A celebração dos 90 anos de Kurt Klaus

Especialmente associado ao calendário perpétuo que desenvolveu durante a década de 1980 para a IWC Schaffhausen, Kurt Klaus celebrou 90 anos no passado dia 26 de outubro. A marca presta-lhe homenagem com uma entrevista e com um vídeo. Fica a recomendação.

Em 1985, a IWC Schaffhausen apresentava em Baselworld o Da Vinci Perpetual Calendar Chronograph Ref. 3750, o primeiro relógio de pulso com calendário perpétuo da marca suíça. O calendário em si integrava apenas 81 componentes e todas as exibições podiam ser ajustadas por meio da coroa – uma inovação no mundo da relojoaria. Como calendário perpétuo, o relógio não só reconhecia as diferentes durações dos meses, como inseria automaticamente um dia a cada quatro anos, como resposta à duração do ano bissexto, sem requerer ajustes manuais até ao ano de 2100. Eficiência, intransigência na qualidade e um design engenhosamente simples caraterizavam este lançamento. E foi Kurt Klaus quem esteve por trás da criação deste relógio, um lançamento que o tornaria uma referência no mundo da relojoaria até aos dias de hoje.

KurtKlaus
Kurt Klaus foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro calendário perpétuo da marca: o Da Vinci Perpetual Calendar Chronograph Ref. 3750, lançado em 1985

Kurt Klaus celebrou 90 anos no passado dia 26 de outubro e a este propósito, a IWC Schaffhausen não só lançou um vídeo em sua homenagem, como publicou no seu The Journal uma conversa entre o lendário relojoeiro e Markus Bühler, Associate Director Watch & Movement Assembly da marca.

Kurt Klaus

Nascido em 1934 em St. Gallen, no leste da Suíça, Kurt Klaus iniciou a sua carreira na IWC Schaffhausen em 1957 como relojoeiro no departamento de assistência. Entre 1970 e 1999, dedicou-se ao desenvolvimento, construção e prototipagem de novos movimentos. Durante a década de 1970, quando a indústria relojoeira suíça foi impactada pela tecnologia de quartzo e o futuro dos relógios mecânicos foi posto em causa, Klaus foi destacado para desenvolver complicações para relógios de bolso. Terá sido nessa época que projetou a Referência 3750, a pedido da própria marca e encorajado pelo sucesso de seu primeiro calendário anual.

Kurt Klaus
Kurt Klaus começou a sua carreira na IWC Schaffhausen em 1957 | Fotos: IWC Schaffhausen

Na prática, outras casas já produziam calendários perpétuos, por isso Kurt Klaus quis desenvolver algo de diferente e acabou por estar ligado à criação de uma peça que o estabeleceria como um nome incontornável no mundo da relojoaria.

Depois do sucesso do primeiro lançamento, Kurt Klaus continuou a desenvolver e a aperfeiçoar o seu calendário e, ao longo dos anos seguintes foi desempenhando um papel crucial na evolução dos relógios da marca com esta complicação, do Portugieser Perpetual Calendar (Ref. IW5021), em 2003, com uma precisão melhorada das fases da Lua de 577,5 anos, ao Da Vinci Perpetual Calendar Digital Date-Month (Ref. IW3761) com indicação digital da data e do mês, lançado em 2009.

Kurt Klaus com Markus Bühler, Associate Director Watch & Movement Assembly da IWC (à esquerda)
Kurt Klaus com Markus Bühler, Associate Director Watch & Movement Assembly da IWC (à esquerda) | Foto: IWC Schaffhausen

Além disso, de acordo com a marca, muitas outras inovações da IWC nunca teriam visto a luz sem Kurt Klaus. A título de exemplo, esteve envolvido no desenvolvimento de vários novos movimentos in-house, incluindo o Il Destriero Scafusia em 1993, o mais complicado relógio de pulso na altura em que foi lançado.

Em 1999, reformou-se da sua função de chefe de desenvolvimento e construção. Ainda assim, continuou a trabalhar em novos movimentos, bem como a apoiar os seus antigos colegas e a acompanhar as novas gerações de relojoeiros da IWC. Por outro lado, tem-se mantido ativo no mundo da relojoaria marcando presença em diversos eventos, incluindo apresentações e palestras um pouco por todo o mundo.

Em 2022, estreou-se nas redes sociais numa divertida campanha da IWC chamada “A Smart Watcy – And a Half” na qual Kurt Klaus expôs espirituosamente as fraquezas dos aparelhos eletrónicos em comparação com os relógios mecânicos concebidos para durar gerações.

No ano em que o Portugieser Eternal Calendar da IWC Schaffhausen foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o ‘relógio de pulso com fases lunares mais preciso’, a marca presta assim homenagem ao homem que contribuiu decisivamente para o crescimento e evolução técnica dos relógios da marca aos mais diversos níveis. Aqui ficam assim os links para o vídeo de homenagem e para a conversa entre Kurt Klaus e Markus Bühler:

Continue connosco: