fbpx

Girard-Perregaux Vintage 1945 Infinity Edition: classe depurada

Dotado de um mostrador em ónix de grande beleza, o Vintage 1945 Infinity Edition contraria, de maneira superlativa e com muita classe, duas claras tendências atuais.


Artigo originalmente publicado no número 73 da Espiral do Tempo (inverno 2020)


As edições especiais lançadas nos últimos tempos pelas principais casas relojoeiras têm pendido muito para mostradores coloridos, sobretudo em tons menos usuais. A Girard-Perregaux seguiu um caminho distinto: optou por uma cor óbvia e incontornável como o preto, mas apresentou-a de maneira completamente diferente numa série exclusiva com mostradores em ónix. E dos oito diferentes modelos que formam a denominada Infinity Edition, o Vintage 1945 destaca-se pela força geométrica inspirada num exemplar histórico da manufatura de La Chaux-de-Fonds — e o facto de ser retangular também vai contra a predominância redonda nos exercícios de estilo revivalistas da sua classe, sendo precisamente o Vintage 1966 Infinity Edition da própria Girard-Perregaux um exemplo disso. O formato da caixa herdada da década de 40 é elegante, embora com um tamanho adaptado a pulsos contemporâneos; a ergonomia torna-a ainda mais estilizada e confortável ao uso, mas são sobretudo os acabamentos do selo Infinity Edition a potenciar as qualidades do correspondente modelo Vintage 1945 já presente na coleção regular da marca. O preto profundo é cortado pelos detalhes dourados e pela serigrafia branca, num depurado exercício de grande classe.

O ónix apresenta-se como uma nova forma de expressão do preto na série Infinity Edition de edições limitadas com aplicações em ouro rosa.

Movimento de manufatura

Como manufatura que se preza, a Girard-Perregaux só utiliza movimentos proprietários que são projetados e confecionados entre portas. É o caso do Calibre GP03300-1405 de corda automática e 46 horas de autonomia — com pequenos segundos, data grande (a partir de dois discos separados por 0,1 mm) e a complicação adicional das fases da Lua. Pode ser apreciado através do fundo em vidro de safira, que também exibe o rotor em ouro e a referência à tiragem de 88 exemplares.

Girard-Perregaux Vintage 1945 Infinity Edition
| © Girard-Perregaux

Manifesto Art Déco

A linha Vintage 1945 nasceu em 1995, numa altura em que a Girard-Perregaux estava muito à frente de uma tendência neo-rétro que só quinze anos depois veio dominar por completo a relojoaria. A inspiração original de 1945 foi um esbelto modelo em aço e ouro de asas curvas com estilização art déco; essa arquitetura surge bem patente e adaptada no Vintage 1945 Infinity Edition, mas num formato retangular quase quadrado de dimensões ligeiramente maiores: 36,10 por 35,25 mm.

Girard-Perregaux Vintage 1945 Infinity Edition
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Mineral semi-precioso

A confeção do mostrador em ónix exige, por si só, uma grande complexidade de operações, que se tornam ainda mais complicadas no caso específico do Vintage 1945 Infinity Edition devido à sua natureza convexa. São necessárias 15 etapas de fabrico até ao produto final, de um negro intenso que dá ao relógio um carisma único — reforçado pelo contraste com o aço da caixa e dos ponteiros principais, o ouro rosa das aplicações, o branco da tipografia e o metalizado da lua.

Girard-Perregaux Vintage 1945 Infinity Edition
| © Girard-Perregaux

Correia especial

A correia em pele de aligátor de acabamento mate estreia um pormenor que passa a ser um elemento de estilo transversal na coleção da Girard-Perregaux: duas costuras em tom contrastante, douradas no caso do Vintage 1945 Infinity Edition, para combinar com os indexes e detalhes em ouro rosa do mostrador. A construção também é peculiar, prolongando a curvatura da caixa e das asas. O fecho de báscula assegura a proteção no pulso e a longevidade da pele.


Características técnicas

Girad-Perregaux
Vintage 1945 Infinity Edition

Edição limitada a 88 exemplares.
Ano de lançamento | 2020

Referência | 25882-11-631-BB6B
Movimento | Mecânico de corda manual, Calibre GP03300-1405, 28.800 alt/h, 46 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, data grande, indicação das fases da Lua.
Caixa 36.10 x 35.25mm | Aço, vidro e fundo em cristal de safira, estanque até 30 m.
Bracelete | Pele de aligátor preta com pesponto preto e em tom de ouro rosa. Fecho de báscula em aço.
Preço | 17.900 €

Girard-Perregaux Vintage 1945 Infinity Edition
Girard-Perregaux Vintage 1945 Infinity Edition | © Girard-Perregaux

Visite o site oficial da Girard-Perregaux para mais informações.

Outras leituras