Franck Muller Vanguard Racing Chronograph 

A linha Vanguard surge claramente na vanguarda do catálogo da Franck Muller e promete continuar a esticar fronteiras estilísticas. O Vanguard Racing Chronograph surge como um cronógrafo cuja combinação de cores acentua toda a voluptuosidade das caixas tridimensionais que constituem a imagem de marca da Franck Muller.


Artigo originalmente publicado no número 80 da Espiral do Tempo (outono 2022) 


Com a sua vocação de ponta e um campo de exploração tão vasto, a linha Vanguard surge claramente na vanguarda do catálogo da Franck Muller e promete continuar a esticar fronteiras estilísticas — oferecendo novos mundos ao universo da marca fundada pelo jovem mestre relojoeiro que foi considerado um visionário no início dos anos 90. E se a linha Vanguard foi lançada em 2013 para complementar a dominante gama clássica Cintrée Curvex, hoje em dia essa declinação já se tornou prevalecente graças ao apelativo visual contemporâneo e à modularidade de construção. Como não podia deixar de ser, a criatividade dos designers da marca sediada em Genthod tinha de abranger a popular complicação cronográfica e a variante Vanguard Racing Chronograph foi criada, precisamente, para satisfazer os adeptos do desporto motorizado.

Franck Muller Vanguard Racing Chronograph num fundo tipo cesta de verga
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Além de versões que combinam o mostrador preto com cores fortes (amarelo, verde, vermelho), existe também um modelo em ouro rosa cujo mostrador branco se conjuga perfeitamente com o preto e o dourado. As formas voluptuosas são acentuadas pela volumetria da caixa e a combinação de três tons dominantes. O branco opalino de base alterna com o grafismo e os detalhes a preto, incluindo a borda periférica e os algarismos aplicados que dão tridimensionalidade ao conjunto. A configuração de dois submostradores (dita bicompax) com data às 6 horas é a preferida dos puristas. Todos os modelos Vanguard caraterizam-se por serem compactos e desportivos; apesar do tamanho, a arquitetura moderna da caixa com integração da bracelete permite que assente bem mesmo em pulso mais estreitos.

Estilização identitária

Os algarismos sobredimensionados são uma componente integral da identidade Franck Muller desde sempre; na linha Vanguard, a estilização implicou numerais de contornos mais retilíneos para apelar a um gosto mais desportivo e contemporâneo. Criteriosamente polidos e escovados à mão, os algarismos em relevo dão maior profundidade ao mostrador e são debruados a ouro — tal como os ponteiros esqueletizados com preenchimento luminescente Super-LumiNova.

Mostrador do Franck Muller Vanguard Racing Chronograph 
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Botões integrados

O calibre cronográfico de corda automática permite a cronometragem de segundos (ponteiro ao centro) e de minutos (no totalizador da direita). As funções de contabilização do tempo são operadas através de dois botões que surgem mais integrados na caixa de que na coleção clássica Cintrée Curvex e noutros modelos da Franck Muller — para acentuar as linhas depuradas e aerodinâmicas que formam a arquitetura identificativa da linha Vanguard.

Caixa em ouro vista de lado do Franck Muller Vanguard Racing Chronograph 
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ Um cronógrafo Vanguard cuja combinação de cores acentua toda a voluptuosidade das caixas tridimensionais que constituem imagem de marca da Franck Muller.


Características técnicas

Franck Muller
Vanguard Racing Chronograph

Ano de lançamento | 2021
Referência | V45CCDTRCG/5N.NR/BLC.NR5N

Franck Muller Vanguard Racing Chronograph visto de frente em fundo branco
Vanguard Racing Chronograph  | © Franck Muller

Movimento | Corda automática. 28.800 alt/h. 46 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo.
Caixa 44mm x 53,7mm | Ouro rosa. Vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Bracelete | Correia em pele com fivela em ouro rosa.
Preço | 28.900 €

Relógio cedido por Torres Joalheiros.

Visite o site oficial da Franck Muller para mais informações.


Assine a Espiral do Tempo 80

Outras leituras