fbpx

Rolex Submariner Date Ref. 126610LV: verdes de inveja

O Submariner não só passa por ser o arquétipo Rolex como é também o mais reconhecível relógio do mundo — e no ano passado surgiu completamente renovado. Das oito referências introduzidas, houve uma que logo se tornou na mais cobiçada: a de aço com luneta verde.

Sempre que a Rolex faz a apresentação anual das suas novidades, há uma corrida aos agentes oficiais em busca das novas referências — embora haja tradicionalmente uma específica que se destaca. No ano da renovação estrutural do mítico Submariner, a Rolex apresentou oito variantes com diferentes combinações de cores e materiais, começando pelos modelos de base em aço e mostrador preto: o Submariner sem data e o Submariner com data. A referência considerada como primeira entre iguais acabou por ser o Submariner com data em aço de mostrador preto e luneta verde, a cor que, no cancioneiro popular, surge associada à inveja e que deixará tantos aficionados desejosos de lhe deitar a mão — mas que, para a Rolex, tem um significado institucional.

Submariner Date na apresentação das novidades Rolex | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Apesar da sua omnipresença corporativa no universo Rolex, não são muitos os relógios da marca em que o verde surge em destaque. Quando isso acontece, o êxito é imediato, especialmente se a cor estiver associada a um dos modelos mais emblemáticos. Como o Submariner, cujas variantes alcunhadas ‘Hulk’ (mostrador verde e luneta verde) e ‘Kermit’ (mostrador preto e luneta verde) sempre foram muito cobiçadas. É por isso que era expectável que a nova versão em aço com mostrador preto e luneta verde se tornasse na preferida de 2020. Mas a referência 126610LV tem muito mais que se lhe diga; afinal de contas, integra a mais recente geração do mais reconhecível relógio do planeta. E a renovação pode ser mais bem definida como evolução, já que até os mais ínfimos detalhes foram pensados para otimizar um ícone… sem que pareça que nada mudou. Mas mudou tudo num quase septuagenário relógio que rapidamente se estabeleceu como o clássico absoluto dos modelos de mergulho, granjeando também fama cinematográfica no pulso de James Bond em 11 filmes da série 007.

Rolex Submariner Date
Rolex Submariner Date | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Inicialmente apresentado em 1953 e com atualização em 2010, o novo Oyster Perpetual Submariner Date mantém-se como o paradigma moderno das vertentes preconizadas pelo fundador Hans Wilsdorf — assentes na caixa Oyster estanque a 300 metros e o movimento Perpetual automático; o já designado ‘Ceramic Kermit’ entra para a galeria dos modelos de culto com a sua luneta rotativa antidirecional verde Cerachrom, a supercerâmica antirrisco e imune aos raios ultravioletas desenvolvida pela Rolex.

Mantendo os códigos que o transformaram em objeto de culto, o novo Submariner apresenta uma ergonomia otimizada e um calibre automático aperfeiçoado.

Calibre Multipatenteado

O Submariner foi o último modelo Rolex a ser equipado com um movimento automático da nova geração. O Calibre 3235 vale 14 patentes — com incidência na precisão, autonomia, fiabilidade e resistência a choques/campos magnéticos. Em destaque: a espiral Parachrom azul paramagnética, o sistema de absorção de choques Paraflex e o novo escape Chronergy, concebido em níquel-fósforo também paramagnético, que combina alto desempenho energético com grande segurança. A carga é efetuada pelo rotor bidirecional Perpetual e a reserva de corda atinge 70 horas. A certificação COSC é dobrada por testes que garantem o selo ‘Superlative Chronometer’ graças a uma precisão de -2/+2 segundos por dia, após o encaixe, e cinco anos de garantia.

Rolex Submariner Date
Rolex Submariner Date | © Rolex

Mostrador redesenhado

Um dos elementos identificativos que faz do Submariner Date um ícone é a lupa Cyclops, colocada sobre o vidro de safira para tornar a data mais legível graças a um aumento de duas vezes e meia. Debaixo do vidro, e mantendo o caraterístico visual já presente à partida para a década de 60 com ponteiros das horas e dos minutos bem diferenciados, o mostrador surge ligeiramente maior do que na geração anterior; todos os elementos foram redesenhados, incluindo os marcadores (triângulos, círculos, retângulos), cuja disposição lógica facilita a leitura mesmo a 300 metros de profundidade. Todos os marcadores e ponteiros são em ouro revestido de material luminescente azul Chromalight, um exclusivo da Rolex.

Rolex Submariner Date
Rolex Submariner Date | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Aço cirúrgico

Elaborada no mesmo aço inoxidável Oystersteel (baseado no aço 904L) do que a caixa, a bracelete Oyster composta por três elos maciços com acabamento escovado é uma imagem de marca da linha Professional e, consequentemente, da Rolex. No caso dos modelos Submariner, está equipada com o fecho de segurança Oysterlock que evita aberturas acidentais e com o sistema de extensão Glidelock para ajuste rápido e direto do comprimento da bracelete (desde alterações de 2mm até um máximo de 20mm para eventual colocação sobre o fato de mergulho). Para complementar a estrutura: a coroa de rosca é parte fundamental do conceito estanque Oyster e está dotada do sistema patenteado de tripla impermeabilidade denominado Triplock.

Rolex Submariner Date
Rolex Submariner Date | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A passagem dos 40 para os 41mm de diâmetro não implica maior volumetria: a nova ergonomia das asas e dos elos de ligação à bracelete fazem com que assente melhor no pulso.


Características técnicas

Rolex
Submariner Date
Ano de lançamento | 2020

Referência |126610LV (Luneta verde) | 126610LN (Luneta preta)
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre 3235, manufatura Rolex, 28.800 alt/h, 70 horas de reserva de corda. Certificado COSC.
Funções | Horas, minutos, segundos e data. Stop-seconds.
Caixa ø 41 mm | Aço Oystersteel, luneta rotativa unidirecional, vidro em cristal de safira com tratamento antirrisco, lente Cyclops sobre a data com duplo tratamento antirreflexo, coroa de rosca. Estanque até cerca de 300 metros.
Bracelete | Aço Oystersteel com fecho de báscula Oysterlock e sistema de extensão Rolex Glidelock.
Preço | € 9.250 (Luneta verde) | € 8.850 (Luneta preta)

Rolex Submariner Date
Rolex Submariner Date © Rolex

Visite o site oficial da Rolex para mais informações.

Outras leituras