sofisticação andrógina

Coco Chanel gostava de vestir as suas manequins com smokings para homem; esse ‘travestismo’ mantém-se patente na filosofia da marca e inspirou a linha Boy-Friend; o movimento do Boy-Friend Squelette é masculino pelo seu minimalismo e inevitáveis tons negros e antracite (a partir do mesmo tratamento ADLC, mas com diferentes padrões de acabamento) que tão bem caraterizam a célebre griffe parisiense. Decididamente urbano e sofisticado, o look parisiense do Boy-Friend Squelette é ‘certificado’ com a incontornável insígnia de Coco Chanel: a cabeça de leão estilizada enquanto garantia da famosa Maison.

Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel
Pormenor dos pequenos segundos do Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel

Pequenos segundos

Pormenor dos pequenos segundos, ligeiramente abaixo da original ponte circular central. Há sempre a perceção errada de que uma marca de moda não tem a mesma validação de outras que são puramente relojoeiras; a Chanel está muito para além disso e o Boy-Friend Squelette prova toda a sua competência, apesar de merecer ser julgado pelos seus próprios méritos. Foi o que fez o júri do Grand Prix d’Horlogerie de Genève, ao atribuir-lhe um galardão.

Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel
Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel

Características Técnicas

Chanel
Boy.Friend Squelette

Referência/ H5255 (1) | H5254 (2)
Movimento/ Mecânico de corda manual, movimento esqueletizado de manufatura Calibre 3
Funções/ Horas, minutos e pequenos segundos
Caixa 37 mm x 28,6 mm x 8,4 mm / Ouro bege 18 kt, estanque até 30 metros
Bracelete/ Pele de aligátor com fivela em ouro bege 18 kt
Preço/ Sob consulta

Chanel Boy·Friend Squelette © Chanel
À esq: (1) Ref.: H5255; À dta: (2) Ref.: H5254 © Chanel

Visite o site oficial da Chanel para mais informações.

Outras leituras