Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage: voo histórico

Em Pêro Pinheiro | Um relógio decididamente cool, com pormenores distintivos no mostrador de inspiração vintage e uma gravação no fundo que aponta para o futuro: o Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ foi apresentado no Museu do Ar em Sintra e pode ser o presente ideal de última hora para quem aprecia o espírito rétro e edições limitadas.

Oris_TAP_2
Foi no Museu do Ar que decorreu a apresentação do novo Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo
Oris TAP
Os protagonistas do evento de lançamento e entrega aos pilotos do novo Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Adequadamente, foi no Museu do Ar – em Pêro Pinheiro, nos arredores de Sintra – que a TAP Air Portugal e a Oris escolheram apresentar o resultado de uma interessante colaboração entre a Transportadora Aérea Portuguesa e a firma relojoeira suíça baseada em Hölstein: o Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’, dedicado não só aos primórdios da companhia de aviação mas também ao seu futuro. Essa dicotomia entre o ontem e o amanhã está bem presente no relógio, com diversos detalhes de inspiração vintage no mostrador e a gravação de um moderno Airbus no fundo da caixa.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Oris e Paulo Pires / Espiral do Tempo
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Oris

A cerimónia de apresentação do Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ teve lugar no anfiteatro do Museu do Ar, cujas cadeiras são precisamente assentos pertencentes a antigos aviões da TAP – e contou com a presença de Claudine Gertiser, diretora da Oris vinda expressamente da Suíça para o evento, bem como de representantes da TAP e da Torres Distribuição, distribuidora da marca em Portugal.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Perante uma audiência de cerca de 150 pessoas, foram explicadas as razões da parceria e o trajeto da Oris desde a sua fundação em 1904 até aos dias de hoje.  “A relação da Oris com a aviação remonta há mais de cem anos. O primeiro relógio relacionado com a aviação foi um relógio de bolso de 1910 com a gravação de uma aeronave Blériot na caixa – Louis Blériot, o pioneiro aviador francês, completou com sucesso o primeiro voo de travessia do Canal da Mancha, a 5 de julho de 1909 – e seguiu-se o primeiro relógio de pulso para pilotos, por volta de 1917 – e já era um relógio com coroa sobredimensionada! Desde então, a Oris lançou numerosas inovações que fizeram dos relógios Oris os favoritos dos pilotos”, referiu Claudine Gertiser na apresentação.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’: também fica bem em pulsos femininos © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Já Nuno Duque, Chief Pilot da TAP, explicou que “numa fase de grande importância e vitalidade, decidimos criar um relógio icónico que represente uma ponte entre o orgulhoso passado TAP e o futuro promissor. O estilo rétro do lado frontal do relógio alia-se ao fundo com a imagem dos novos aviões TAP, criando essa ponte entre passado e futuro. A ideia visa desenvolver um ‘Espírito de Corpo’ entre os pilotos TAP. A Oris, particularmente com o Big Crown, encaixa-se perfeitamente neste projeto pelos valores que defende e pela imagem rétro do relógio.”

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’

Apesar das individualidades presentes, o grande protagonista do evento foi mesmo… o relógio, cujos primeiros exemplares – numerados e personalizados com o respetivo nome do comprador – foram entregues aos muitos pilotos e funcionários da transportadora que fizeram questão de estar presentes.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
Nuno Duque recebeu de Claudine Gertiser o seu novo Oris; detalhes da exposição no Museu do Ar  © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A escolha do modelo comemorativo revelou-se particularmente adequada: a Oris sempre esteve intimamente ligada à aviação – mesmo antes de se tornar mais conhecida recentemente pelos seus modelos mais desportivos, tanto de mergulho como associados ao universo do desporto motorizado. A linha Big Crown foi criada por alturas da Segunda Guerra Mundial, em 1938, pelo que cumpre este ano o seu 80º aniversário e essa efeméride foi bem evidente nas novidades da marca apresentadas este ano em Baselworld, com um reforço da linha Big Crown através do lançamento de múltiplos novos modelos.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
O anfiteatro do Museu do Ar, cujas cadeiras são precisamente assentos pertencentes a antigos aviões da TAP © Paulo Pires / Espiral do Tempo. Em baixo: o Oris Big Crown Pointer Date original de 1938.

