fbpx

H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/

Completamente H. Moser & Cie., mas com a imagem de uma borracha pixelizada como ponteiro das horas que não foi escolhida ao acaso. É esta a edição limitada que resultou da parceria da marca com Romaric André, do projeto seconde/seconde/. Ao todo foram criados 20 exemplares do novo Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/.

A H. Moser & Cie. é conhecida por vários motivos, mas dois em especial: por não ter problemas em apostar no menos óbvio e pelos seus bonitos mostradores fumé de cores bem marcadas. Por outro lado, trata-se de uma marca que arriscou retirar o logotipo de alguns dos seus modelos, recuperando a tradição relojoeira inicial, na qual, por diversas vezes, os movimentos é que eram assinados; ao mesmo tempo, a ausência de logotipo consegue fazer com que os seus relógios sejam reconhecíveis e identificados à primeira vista pelo que são e não pelo nome que surge no mostrador.

H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds Concept X Seconde Seconde deitado de frente num fundo cinzento com borrachas azuis e vermelhas alinhadas ao lado
Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/ | © H. Moser & Cie.

Foi seguindo esta lógica que nasceu o Endeavor Center Seconds Concept x seconde/seconde/, um relógio de pulso que traduz na perfeição o lado mais lúdico, mas também reflexivo, da Moser, numa parceria que acaba por ter muito a ver com o espírito da marca.

O projeto seconde/seconde/, do artista e designer parisiense Romaric André, é reconhecido precisamente por apostar na modificação de relógios vintage, trocando ponteiros da indicação do tempo por uma imagem que lhe faça sentido no contexto do relógio em causa. E foi isso mesmo que o criativo Romaric André fez.

H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds Concept X Seconde Seconde num pulso masculino
Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/ | © H. Moser & Cie.

Mas, desta vez, com uma imagem pixelizada e num relógio contemporâneo. «Ao adicionar um elemento disruptivo, o seconde/seconde/ faz uma reviravolta estética, oferecendo um bem recebido contraste e, ao mesmo tempo, respeitando a elegância inerente a este modelo, jogando com o conceito dos nossos mostradores sem logotipos ou indexes.», refere Edouard Meylan, CEO da H. Moser & Cie.

O novo modelo foi lançado no dia das mentiras, a 1 de abril deste ano — o que deu origem a algumas desconfianças quanto ao seu efetivo lançamento. Mas foi mesmo lançado e está disponível para aquisição exclusivamente online. A cumplicidade decorrente da relação de amizade entre Edouard Meylan e Romaric André também contribuiu muito para que a original parceria fosse levada a cabo.

H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/

Revisitando a coleção Endeavour de perfil minimalista, a H. Moser & Cie. apostou na colaboração com o projeto seconde/seconde/, de modo a acentuar o conceito de mostradores que se tornaram na assinatura da marca de Neuhausen. O novo relógio segue assim o padrão da coleção — mas aposta numa caixa em aço, em vez de ouro no modelo regular, de 40mm em aço e um mostrador fumé azul funky. Ao centro os ponteiros dos minutos e dos segundos e… a imagem de uma borracha pixelizada cor-de-rosa e roxa no lugar do ponteiro das horas, simbolizando o minimalismo, bem como conceito de remoção do logótipo que faz tão parte da H. Moser & Cie.

H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds Concept X Seconde Seconde visto de frente e imagem do verso com o movimento.
Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/ | © H. Moser & Cie.

O relógio está equipado com o movimento automático Calibre HMC 200, com espiral própria Straumann, produzida pela Precision Engineering (empresa que faz parte do grupo liderado por Edouard Meylan), e com três dias de reserva de corda. A mecânica pode ser apreciada através do fundo em vidro de safira: à vista destaca-se de imediato o rotor em ouro de 18kt, bem como os meticulosos acabamentos associados à marca — um quase contraste com todo o minimalismo da parte da frontal do relógio.

O novo H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/ é uma edição limitada a 20 exemplares e vem acompanhado de uma renderização artística emoldurada do relógio junto com o ponteiro das horas Endeavor original, com a referência «Less is more», que traduz na perfeição a filosofia deste instrumento do tempo.

O relógio tem um preço de 19.900 francos suíços.

As nossas impressões

H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds Concept X Seconde Seconde deitado num fundo cinzento com borrachas alinhadas ao lado
Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/ | © H. Moser & Cie.

Completamente H. Moser & Cie., este novo relógio — apesar de resultar de uma parceria. Bem-disposto, de perfil minimalista, central no essencial e associado a um conceito muito próprio e à passagem de uma mensagem. Mais do que um instrumento do tempo, pode ser encarado como um objeto de colecionador, porque o é: pelas suas especificidades e pelo facto de ser uma edição especialmente limitada. Claro que tal não significa que seja um relógio para estar propriamente sossegado — para tal, existe a obra emoldurada que o acompanha. Mais uma vez, a marca dirigida por Edouard Meylan consegue surpreender, unindo humor e respeito pelo melhor da tradição relojoeira, sem perder de todo a sua identidade.

Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde/ | © H. Moser & Cie.

Características Técnicas

H. Moser & Cie.
Endeavour Centre Seconds x seconde/seconde

Edição limitada a 20 exemplares

H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds Concept X Seconde Seconde visto de frente num fundo branco
H. Moser & Cie. Endeavour Centre Seconds Concept X Seconde Seconde | © H. Moser & Cie.

Referência | 1200-1229
Movimento | Mecânico de corda automática com segundos centrais Calibre HMC 200, 72 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Mostrador | Azul (Funky Blue fumé).
Caixa Ø 40 mm | Aço. Estanque até 3ATM.
Bracelete | Pele de aligátor.
Preço | 19.900 CHF

Outras leituras