Vacheron Constantin Maître Cabinotier Retrograde Armilary Tourbillon

Na sequência do relógio mais complicado fabricado até hoje — o Ref. 57260, com 57 complicações —, a Vacheron Constantin apresenta o Maître Cabinotier Retrograde Armilary Tourbillon, criado pelos galardoados mestres relojoeiros que criaram o Ref. 57260. Certificado com o Punção de Genebra, o novo relógio integra o turbilhão armilar e a dupla indicação retrógrada. O seu desenho contemporâneo permite contemplar a extraordinária estrutura do calibre 1990, um movimento de corda manual de alta precisão que palpita no interior de uma caixa de ouro branco de 45,7 mm. Foram apresentadas quatro solicitações de patente para este modelo único.

Press Release

Vacheron_Constantin_Maitre_Cabinotier_Retrograde_Armilary_Tourbillon_02

No ano passado, a Vacheron Constantin apresentou um relógio com 57 complicações: o mais complicado fabricado até hoje. Após oito anos de desenvolvimento, esta maravilha mecânica — concebida por três mestres relojoeiros do departamento Atelier Cabinotiers da Vacheron Constantin que foram mesmo galardoados com o Prémio Especial do Júri no Grand Prix d’Horlogerie de Genève — foi apresentada por ocasião do 260.º aniversário da Manufatura. Trata-se de um relógio excecional, feito por encomenda, com tecnologia de ponta, mas que respeita os princípios tradicionais da relojoaria pelos quais se rege o Punção de Genebra. O trabalho de investigação realizado e as técnicas utilizadas para a criação do relógio constituem uma fonte de inspiração e um recurso de desenvolvimento para os três relojoeiros, que continuaram a trabalhar para conseguirem destacar algumas das suas complicações separadamente.

O primeiro resultado deste projeto é o Maître Cabinotier Retrograde Armilary Tourbillon, uma reinterpretação contemporânea de duas complicações do modelo Ref. 57260: a dupla indicação retrógrada e o turbilhão armilar. A função retrógrada diz respeito às horas e aos minutos, e o turbilhão gira sobre dois eixos e dispõe de uma espiral esférica. Uma abertura num dos lados da impressionante caixa permite ver o movimento banhado em NAC (uma liga metálica especial). O relógio faz parte da seleta coleção Maître Cabinotier, que constitui um mostruário das realizações de Vacheron Constantin, dos seus trabalhos personalizados e da sua excelência em geral.


Dupla indicação retrógrada

Vacheron_Constantin_Maitre_Cabinotier_Retrograde_Armilary_Tourbillon_05_Calibre_1990
© Vacheron Constantin

O calibre 1990, um movimento de corda manual desenvolvido e fabricado por Vacheron Constantin, apresenta uma dupla indicação retrógrada com retorno instantâneo das horas e dos minutos. Esta dupla indicação é fascinante, tanto do ponto de vista técnico, quanto estético. Os ponteiros regressam ao ponto de partida com tal velocidade que é preciso prestar uma especial atenção para garantir a precisão da indicação, tendo para isso sido utilizado um material tão leve e resistente como o titânio nos ponteiros.


Turbilhão armilar

Vacheron_Constantin_Maitre_Cabinotier_Retrograde_Armilary_Tourbillon_04
© Vacheron Constantin

A reação veloz dos ponteiros retrógrados contrasta com o ritmo majestoso do turbilhão armilar de espiral esférica. O elegante turbilhão representa uma esfera que roda sem cessar sobre dois eixos, sob uma abóbada de vidro de safira posicionada às 9 horas. O turbilhão recebeu o nome da esfera armilar em que foi inspirado — como a que exibia o relógio astronómico fabricado pelo relojoeiro francês Antide Janvier no século XVII — e evoca os anéis e os aros do modelo antigo da esfera celeste. A espiral esférica, concebida por Jacques-Frédéric Houriet em 1814, é um tipo de espiral pouco comum nos relógios atuais. A sua forma garante o desenvolvimento concêntrico e, portanto, o isocronismo do volante. A gaiola do turbilhão é feita de uma liga leve de alumínio e integra o emblema da cruz de Malta de Vacheron Constantin, que se forma a cada 15 segundos com a rotação do turbilhão. Uma abertura no vidro de safira, situada na lateral da caixa, permite contemplar este espetáculo a cada 30 segundos.


Um movimento de alta precisão

Vacheron_Constantin_Maitre_Cabinotier_Retrograde_Armilary_Tourbillon_06_Calibre_1990
Além de ser fascinante pelo seu funcionamento e pela sua arquitetura, o turbilhão armilar é um mecanismo de relojoaria de alta precisão. Dispõe de um novo tipo de escape, desenvolvido e fabricado por Vacheron Constantin: com uma roda de escape e uma âncora de sílicio, bem como duas palhetas de diamante que garantem a sua resistência e durabilidade. O escape, fabricado com materiais inovadores que garantem a maior leveza possível, contribui em grande medida para a precisão do relógio, que cumpre sobejamente os requisitos estabelecidos pelo
Controlo Oficial Suíço de Cronómetros (COSC). Este nível de precisão é ainda mais notável tendo em conta a grande quantidade de energia consumida pela dupla indicação retrógrada.


Desenho e acabamento contemporâneos

Vacheron_Constantin_Maitre_Cabinotier_Retrograde_Armilary_Tourbillon_03
© Vacheron Constantin

Outro aspeto que contribui para a originalidade do Maître Cabinotier Retrograde Armilary Tourbillon é o estilo moderno da sua arquitetura e o acabamento do movimento. O banho galvanizado de NAC proporciona ao calibre 1990 uma cor antracite escura recriando um efeito polido. Na lateral do mostrador, o movimento exibe a sua arquitetura moderna, as suas pontes de ângulos agudos, suavizados com um acabamento acetinado em leque e uma decoração Côtes de Genève. A parte posterior mostra um estilo mais clássico: o acabamento estilo Côtes de Genève é o contraponto elegante à contemporaneidade deste relógio único de Vacheron Constantin. Mais de 130 horas dedicadas ao minucioso biselado das peças constituem outra prova da excelência do relógio. As indicações surgem nos dois mostradores que cobrem uma parte da platina e que permitem adivinhar a forma e o acabamento contemporâneos do movimento. No lado direito, os ponteiros retrógrados das horas e dos minutos descrevem um semicírculo sobre um acabamento acetinado em leque, salpicado de horas indexes em ouro branco e uma minuteria preta. A gaiola do turbilhão, disposta simetricamente, permite ao ponteiro dos segundos percorrer uma escala desenhada num disco prateado. No lateral do mostrador consta igualmente a inscrição «Armillary Tourbillon», onde foi gravada a certificação do Punção de Genebra, que atesta a suprema qualidade deste relógio. ET_simb

Consulte o site oficial da Vacheron Constantin para mais informações.

Outras leituras