EdT53 — Um complexo turbilhão de enormes dimensões associado a uma complicação acústica simples: o Giga Gong Tourbillon é mais um grande relógio lançado pela casa Franck Muller.
—
Análise que complementa o destaque «Nossa Escolha» do número 53 da Espiral do Tempo.
Será que o tamanho é mesmo importante? Nalguns casos, é. E quando a Franck Muller desvelou o Giga Tourbillon, estabeleceu imediatamente um recorde relojoeiro graças ao maior diâmetro de turbilhão jamais concretizado num relógio de pulso — a gaiola do turbilhão com 20 milímetros assumia grande protagonismo, dominando esteticamente quase por completo o mostrador esqueletizado e proporcionando tecnicamente uma melhor eficácia por gerar uma inércia quatro vezes superior à de um turbilhão convencional. O mais recente lançamento da versão Giga Gong Tourbillon deu à casa genebrina uma variante ainda mais nobre e espetacular, juntando ao fascínio visual sempre exercido pela dança rotativa do turbilhão uma complicação sonora muito prática com o assinalar audível da passagem da hora.
O acionamento do toque que se faz ouvir a cada hora pode ser observado através de um mostrador assaz esqueletizado onde, no lado inferior esquerdo, um martelo bate num timbre as vezes que forem necessárias (de uma a doze batidas) ao longo do dia/noite; sensivelmente pelas três horas do mostrador fica um indicador on/off acionado por um botão colocado abaixo da coroa e que permite ao utilizador escolher se quer ouvir as horas ou optar pelo modo silencioso da sonnerie.
Visualmente, o turbilhão domina não só pelo seu tamanho e pela dança giratória com som de funcionamento muito caraterístico, mas também por ser estilizado com pontes em forma das letras F e M alusivas às iniciais do genial mestre relojoeiro que deu nome à marca por ele fundada. O impacto estético é reforçado pelos dois grandes tambores de corda siameses (de 16 mm de diâmetro cada) que proporcionam 10 dias de autonomia (indicados por um disco às 12 horas) e quase parecem dois olhos rotativos (com rubis a fazer de pupilas) a encimar a ideia de boca voraz transmitida pela vertigem do turbilhão sobredimensionado. Tudo ‘embrulhado’ na emblemática caixa de formato Cintrée Curvex tão associada à Franck Muller, esculpida em ouro rosa de 18 quilates. Um portento!
Características técnicas
Franck Muller
Giga Gong Tourbillon
Para mais informações consulte o site da Torres Distribuição, distribuidora oficial da Franck Muller em Portugal.
—