fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Franck Muller Vanguard Master Banker

Um clássico reinventado em roupagens modernas: o conceito Master Banker surgiu em meados dos anos 90 e contribuiu muito para a afirmação da assinatura Franck Muller no panorama relojoeiro, mantendo-se na linha Cintrée Curvex durante duas décadas e meia de sucesso. Mais recentemente, passou a estar também disponível na gama Vanguard, de estilo mais contemporâneo.


Artigo originalmente publicado no número 74 da Espiral do Tempo (primavera 2021)


Destinada a um tipo de consumidor com gostos mais urbanos, associados a tons escuros e a materiais inovadores, a linha Vanguard reinterpreta os elementos de estilo mais reconhecíveis e também mais expressivos da Franck Muller. A inclusão de uma versão Master Banker impunha-se como complemento ideal das novas gerações habituadas a viagens intercontinentais e à globalização digital, mas a origem do seu sistema mecânico até tem mais a ver com a banca tradicional: um banqueiro londrino encomendou a Franck Muller um modelo com três fusos que lhe permitisse visualizar, em simultâneo, os horários das bolsas de Londres (FTSE), Nova Iorque (Dow Jones) e Tóquio (Nikkei). Essa complicação personalizada passou, depois, para a coleção regular e, após diversas atualizações (tanto na parte mecânica, como na sua disposição no mostrador) ao longo dos tempos, surge atualmente declinado em duas linhas e múltiplas variantes.

Detalhe dos algarismos sobredimensionados e em relevo no mostrador do Franck Muller Vanguard Master Banker
Criteriosamente polidos e escovados à mão, os algarismos em relevo dão uma maior profundidade ao mostrador. | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O Vanguard Master Banker reinterpreta os códigos estéticos da marca num relógio de design mais integrado e com uma estrutura modular de construção em sanduíche, disponível em titânio e em ouro.

Franck Muller Vanguard Master Banker com caixa em ouro rosa deitado de lado
Os ajustes aos fusos horários são efetuados de modo independente, através de uma única coroa | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Engenhosidade mecânica

O sistema assenta num módulo patenteado acoplado ao calibre automático de base e no qual os dois fusos horários suplementares estão sincronizados com a hora central. Os ajustes são efetuados de modo independente, através de uma única coroa, e os ponteiros dos minutos avançam de meia em meia hora para fazer face à especificidade dos fusos ditos ‘irregulares’.

Detalhe de um dos submostradores do Franck Muller Vanguard Master Banker
Detalhe de um dos submostradores com um dos dois fusos horários suplementares | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Estilo depurado

Os algarismos sobredimensionados são uma componente integral da identidade Franck Muller; na linha Vanguard, a estilização implicou números de contornos mais retilíneos e cheios de luminescência para apelar a um gosto mais desportivo e contemporâneo. Criteriosamente polidos e escovados à mão, os algarismos em relevo dão uma maior profundidade ao mostrador.

Detalhe dos algarismos sobredimensionados e em relevo no mostrador do Franck Muller Vanguard Master Banker
Os algarismos sobredimensionados são uma componente integral da identidade Franck Muller | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ Com o Vanguard, a Franck Muller inspirou-se nos seus códigos estéticos tradicionais para renová-los numa linha relojoeira mais depurada e contemporânea.


Características técnicas

Franck Muller
Vanguard Master Banker

Ano de lançamento | 2019

Referência | V45MBSCDT/5N.NR/NR.BLC5N

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre MVT.2800 MBSCDTSQT. 42h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, data, triplo fuso horário.
Caixa 44 x 53,7mm | Ouro rosa 18kt. Vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo. Estanque até 30m.
Bracelete | Pele de aligátor com revestimento em cauchu. Fivela em ouro rosa 18kt.
Preço | 31.560 €

Franck Muller Vanguard Master Banker | © Franck Muller

Visite o site oficial da Franck Muller para mais informações.

Outras leituras