Grand Prix d’Horlogerie de Genève 2025: os vencedores

Já foram anunciados os vencedores do Grand Prix d’Horlogerie de Genève 2025. O Breguet Classique Souscription 2025 levou para casa o galardão mais desejado: o Aiguille d’Or. A Espiral do Tempo esteve presente na cerimónia, em Genebra, pelo que em breve teremos o rescaldo do evento. Entretanto, apresentamos a listagem dos premiados.

Os vencedores da edição de 2025 do Grand Prix d’Horlogerie de Genève foram anunciados no passado dia 13 de novembro, numa cerimónia que decorreu em direto a partir do Bâtiment des Forces Motrices, em Genebra. O júri teve em mãos a responsabilidade de atribuir os prémios nas diferentes categorias, mas o grande vencedor da noite foi o Breguet Classique Souscription 2025 que levou para casa o troféu Aiguille d’ Or, a distinção máxima dos ‘Óscares da Relojoaria’. No ano em que celebra 250 anos, a marca suíça que perpetua o legado do incontornável mestre relojoeiro é assim reconhecida com um relógio de pulso que também conta a sua história.

Com caixa em ouro rosa, o relógio estava nomeado na categoria Iconic (Relógio Icónico), mas acabou por ser a grande estrela da noite. Com uma arquitetura simplificada e um mostrador de linhas puras e em esmalte Grand Feu, o Classique Souscription surge como o renascimento de um relógio de bolso da marca e indica as horas por meio de um único ponteiro, garantido uma notável legibilidade. Já o fundo é diretamente inspirado na arquitetura dos primeiros relógios Souscription assinados por A.-L. Breguet.

Depois, entre os premiados, há que destacar a Chopard, que levou para casa dois prémios ao vencer nas categorias Ladies’ Complication (Relógio complicado de Senhora) e Sport (Relógio Desportivo), bem como Max Busser que viu a sua aposta nas M.AD Editions ser consagrada, tal como o resultado da parceria da MB&F com a L’Epée. Por outro lado, o consagrado Kari Voutilainen acabou por receber dois prémios, mas por duas marcas diferentes: a sua incontornável Voutilainen (na categoria Artistic Crafts) e a Urban Jurgensen, que renasceu recentemente.

Ainda assim, uma nota de destaque para a diversidade de atribuições de prémios. Nos últimos anos, tem sido frequente vermos uma mesma marca ser galardoada em diferentes categorias, mas este ano a distribuição de prémios foi mais diversas, mesmo com a atribuição de prémios a diversas casas veteranas. Mas em breve faremos uma análise mais aprofundada.

Por fim, mais uma nota de destaque para o reconhecimento de Alain Dominique Perrin, que levou para casa o prémio especial do júri.

A Espiral do Tempo esteve presente na cerimónia, em Genebra, pelo que em breve teremos o rescaldo do evento. Mas para já, aqui fica a listagem dos premiados:

Aiguille d’Or: Breguet Classique Souscription 
Ladies’: Gérald Genta Gentissima Oursin Fire Opal
Ladies’ Complication: Chopard Imperiale Four Seasons
Time Only: Daniel Roth Extra Plat Rose Gold
Men’s: Urben Jurgensen UJ-2: Double wheel natural escapement
Men’s Complication: Bovet Récital 30
Iconic: Audemars Piguet Royal Oak Perpetual Calendar
Tourbillon: Bulgari Octo Finissimo Ultra Tourbillon
Mechanical Exception: Greubel Forsey Nano Foudroyante
Chronograph: Angelus Chronographe Télémètre Yellow Gold
Sport: Chopard Alpine Eagle 41 SL Cadence 8HF
Jewellery: Dior Montres La D de Dior Buisson Couture
Artistic Crafts: Voutilainen 28GML SOUYOU
‘Petite Aiguille’: M.A.D. Editions M.A.D.2 Green
Challenge Watch Prize: Dennison Natural Stone Tiger Eye In Gold
Mechanical Clock: L’Epée Albatross L’Epée 1839 X MB&F
Eco-innovation: Chopard L.U.C Qualité Fleurier
Audacity: Berneron Mirage Sienna
Horological Revelation: Anton Suhanov St. Petersburg Easter Egg Tourbillon Clock
Chronometry: Zenith G.F.J. Calibre 135
Special Jury Prize: Alain Dominique Perrin 

Continue connosco: