Junghans: max bill Regulator Bauhaus

A Junghans complementou este ano a coleção max bill Bauhaus com o novo max bill Regulator, um relógio com configuração de regulador que partilha as mesmas linhas e o mesmo conceito de design dos dois modelos anteriormente lançados.

Fundada em 1871, a Junghans é uma companhia relojoeira alemã, mas a sua coleção mais reconhecida tem raízes suíças, graças à relação com Max Bill que, entre as décadas de 1950 e 1960, projetou diversos relógios para a marca, desde relógios de mesa e de cozinha, até relógios de pulso. A filosofia estilística preconizada pela Bauhaus, que dispensa adornos supérfluos e assenta no minimalismo essencial, tornou-se assim no fio condutor da coleção que a Junghans dedica ao designer cujo percurso passou precisamente pela escola alemã fundada em 1919 por Walter Gropius. E foi na importância que a Bauhaus teve na carreira de Max Bill que a Junghans se inspirou para lançar a linha max bill Bauhaus, primeiro com o lançamento do max bill Automatic Bauhaus, em 2022, e depois com o max Bill Chronoscope Bauhaus, em 2023. Com a introdução do max bill Regulator em 2024, a coleção max bill Bauhaus é agora composta por três modelos que partilham as mesmas linhas e o mesmo conceito no design.

max bill Regulator Bauhaus

max bill Regulator Bauhaus | Foto: Junghans
max bill Regulator Bauhaus | Foto: Junghans

Em termos estéticos, a linha max bill Bauhaus mantém o minimalismo essencial que está na base da coleção geral de homenagem ao designer, mas distingue-se acima de tudo pela introdução de apontamentos vermelhos e pelo fundo personalizado com a representação do incontornável edifício da Bauhaus, localizado em Dessau, na Alemanha. Esta representação gravada em vidro tem a particularidade de ser parcialmente transparente, numa solução muito interessante que faz das janelas do edifício também as janelas para o própria movimento que dá vida aos relógios.

A representação do edifício da Bauhaus no fundo do relógio | Foto: Junghans

A marca explica que a escolha destes apontamentos tem a sua razão de ser num excerto do livro max bill am bauhaus: «ainda me lembro muito bem daquela manhã em que a fachada do edifício da Bauhaus apareceu de repente em frente à entrada da estação ferroviária de Dessau. Algo nunca antes visto: paredes brancas e grandes fachadas de vidro escuro, com a residência dos estudantes em primeiro plano e as portas das varandas como detalhes vermelhos de zarcão.» E o fundo do relógio ganha assim um outro sentido.

max bill Regulator Bauhaus | Foto: Junghans
max bill Regulator Bauhaus | Foto: Junghans

Com o novo max bill Regulator Bauhaus a manufatura de Schramberg, acrescenta a esta coleção um modelo com estética ‘Regulator’ que indica que se trata de uma disposição de mostrador com indicação descentralizada das horas e dos segundos. Este género de relógios, bastante apreciado em relojoaria, é inspirado nos reguladores, ou seja, nos relógios de parede de alta precisão que antigamente eram utilizados para regular os relógios. O ponteiro dos minutos desempenha um papel importante – é por isso que domina visualmente.

A disposição de regulador distingue claramente o novo relógio de pulso | Foto: Junghans

Um diâmetro de 40 milímetros e um vidro de safira abobadado com luneta fina, caraterístico deste modelo, garantem contribuem para melhorar a já excelente legibilidade e clareza deste modelo. O novo modelo está equipado com o movimento de corda automática Calibre J800.5 que tem uma autonomia até 38 horas.


Algumas caraterísticas técnicas:

Junghans
max bill Regulator Bauhaus

Referência | 27/4493.02
Ano de lançamento | 2024

max bill Regulator Bauhaus Referência 27/4493.02 | Foto: Junghans

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre J800.5. 38 horas de reserva de marcha.
Funções | Indicação descentralizada das horas e dos segundos, indicação centralizada dos minutos e janela de data.
Mostrador | Branco mate.
Caixa ø 40 mm | Aço. 10,9 mm de espessura. Fundo de caixa em vidro com motivo Bauhaus. Vidro de safira abobadado com tratamento antirreflexo. Estanque até 50 m/ 5 bar
Correia | Pele preto, com fivela em aço.
Preço de venda ao público recomendado | 2.375 €

Continue connosco: