Vanguard Snowflake: floco precioso da Franck Muller

Em vésperas de Natal, nada melhor do que um relógio evocativo dos mantos nevados e do clássico tema cantado por Bing Crosby: o Vanguard Snowflake, da Franck Muller.

I’m dreaming of a white Christmas… quem não conhece a primeira estrofe da clássica canção de 1942, que este ano comemora o seu 80º aniversário e foi sobretudo popularizada pela versão de Bing Crosby? Ganhou o Óscar para o melhor tema musical na 15ª edição dos Óscares da Academia e tem tido incontáveis versões por esse mundo fora. Fala melancolicamente de um Natal condizente com a estação do ano que lhe é equivalente no hemisfério norte e, ao longo de oito décadas, tornou-se mesmo no mais emblemático tema natalício — batendo o recorde para o single com mais vendas físicas da história da indústria discográfica e figurando regularmente no top 5 das canções do século XX. E é impossível não pensar num Natal branco ao olhar para o novo Vanguard Snowflake, da Franck Muller.

Franck Muller Vanguard Snowflake
| © Franck Muller
Franck Muller Vanguard Snowflake
| © Franck Muller

O Vanguard Snowflake não foi exclusivamente inspirado pelo Natal, mas também pelo manto branco que lhe é inerente em paragens mais frias. Como a neve que regularmente cobre Watchland, o quartel-general da Franck Muller à beira do lago em Genthod, nas imediações de Genebra. E, tal como a neve é delicada, também o Vanguard Snowflake apresenta um mostrador e uma caixa delicadamente adornados com diamantes e motivos evocativos de flocos de neve, que podem receber um contorno prateado ou dourado consoante o material da caixa (aço ou ouro rosa). Um relógio adequado à quadra natalícia e às alvoradas brancas.

Devido à natureza da peça e à cravação dos brilhantes, cada exemplar é único — como único é cada floco de neve. Embora se possa escolher entre caixa sem ou com brilhantes, os mostradores surgem sempre adornados com flocos aplicados em relevo e quase todos os algarismos foram retirados para serem substituídos por 11 diamantes que não estão equidistantes, parecendo terem caído do céu; a exceção é o 12, destacado por representar também o mês de dezembro. E é em dezembro que começam a cair os primeiros nevões sobre Genthod, fazendo recordar a época festiva e os tão populares desportos de inverno da Suíça.

Detalhe do mostrador do Franck Muller Vanguard Snowflake
| © Franck Muller

O Vanguard Snowflake surge incluído na linha Vanguard, lançada com um design mais contemporâneo em 2013 para complementar a dominante gama clássica Cintrée Curvex. Os algarismos sobredimensionados são uma componente integral da identidade Franck Muller desde sempre; na linha Vanguard, a estilização implicou numerais de contornos mais retilíneos para apelar a um gosto mais desportivo e moderno; no Vanguard Snowflake sobra apenas o 12 por razões estilísticas, mas os restantes elementos de design — como a construção em sandwich — estão lá.

Detalhe do mostrador do Franck Muller Vanguard Snowflake
| © Franck Muller

Incluindo o tipo de correia, adequada à edição especial. A linha Vanguard faz-se acompanhar normalmente de uma correia híbrida em pele de crocodilo sobre uma base em cauchu (disponível em várias cores, do branco ao vermelho) que reforça a contemporaneidade do conjunto; no Vanguard Snowflake, o tom utilizado é o pérola para melhor reforçar a noção de um branco Natal e do brilho do sol de inverno sobre a neve. Um relógio de sonho que muita gente gostaria de ter no sapatinho…

Detalhe do mostrador do Franck Muller Vanguard Snowflake
| © Franck Muller

Características técnicas

Franck Muller
Vanguard Snowflake

Ano de lançamento | 2022

Franck Muller Vanguard Snowflake em ouro rosa e em aço com diamantes na caixa
Vanguard Snowflake em ouro rosa e aço com diamantes | © Franck Muller
Franck Muller Vanguard Snowflake em ouro rosa e em aço
Vanguard Snowflake em ouro rosa e aço polido | © Franck Muller


Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre MVT FM 1748. 38 horas de reserva de corda, 25 rubis, 28.000 alt/h.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa 32 x 42,3mm | Ouro rosa 18kt ou aço. Polida ou cravejada à mão com diamantes. Vidro de safira, estanque até 30 metros.
Mostrador | Cravejado à mão com 11 diamantes de lapidação brilhante (0,06 ct). 20 camadas de verniz translúcido. 6 flocos de neve aplicados à mão. 3 flocos de neve transferidos em holograma. Numeral 12 pintado e aplicado à mão.
Bracelete | Pele de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt ou em aço. Cravejada à mão com 12 diamantes de lapidação brilhante (0,21 ct).
Preço | Sob consulta

Visite o site oficial da Franck Muller para mais informações.


Espiral do Tempo 81

Outras leituras