Cvstos SeaLiner QP Marea

Edição impressa | A linha SeaLiner da Cvstos está intrinsecamente associada ao universo náutico, às atividades marítimas e ao imaginário prestigioso que rodeia as mais belas embarcações de competição ou de recreio – dos veleiros clássicos aos mega-iates de longo curso. O advento do SeaLiner QP Marea fez imediatamente dele a figura de proa da coleção SeaLiner, graças à introdução de um calendário perpétuo associado à indicação das horas das marés. Um relógio com estatuto para ser passeado nos mais exclusivos clubes navais do mundo, de Cascais a St. Barth, de Monte Carlo a Newport.

Análise originalmente publicada no número 63 da Espiral do Tempo (verão 2018)

Cvstos Sealiner QP Marea
Cvstos Sealiner QP Marea © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Projeto de médio curso

O cofundador e diretor criativo Antonio Terranova trabalhou afincadamente no projeto desde 2014 – até encontrar a combinação perfeita entre técnica e estética. O calibre automático CVS-6510-YC baseia a sua informação náutica nas tabelas de marés do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha Francesa. As fases da Lua estão dispostas no submostrador às 12 horas, nos dois hemisférios e em sobreposição, sincronizadas por um ponteiro duplo. O indicador do ciclo das marés do oceano Atlântico está disposto no perímetro do mostrador e é acompanhado pelo ponteiro das horas, com dois ciclos das marés a cada 24 horas.

Cvstos Sealiner QP Marea
Cvstos Sealiner QP Marea © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Deque em destaque

A génese da linha SeaLiner remonta ao Tourbillon-S Yachting Club, que já explorava a temática com o recurso à alta-relojoaria através da inclusão de um turbilhão num mostrador aberto com um fundo de tipo deque. Esta caraterística distintiva está bem presente num relógio impactante, devido à quantidade de informação afeta ao calendário perpétuo e às marés: a madeira de teca oferece um fundo de mostrador contrastante. Através de uma escotilha lateral, pode ver-se a engenharia mecânica, e o fundo transparente desvela um rotor que evoca o leme dos barcos desportivos.

Cvstos Sealiner QP Marea
Cvstos Sealiner QP Marea © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Variantes e variações

A linha SeaLiner assenta no formato Challenge – uma espécie de tonneau alongado – tão associado à identidade da Cvstos. Mas apresenta uma aura claramente mais náutica com a predominância natural do azul em todas as versões; o SeaLiner QP Marea está disponível nos tamanhos normal (53,70 por 41 mm) ou GT (59 por 45 mm), em aço, aço azulado ou ouro rosa. A caixa é estanque até 100 metros, e a resistente bracelete em cauchu faz com que possa ser utilizado em qualquer circunstância marítima. Os botões laterais permitem a correção rápida dos dados do calendário perpétuo.

Cvstos Sealiner QP Marea
Cvstos Sealiner QP Marea © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Características Técnicas

Cvstos
SeaLiner QP Marea

Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre CVS-6510-YC, 28.800 alt/h, 42 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, segundos, data, dia da semana, mês, indicação dos anos bissextos, indicação das fases da Lua nos dois hemisférios e ciclo das marés do Oceano Atlântico.
Caixa 59mm X 45mm / Aço, vidro de sa ra com tratamento antire exos, fundo em aço, lupa cyclops na janela da data, estanque até 300 metros.
Bracelete/ Borracha (NBR®) azul a condizer com os tons azuis do mostrador.
Preço/ € 50.160

Cvstos Sealiner QP Marea
Cvstos Sealiner QP Marea © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Relógio gentilmente cedido por:
Intemporal | Matosinhos

Consulte o site oficial da Cvstos ou o site oficial da Torres Distribuição para mais informações.

Outras leituras