Oris Chronoris Date

A Oris lançou o seu primeiro cronógrafo em 1970 – o Chronoris, que, na altura, revelava já formas e cores que antecipavam o estilo relojoeiro predominante nos anos seguintes e que seria reeditado em duas ocasiões, uma em 2002 e outra em 2005. Regressa, agora, uma dúzia de anos depois, em duas variantes: mais um cronógrafo e uma surpreendente reinterpretação de três ponteiros com data, que permite a medição de tempos curtos. O Chronoris Date é o resultado de um belo exercício de design com uma excelente relação preço/qualidade e com muitas referências históricas.

Oris Chronoris Date © Oris
Oris Chronoris Date: a coroa às 4 horas permite a rotação de uma luneta interior, cuja escala dos minutos permite o cálculo de tempos curtos.  © Oris

Por trás de um nome

A palavra ‘Chronoris’ resulta da união da contração do termo ‘Chronograph’ e da do nome ‘Oris’, remetendo diretamente para o histórico cronógrafo da marca. Não sendo um cronógrafo, o Chronoris Date utiliza a mesma nomenclatura, por também ser capaz de medir espaços de tempo: graças à luneta rotativa interior com escala de minutos, controlada pela coroa às 4 horas, é possível fazerem-se cálculos de duração.

© Espiral do Tempo / Paulo Pires
© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Estilismo funky

A década de 70 do século XX foi dominada pelos relógios ditos ‘de forma’ (não redondos), com as linhas tonneau a prevalecerem sobre as demais. A caixa, de 39 mm, do Chronoris Date automático recupera o perfil do cronógrafo automático Chronoris original de 1970, com acabamentos polidos e escovados. A combinação cromática patente no mostrador é também ‘de época’ – com destaque para o laranja, exemplarmente combinado com o cinzento e o preto. E o fundo da caixa tem gravado o antigo logo da Oris.

© Espiral do Tempo / Paulo Pires
© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Diferentes roupagens

A Oris tem desenvolvido várias soluções de correias e braceletes, nomeadamente soluções que permitem que se mude o visual de vários relógios da respetiva coleção e o Chronoris Date é um deles. Para este exemplar, existem cinco opções de inspiração vintage, começando por correias de pele ‘envelhecida’ (castanha ou preta), passando pela bracelete de cauchu até à bracelete NATO em têxtil cinzento e à bracelete metálica neo-rétro de 15 elos.

© Espiral do Tempo / Paulo Pires
© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Algumas notas técnicas:

Oris
Chronoris Date

Referência/ OR733.7737.4053-51943
Movimento/ Corda automática Calibre 733, 38 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos e data.
Caixa Ø 39 mm / Aço, vidro em vidro de safira, estanque até 100m, fundo em aço com gravação.
Bracelete/ Pele com fivela em aço.
Preço/ € 1.550

Consulte o site oficial da Oris ou o site da Torres Distribuição para mais informações.

Outras leituras