A Montblanc reforçou a linha Heritage com o lançamento de novos modelos dotados de elementos com estilos clássicos dos anos 40 e 50, capazes de alimentar os ímpetos mais saudosistas. Entre estes novos modelos, encontra-se o Heritage Pulsograph — que não só exala um evidente perfume vintage reforçado pela escala pulsométrica e o tom acobreado do mostrador convexo, mas também traduz a rica herança mecânica da sua manufatura Minerva, especializada em movimentos cronográficos.
—
O exercício de revivalismo resulta num cronógrafo diferente, mas que oferece aquela sensação de familiaridade histórica tão do agrado dos aficionados. Limitado a 100 exemplares, este cronógrafo personifica, simultaneamente, o classicismo e a modernidade, tanto na arquitetura exterior, como na sua essência mecânica: o calibre MB M13.21 que o alimenta é baseado no calibre monopulsante 13.20 desenvolvido pela Minerva na década de 20.
Corda Manual
Visível através do fundo transparente em vidro de safira, o calibre MB M13.21 de corda manual apresenta-se em todo o seu esplendor arquitetural graças a contrastes decorativos e acabamentos executados à mão — incluindo perlage, anglage e Côtes de Genève. Inspirado no calibre monopulsante 13.20, desenvolvido pela Minerva nos anos 20, inclui uma clássica roda de colunas com um total de 239 componentes, funciona à frequência de 18.800 alternâncias/hora e garante 55 horas de reserva de carga. Tem fiabilidade garantida após 500 horas de sujeição ao Laboratory Test 500 da Montblanc.
Função médica
A escala pulsométrica, graduada para 30 pulsações, dá um toque vintage ao mostrador e remete para os ‘relógios de médico’ de antanho, permite a medida da frequência cardíaca e era utilizada pelos médicos de meados do século passado para sentir a pulsação dos seus pacientes — os cronógrafos com escala pulsométrica são mais raros do que os que têm a habitual escala taquimétrica e são especialmente procurados pelos colecionadores. O totalizador dos minutos inclui marcações de 3, 6 e 9 min alusivas aos antigos períodos das chamadas telefónicas.
Combinações gráficas
O mostrador é encimado pelo histórico logo da Montblanc, cujo nome é cortado pela silhueta da famosa montanha alpina. Apresenta também várias subdivisões circulares caraterísticas dos chamados sector dials clássicos e uma interessante dicotomia cromática entre os algarismos romanos/marcadores redondos, sendo aplicados cinzentos alusivos ao tempo ‘normal’ e um grafismo azul referente às indicações associadas ao cronógrafo. Essa diferença de cor também está patente nos respetivos ponteiros, suavemente curvos para acompanhar a superfície convexa do mostrador.
Botão único
Os cronógrafos monopulsantes são uma especialidade curricular da Minerva, secular marca produtora de reputados calibres cronográficos que foi adquirida pela Montblanc em 2006. A utilização de um único botão para as funções do cronógrafo exige uma conceção mecânica mais complexa, por um lado, e acelera a rapidez de execução das funções cronográficas, por outro. O botão único às 2 h oferece uma assimetria distintiva ao relógio, que lhe dá um caráter suplementar — e acompanha a coroa personalizada com o logótipo moderno da Montblanc.
Exclusivo e equilibrado: o Heritage Pulsograph é um sofisticado exercício de estilo dedicado aos aficionados mais saudosos dos cronógrafos clássicos.
Caraterísticas Técnicas
Montblanc
Pulsograph Heritage
Edição limitada a 100 exemplares.
Referência/ 119914
Movimento/ Mecânico de corda manual, Calibre de manufatura MB M13.21, 18.000 alt/ h, 55 horas de reserva de corda, 22 rubis.
Funções/ Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo, escala taquimétrica.
Caixa Ø 40 mm/ Aço, estanque até 50 metros, vidro e fundo em vidro de safira.
Bracelete/ Pele de aligátor.
Preço/ 29.000 €
Consulte o site oficial da Montblanc para mais informações.
—