O próprio nome da histórica linha é emblemático e deve-se ao tamanho da coroa, sobredimensionada nessa altura (década de 30) para que os pilotos pudessem acertar o relógio ou dar corda ao relógio através da coroa sem descalçar as luvas. Esse histórico modelo, com múltiplas variantes, tem permanecido no catálogo da marca desde então e o Big Crown Pointer Date mantém muitas das caraterísticas originais, com o seu estilo vintage e a indicação analógica da data com o recurso a um ponteiro a partir do centro. A linha Big Crown expandiu-se a partir da década de 90 e atualmente a variante ProPilot apresenta uma personalidade mais contemporânea e militar, com uma interpretação moderna da luneta canelada do original de 1938 e caixa em aço mate. Entre as variantes Big Crown e Big Crown ProPilot, a Oris tem lançado anualmente algumas edições limitadas decorrentes de associações a entidades aeronáuticas – e já tivemos a oportunidade de estar num desses lançamentos, em Ambri (2015).

© Paulo Pires / Espiral do Tempo
Evento Oris no Museu do Ar, nos arredores de Sintra © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Para um modelo que visava homenagear a TAP, obviamente que o Big Crown Pointer Date se revelou a escolha perfeita. O diâmetro de 40mm não é demasiado grande nem excessivamente pequeno, pelo que se adequa perfeitamente aos pulsos modernos. O principal toque rétro é proporcionado pelas caraterísticas intrínsecas do modelo em questão (luneta canelada, vidro convexo, grafismo do mostrador, ponteiros catedral, ponteiro datador) e pela personalização específica do modelo – com o mostrador preto a incluir um dos mais icónicos logótipos rétro da TAP (fundada em 14 de maio de 1945) nos tons verde/vermelho da bandeira portuguesa e essas duas cores a serem também utilizadas no ponteiro dos segundos. Uma curiosidade: o lay-out do mostrador é da autoria da jovem designer Maria Jordão, que integra a nossa equipa da Espiral do Tempo.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’: mostrador e fecho de báscula © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A ligação ao passado está também bem vincada na correia acastanhada em couro pespontado que faz recordar os antigos blusões de aviador – e que combina idealmente com o magnífico estojo de pele envelhecida, inevitavelmente dotado da gravação do histórico logótipo da transportadora nacional.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ com o respetivo estojo © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Já a personalização do fundo da caixa (em aço) do relógio faz a ponte para o presente e o futuro: apresenta a gravação de um dos novos Airbus da TAP Air Portugal. No ano do seu 73º aniversário, a Transportadora Aérea Portuguesa apresenta-se numa fase significativa de mudança devido à inclusão de uma nova e moderna frota de aviões assente nos Airbus A320neo e A330neo – daí a gravação de pendor mais ‘contemporâneo’ no verso.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ com bracelete em aço © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ com bracelete em aço © Paulo Pires / Espiral do Tempo

“Para além de renovar uma frota já envelhecida da TAP e melhorar exponencialmente a experiência de voo dos nossos clientes, os novos neo introduzem uma poupança de recursos, como por exemplo combustível, muito expressiva, reduzindo custos e especialmente reduzindo o impacto para o ambiente com efeitos no futuro sustentável do Planeta. É um novo paradigma operacional não apenas pela introdução do novo avião mas também pela operação de inúmeros novos sistemas de vanguarda tecnológica”, explicou Nuno Duque.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Paulo Pires / Espiral do Tempo

E foi a nomenclatura dos novos aviões que também inspirou a tiragem da edição especial. O Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ está limitado a 320 exemplares, dos quais cerca de metade já foram adquiridos por pilotos e funcionários da TAP – que tiveram direito de preferência numa primeira fase. O relógio ainda pode ser adquirido através do site http://www.oristapheritage.com/pt e pode-se escolher uma gravação lateral na caixa do relógio com uma inscrição até 18 carateres.

Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Oris
Oris Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’ © Oris

A nossa opinião? Trata-se de um relógio decididamente cool com grande simbolismo histórico e patriótico… pelo que vale mesmo a pena aproveitar os que ainda estão disponíveis!

Continue connosco: