Franck Muller Heart na Fendi Casa by Induplano

Entrar num espaço cheio de vida, de reflexos, de objetos de sonho e connosco levar um relógio que é tudo isso também: uma experiência fantástica na Fendi Casa by Induplano, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa, para descobrir que cada recanto dispõe de objetos incríveis e oferece planos espetaculares para fotografar. No pulso, um romântico Franck Muller Heart.

Franck Muller Heart
No segundo andar da Fendi Casa by Induplano, um painel iluminado reveste a parede com uma imagem de Veneza. É este o pano de fundo para um cadeirão de produção Induplano (nacional) com estrutura em madeira wengé e revestido a gorgorão (tecido de seda). © Espiral do Tempo / Paulo Pires

A Fendi Casa by Induplano, na avenida da Liberdade, em Lisboa, é um espaço dedicado ao design de interiores. Ali, podemos encontrar dois pisos vibrantes dedicados a ambientes de luxo muito exclusivos recheados de mobiliário Fendi, mas também de elementos decorativos e acessórios que passam, para além da marca italiana, por marcas como Baccarat, Versace, Hermés, Missoni, Lalique, Lagerfeld e Baobab Collection. Além disso, enquanto Induplano, a empresa apresenta também a sua própria produção de mobiliários e peças decorativas, fabricadas em Portugal, uma produção muito exclusiva em que cada peça é criada caso a caso e adaptada a cada cliente. A marca trabalha assim materiais nobres e naturais, muito exclusivos.

Fendi Casa by nduplano
O espaço Fendi Casa by Induplano combina mobiliário e acessórios decorativos das marcas mais prestigiadas. © Espiral do Tempo / Paulo Pires
Franck Muller Heart
Distinguem-se bem nesta foto, os algarismos fantasma — entre o 7 e o 6. © Espiral do Tempo / Paulo Pires.

Um aspeto interessante é a sensação de conforto que se sente mal se passa a porta. Falamos de um espaço acolhedor que nos convida à descoberta de um pormenor aqui, outro ali. E, de repente, sem nos apercebermos, os nossos olhos não param. Não param porque quase tudo aquilo com nos deparamos nos parece perfeito para fotografar — principalmente para enquadramento do Franck Muller Heart que tão bem associámos a este espaço.

Tudo. Simplesmente tudo a ver. Espaço e relógio.

Franck Muller Heart
© Espiral do Tempo / Paulo Pires

 Fendi Casa by Induplano e Franck Muller Heart

Franck Muller Heart
Destaque para a chaise-longue urso Dubhe da Visionnaire, design de Samuele Mazza, pelo ecológico. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Se querem falar de alguma irreverência. Sim, é verdade. Se querem falar de elegância, também. Se querem falar de originalidade. Sem dúvida. Se querem destacar brilho, requinte, luxo, pormenores, ainda mais. Eis alguns pontos de contacto entre o espaço Fendi Casa by Induplano e o Franck Muller Heart.

Franck Muller Heart
O Franck Muller Heart e a Fendi Casa by Induplano relacionam-se na perfeição, principalmente no que diz respeito ao campo dos detalhes. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

A verdade é que a nossa visita acabou por demorar muito mais tempo do que o que estava previsto.

Por vários motivos. Primeiro porque voltámos a escolher o relógio em função do espaço. Franck Muller, muito bem. Qual? Estivemos indecisos (bastante), mas acabámos por selecionar mesmo o Franck Muller Heart. Porquê? Julgo que estamos perante aquele caso em que as fotografias vão mesmo falando por si…

Franck Muller Heart
Conjunto de chávena e pires da marca Hermés, linha Voyage en Ikat Porcelana trabalhada em mais de 20 tons de safira, rubi e esmeralda, realçados por ouro mate de 24 quilates ganham vida em composições desenhadas ‘fio a fio’. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Depois, outra questão: posso confessar que não estamos perante o meu estilo de relógio. Mas o facto de nem sempre o relógio escolhido ir ao encontro do nosso estilo de relógio é que faz com que cada Watch my Skin soe mesmo a desafio. Não. Não é o meu estilo de relógio. Mas teria de falar dele, descobri-lo, reinventá-lo aos meus olhos. Por outro lado, temos, como equipa (o que escreve e o que fotografa), de procurar constantemente. Procurar o objeto mais indicado para o enquadrar, procurar uma posição original, diferente, encontrar soluções para as luzes que teimam multiplicar-se em reflexos no mostrador — o vidro de safira curvo adaptado à caixa é sempre uma experiência intensa para fotografar… Por tudo isto, à medida que fomos passando mais tempo com o relógio, o nível de simpatia foi começando a ser outro.

Franck Muller Heart: muito para dizer

Franck Muller Heart
O Franck Muller Heart pousado sobre um Piano Bar da marca Fendi Casa, em madeira lacada com acabamento com polimento especial e revestimento de couro com estampado crocodilo, cor madrepérola. © Espiral do Tempo / Paulo Pires
Franck Muller Heart
A caixa em ouro tem fundo escovado e gravado. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

O maior desafio de todos na hora de abordar um relógio é encará-lo com a leveza e seriedade de um olhar objetivo. Nem sempre é possível. Mas sim. Tem de ser. E neste caso foi mesmo um processo estimulante. Posso sempre dizer que o Franck Muller Heart é um relógio-joia com caixa em ouro rosa, cravejada de diamantes na luneta e com um pequeno coração também cravejado, no mostrador, no lugar das 4 horas. Acrescente-se, ainda, os algarismos estilizados caraterísticos da Franck Muller em vermelho, o movimento de quartzo, o fundo escovado gravado e a correia em pele de aligátor (vermelha, também) que acentua mais ainda o espírito romântico. Eis a imagem geral deste relógio que, à primeira vista, o poderá ou não tornar irresistível. Falta o preço: 36. 590 euros.

E poderia ficar por aqui. Mas não vou. Impossível.

Isto porque, tal como a Fendi Casa by Induplano, o Franck Muller Heart é um relógio com tanto para ver — principalmente quando entramos no campo dos detalhes.

Franck Muller Heart
Fundo: tecido Hermès, padrão Bibliothèque, evoca a coleção de livros equestres de Emile Hermés (neste caso a fazer revestimento de parede). © Espiral do Tempo / Paulo Pires
WmS_Franck_Muller_Heart_post_01
Os diferentes níveis decorativos do Franck Muller Heart. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Segundo a Franck Muller, a coleção Heart presta homenagem à feminilidade. Percebemos porquê. As curvas da caixa, numa variação mais abaulada do clássico formato Cintrée Curvex, fazem deste um instrumento do tempo muito gracioso ao qual se unem, depois, elementos decididamente românticos — como os diamantes e, claro, o, ainda assim, discreto coração cravejado.

Franck Muller Heart
Branco, vermelho e diamantes: uma combinação romântica e que resulta na perfeição. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Com um tamanho simpático, a caixa revela-se muito confortável e, tal como me aconteceu recentemente com o Vanguard Lady, faz com que me consiga abstrair de que o estou a usar. Além disso, temos três níveis decorativos que podemos descobrir: desde o fundo fechado em ouro escovado, passando pela parte central da caixa em ouro polido e depois a luneta cravejada. Uma fotografia da lateral permite apreciar bem dois destes momentos do relógio, bem como o encantador cabochon que sobressai na coroa.

Franck Muller Heart
Neste caso o relógio está sobre uma almofada Fendi com o logo em cristais Swarovski. © Espiral do Tempo/ Paulo Pires

Já o mostrador é muito bonito. Branco e ligeiramente curvo, acompanhando a caixa, distingue-se pelo delicado trabalho guilhoché no qual não só saltam à vista os algarismos vermelhos, como também alguns algarismos sombra. Estes não são óbvios à primeira vista, mas vale a pena variar a posição do relógio e descobrir pontos de luz que nos permitam descobri-los. É que, na prática, este apontamento torna o mostrador ainda mais dinâmico.

Não poderia terminar sem deixar de destacar os tons vermelhos que dão unidade ao relógio. Os numerais, os ponteiros e o cabochon são pequenas notas que se destacam entre o brilho de todo o conjunto; depois a bracelete em pele de aligátor seria incontornável, principalmente porque é ainda pontuada por uma fileira de diamantes na fivela em ouro rosa.

Franck Muller Heart
A fileira de diamantes na fivela é um apontamento que faz toda a diferença. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Conclusão

Franck Muller Heart
O mostrador é muito bonito. Branco e ligeiramente curvo, acompanhando a caixa, distingue-se pelo delicado trabalho guilhoché. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Um discurso um pouco técnico para um relógio que esteticamente é tão rico. Poderíamos ficar pelas fotografias, mas o ponto é que há aspetos que merecem ser destacados porque não me parecia justo dizer que o Franck Muller Heart é apenas um relógio bonito.

Franck Muller Heart
Fundo: pratos quadrados Hermès, coleção Mosaique au 24. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Se voltarmos atrás no tempo, lembramos que o relógio de pulso foi durante muito tempo o objeto escolhido para marcar um momento de vida. Lembramos também que em tempos recuados, a discrição no ato de ver as horas era apanágio dos relógios de senhora — pelo que os relógios-joia tinham os mostradores escondidos. Este Franck Muller Heart é um relógio-joia que, apesar de tudo, não se revela muito ostensivo. Com tudo para fazer juz a uma ocasião especial – seja de noite ou de dia, independentemente do grau de formalidade desse momento.

Em suma: merece ser usado com cuidado e ser apreciado vezes sem conta. ET_simb

Galeria de fotos: Fendi Casa by Induplano

Galeria de fotos: Franck Muller Heart

[wonderplugin_carousel id=”164″]

Consulte o site oficial da Franck Muller para mais informações sobre o Franck Muller Heart.
Para mais informações sobre a Fendi Casa by Induplano, consulte o site oficial da Induplano.

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Outras leituras