O Classics Worldtimer Manufacture celebra os dez anos do Calibre FC-718, um movimento de manufatura que lançou a competência relojoeira da Frederique Constant para todo o mundo. Simbolicamente, evoca também a viagem da manufatura ao longo de 35 anos e do próprio modelo em si — que tem permanecido inalterável desde a sua génese.
Artigo originalmente publicado no número 82 da Espiral do Tempo (primavera 2023) mas aqui complementado com mais imagens.
A Frederique Constant comemora este ano o respetivo 35.º aniversário e continua a solidificar o seu estatuto de jovem manufatura com interessantes criações dotadas de movimentos próprios. A companhia foi fundada com o fito de criar relógios mecânicos de linhas clássicas a um preço mais acessível e o desenvolvimento de calibres in-house nas suas instalações de Plan-les-Ouates, em Genebra, não veio afetar essa premissa. O Classics Worldtimer Manufacture é um perfeito exemplo disso mesmo, graças ao Calibre FC-718 de corda automática estreado em 2012 — e que equipa, atualmente, não só cinco versões diferentes (três em aço, duas em ouro), como também o recentemente desvelado Manufacture Highline Worldtimer (que celebra os 35 anos da marca). A versão fotografada é comemorativa da década de existência do modelo e limitada a 1888 peças.
A distinção relativamente às restantes variantes do Classics Worldtimer Manufacture é feita pela orla branca do mostrador em contraste com o centro azul e cinza evocativo do mapa mundial. O disco está associado ao ponteiro das horas e permite a leitura instantânea do tempo em qualquer um dos 24 fusos horários principais do globo, representados por 24 cidades. Simbolicamente, o Classics Worldtimer Manufacture evoca também a viagem da Frederique Constant ao longo de 35 anos e do próprio modelo em si — que tem permanecido inalterável desde a sua génese, à exceção das múltiplas soluções cromáticas atualmente existentes e que já existiram. A facilidade de utilização é potenciada por uma única coroa que dá acesso a todas as funções: corda manual se for preciso, acerto das horas/minutos, data analógica às seis horas e o disco das 24 cidades.
De casa para o mundo
O Classics Worldtimer Manufacture é motorizado pelo Calibre FC-718 de corda automática, desenvolvido ‘em casa’ e com 38 horas de autonomia. Pode ser visto através do fundo transparente em vidro de safira, com acabamentos decorativos em Côtes de Genève e perlage. No mostrador, a combinação entre cores diferentes e o desenho dos continentes alterna com o submostrador de centro raiado; os dois tons (branco/azul) do anel das 24 horas indicam se é dia ou noite nas respetivas cidades.
O planeta é azul
Se a Terra é redonda, também a Frederique Constant escolheu uma caixa circular para o seu Classics Worldtimer Manufacture. É o formato mais clássico! O diâmetro de 42mm é generoso, de modo a poder explanar, no mostrador, todas as indicações inerentes à função que lhe dá o nome e que requer boa legibilidade; os 12,1mm de espessura acabam por contribuir para a proporção do conjunto. A correia azul em pele de aligátor com pespontos brancos está equipada com um fecho de báscula.
→ Um relógio que celebra os dez anos do Calibre FC-718, um movimento de manufatura que lançou a competência relojoeira da Frederique Constant para todo o mundo.
Algumas caraterísticas técnicas:
Frederique Constant
Classics Worldtimer Manufacture
Referência | FC-718NWWM4H6
Edição limitada a 1888 exemplares.
Movimento | Corda automática. Calibre FC-718, 38 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, data e horas em 24 cidades com indicação de 24h e dia/noite.
Caixa ø 42mm | Aço. Vidro de safira. Estanque até 50 metros.
Bracelete | Pele de aligátor com fecho de báscula em aço.
Preço | 4.195 €
Relógio cedido por Frederique Constant.
Visite o site oficial da Frederique Constant para mais informações.
Clique na imagem para ver a galeria:
- Frederique Constant Classics Worldtimer Manufacture | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
- A distinção relativamente às restantes variantes do Classics Worldtimer Manufacture é feita pela orla branca do mostrador em contraste com o centro azul e cinza evocativo do mapa mundial | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
- A correia azul em pele de aligátor com pespontos brancos está equipada com um fecho de báscula | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
- O Calibre FC-718 pode ser visto através do fundo transparente em vidro de safira, com acabamentos decorativos em Côtes de Genève e perlage | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
- Frederique Constant Classics Worldtimer Manufacture | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
- Frederique Constant Classics Worldtimer Manufacture | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Fotografias: Paulo Pires / Espiral do Tempo