A Vacheron Constantin promove a exposição «From Geometry to Artistry» na sua boutique em Lisboa até ao próximo dia 14 de novembro. Uma oportunidade para descobrir peças históricas da marca que ilustram o modo como relógios mecânicos podem ser transformados em objetos de arte. O fio condutor: relógios com caixas de forma.
Não é todos os dias que se tem a oportunidade de contactar com relógios de outros tempos que, de uma forma ou de outra, se tornaram relevantes no percurso de uma marca. Mas as exposições temáticas itinerantes promovidas pela Vacheron Constantin nas suas boutiques exclusivas têm permitido este contacto. Nesse contexto, o VIP lounge da boutique da marca em Lisboa tem sido um lugar privilegiado para ficarmos a conhecer um pouco mais da história da casa fundada em 1755. O objetivo é ir oferecendo ao público em geral uma perspetiva histórica através de pequenas exibições centradas no próprio património da Vacheron Constantin. São, assim, criteriosamente selecionadas peças consideradas chave que não só nos falam do passado, como muitas vezes legitimam as opções do presente. Porque a coleção da marca suíça continua hoje a ser desenvolvida sempre tendo em conta um legado de respeito.
E se não teve a oportunidade de visitar as exposições anteriores, anote na agenda o dia 14 de novembro. É que até lá vai poder visitar a exposição «From Geometry to Artistry» que ilustra o modo como foi possível, ao longo dos tempos, transformar instrumentos mecânicos funcionais em objetos de arte e design, tendo como fio condutor os relógios de pulso com caixas de forma. A própria marca explica: «Um esboço, um desenho geométrico e suas extensões técnicas dão origem ao universo de formas, cores e texturas da Maison e aos seus valores estéticos. (…) Ultrapassando o âmbito funcional, a ‘forma’ é a expressão do impulso criativo que une artesãos, designers, mestres de acabamento, especialistas em mostradores e artesãos em couro em torno de um único relógio. Para a Maison, a ‘geometria’ relojoeira converte-se num campo artístico que transforma a medição do tempo num objeto de contemplação.»
À semelhança de outras edições, os relógios em exposição foram selecionados pelo departamento de património histórico da Vacheron Constantin, que contempla mais de 1600 peças que datam do século XVIII até aos nossos dias, bem como ferramentas e mobiliário. Complementada por um arquivo documental com cerca de 420 metros lineares, esta coleção é no fundo um valioso retrato do percurso da marca. As exposições temáticas vivem assim de diversos elementos, para além dos relógios em si, com a inclusão de descrições técnicas mais concretas e de documentação como publicidades antigas. No caso da atual exibição, falamos de sete relógios, numa janela temporal que começa em 1913 com uma interessante peça de formato tonneau e se estende até 2016, com o modelo Dual Time da coleção Harmony equipado com o Calibre 2460 DT, que oferece um segundo fuso horário num submostrador situado às 5 horas do mostrador.
Em Lisboa vai, assim, poder conhecer este interessante conjunto de relógios de pulso, todos eles com detalhes muito próprios que os tornam de superior relevância no portefólio geral da Vacheron Constantin. Voltamos a dizer: até dia 14 de novembro, na boutique Vacheron Constantin, na avenida da Liberdade.
Tome nota:
Exposição: «From Geometry to Artistry»
Data: Até 14 de novembro de 2024
Local: Boutique Vacheron Constantin | Avenida da Liberdade 192A, Lisboa