É uma jovem marca criada para um público de jovem mente e tem um diretor técnico português. A Kross Studio ousa ser diferente e até mesmo cinematográfica; fomos conhecê-la através do fundador Marco Tedeschi e do seu braço direito Sérgio Silva.
Fundada em 2020 por Marco Tedeschi, a Kross Studio tem-se distinguido gradualmente ao apostar num nicho muito particular — combinando tecnologia de ponta com design criativo na criação de relógios mecânicos de gama alta que combinam o know-how suíço com a iconografia pop de séries de culto, como a Star Wars, o Game of Thrones, The House of Dragons, os Transformers ou o Space Jam — sem esquecer Batman, o popular ‘Cavaleiro das Trevas’. Tendo em conta o fundador, essa incursão não surpreende: Marco Tedeschi, que trabalhou diversos anos com Jean-Claude Biver na Hublot, já tinha apostado nessa vertente cinematográfica aquando da sua passagem pela Romain Jérôme e tal experiência facilitou a assinatura de parcerias oficiais da nova marca com a Warner Bros, Discovery, HBO, DC Comics, Hasbro e Lucasfilm. O que pode surpreender mais é o ‘peso’ português na estrutura da jovem firma.

Sérgio Silva tem a seu cargo a responsabilidade técnica da marca, após ter sido relojoeiro de destaque na Vacheron Constantin, na Roger Dubuis e na Romain Jérôme. Marco Tedeschi gosta de falar do dia em que o conheceu: na entrevista de recrutamento, o mestre relojoeiro português limitou-se a mostrar o relógio de conceção própria que tinha no pulso — ou seja, em vez de falar das suas qualidades, mostrou obra. Foi imediatamente contratado.

A chegada da Kross Studio a Portugal, cinco anos após a sua criação, tornou-se natural tendo em conta a conotação lusa e as ligações existentes. «Também temos uma linha de acessórios que inclui relógios de mesa, caixas rotativas ou estojos de viagem e a Boutique dos Relógios sempre foi o nosso melhor retalhista da Europa, pelo que foi lógico passar também a vender os relógios. Obviamente, a nacionalidade do Sérgio Dias também fez diferença», sublinha Marco Tedeschi. O português contribuiu para o lançamento do primeiro movimento de turbilhão central flutuante do mundo, no início de 2023, e tem supervisionado as fantabulásticas criações temáticas associadas à Sétima Arte.

«Quero fazer mais do que um relógio temático. Quero pensar nas peças como parte dos filmes. Todos e quaisquer detalhes têm a ver com o filme em questão», refere o fundador e diretor criativo da Kross Studio. O mais recente relógio da marca homenageia esse ‘velho’ herói que é Batman; o turbilhão central foi desenvolvido em honra do personagem e o relógio faz-se acompanhar do Bat-Sinal para projetar o emblemático ícone nos céus ou nas paredes. O ‘Homem-Morcego’ continua a capturar o imaginário de muitos aficionados.

Independentemente da inspiração temática, todos os modelos existentes são acentuadamente ergonómicos e permitem a troca fácil de correia/bracelete; a arquitetura da caixa mais usada (com 45mm de diâmetro) é especialmente orgânica — não tem qualquer aresta e não se vê qualquer coroa, de modo a que a ergonomia seja ainda maior e não haja qualquer fricção com o pulso.
Sem coroa e com anel de corda
A caixa redonda mais típica da Kross Studio é confecionada em estilo minimalista, com cada contorno intencionalmente projetado para aprimorar a funcionalidade. Os mecanismos podem ser carregados manualmente através da coroa — é mais uma espécie de anel, que se ‘levanta’ — D-ring no fundo e são acertados a partir de um botão Time Set na parte lateral na caixa (às três horas). Um sistema que assegura a perfeita simetria do design e torna mais eficaz/rápido o ato de dar corda manual ao movimento.

E os calibres da Kross Studio são mesmo especiais, com um mínimo de 5 dias de reserva de corda. Para além dos turbilhões volantes e dos turbilhões centrais usados, o turbilhão central flutuante patenteado pela Kross Studio é a grande especialidade da marca e coloca essa complicação secular como protagonista bem no centro do relógio — mas num plano elevado, acima do movimento e dos ponteiros de modo a oferecer uma perspetiva mais desanuviada da intrincada mecânica do turbilhão. A inovadora construção permite um tambor de grandes dimensões posicionado ao longo do eixo central do movimento e que proporciona 120 horas de autonomia; a indicação periférica do tempo (horas, minutos) desobstrui o centro do mostrador para que a fascinante dança do turbilhão seja devidamente apreciada.

E depois há toda a parte da personalização. «Podemos personalizar qualquer relógio, com elementos que os clientes desejem. Atualmente, 1 em cada 5 relógios que produzimos são costumizados», assegura Marco Tedeschi. Com preços que começam um pouco acima dos 50 mil euros, a clientela da Kross Studio está habituada a ter exatamente o que deseja e gosta de ver concretizadas as suas fantasias; a personalização é precisamente uma das vertentes principais da marca.

Cada modelo do catálogo regular, incluindo colaborações, está limitado a 10 exemplares. A produção tem aumentado gradualmente à medida que a Kross Studio se torna mais conhecida e a presença na edição deste ano do Watches & Wonders foi importante nesse sentido.
Produção limitada
Apesar desse aumento gradual, Marco Tedeschi não quer ultrapassar os três mil relógios anuais, por forma a conseguir manter a qualidade e a exclusividade das suas peças — muitas das quais requerem um aturado trabalho decorativo feito por artesãos altamente especializados no campo da gravação manual e da micropintura à mão. E artistas desses não se encontram facilmente.

«A Kross Studio surgiu do meu desejo de criar relógios com complicações contemporâneas, combinando perfeitamente forma e função, respeitando os códigos fundamentais da relojoaria. As minhas criações vão além da simples medição do tempo. Estão no centro de universos ou colaborações que transmitem emoções, revivem memórias e cativam a imaginação. Esse é o meu conceito de Arte Funcional», diz Marco Tedeschi. «Algumas das nossas peças extraordinárias são projetadas exclusivamente para os nossos projetos colaborativos, combinadas com peças de Arte Funcional para criar um Conjunto de Colecionador porque a nossa visão de Arte Funcional estende-se à criação de acessórios complementares, como relógios de mesa, moinhos giratórios e estojos de viagem».

A viagem da Kross Studio no universo da alta-relojoaria está apenas a começar. Veremos que caminhos vai trilhar e até onde vai chegar — o tempo o dirá.
Mais informações sobre a Kross Studio no site oficial da marca.