Edição impressa | O Laureato ressurgiu em força há dois anos para comemorar com pompa e circunstância o seu 40o aniversário – estando atualmente explanado numa grande família com múltiplas versões e vários tamanhos. A variante cronográfica foi introduzida este ano; escolhemos analisar a versão mais prestigiada.
Análise originalmente publicada no número 63 da Espiral do Tempo (verão 2018)
Um batismo carismático contribui muito para o sucesso de um objeto de culto. E reza a lenda que o nome do Laureato foi sugerido pelo distribuidor italiano da Girard-Perregaux, surgindo na sequência de um lme de Mike Nichols pro- tagonizado por Dustin Ho man – que relata o caso amoroso
de um jovem estudante com uma mulher madura (a Mrs Robinson da famosa música de igual nome da dupla Simon & Garfunkel) e tinha por título italiano Il Laureato (tradução do original e Graduate). O Laureato deu-se a conhecer ao mundo em 1975, numa década que então revelava forte tendência para a contracultura através da rotura relativamente a padrões tradicionais e que na relojoaria ficou marcada pelo advento de modelos desportivos de luxo.
A proposta da Girard-Perregaux destacava-se pela sua luneta dupla recortada octogonalmente sobre uma base circular; a integração da caixa e da bracelete com alternância de tratamento de superfície também é típica da época, num design adotado prontamente pelos modernistas e gradualmente por clientes desejosos de uma alternativa robusta para delicados modelos clássicos. O Laureato voltou a surgir na coleção em meados dos anos 90 e renasceu em 2016, para celebrar o seu próprio 40o aniversário. Este ano foi apresentada a variante cronográ ca de corda automática; a versão em ouro rosa e mostrador azul picotado é bem representativa dessa época em que as marcas mais relevantes se destacaram por lançar relógios que aliassem a so sticação ao desportivo.
O Laureato Chronograph está disponível em aço e ouro rosa, sendo declinado em variantes de 38 ou 42 milímetros com bracelete metálica a condizer ou uma elegante correia em pele de aligátor.
Jogos Geométricos
O Laureato destaca-se visualmente pela sua histórica luneta dupla, com um bisel superior recortado octogonalmente sobre uma base redonda.
Três contadores
O Laureato Chronograph de 42mm (para 11,9 mm de espessura) é alimentado pelo Calibre automático GP03300-0138, de ativação particularmente suave e formado por 419 componentes – incluindo 63 rubis e um rotor em ouro rosa de 18 quilates. Baseado no Calibre de manufatura 3300 com módulo adicional, assenta a sua leitura complementar em três submostradores e janela para a data.
Artes decorativas
A alternância de superfícies polidas/ escovadas na caixa também é típica dos anos 70, fazendo-se acompanhar de um mostrador azul picotado (padrão Clous de Paris) com totalizadores de estrias circulares que representam bem essa era. A decoração do movimento automático inclui Côtes de Genève, perlage e anglage.
Contraste em pele
A integração da caixa e da correia é protagonizada por um elo central que se destaca mais na versão com correia em pele; a maior parte dos modelos da linha Laureato faz-se acompanhar de uma bracelete metálica. A variante do Laureato Chronograph de correia em pele azul de aligátor a condizer com o mostrador dá um tom mais rico e sobretudo menos monocromático ao conjunto, sendo complementada por um fecho de báscula em ouro de 18 quilates ou aço condizentes com o material da caixa.
Características Técnicas
Girard-Perregaux
Laureato Chronograph 42 mm
Referência/ 81020-52-432-BB4A
Movimento/ Mecânico de corda manual calibre GP03300-0138, 28.800 alt/h, 46 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data e cronógrafo.
Caixa Ø 42 mm/ Ouro rosa 18kt fundo fechado, estanque até 5 ATM.
Correia/ Pele de aligátor, fecho de báscula em ouro rosa 18Kt.
Preço/ € 33.700
Visite o site oficial da Girard-Perregaux para mais informações.
_