Jaeger-LeCoultre Master Grande Tradition Grande Complication

A Jaeger-LeCoultre é não só uma das mais nobres manufaturas relojoeiras suíças como também uma das mais competentes, dominando todas as vertentes daquela que é considerada a 12.ª arte. E tem por hábito desvelar anualmente um lote restrito de obras-primas que traduzem fielmente a visão da Grande Maison sobre a alta-relojoaria; uma das mais recentes é o Master Grande Tradition Grande Complication, que junta uma disposição sideral do tempo a duas complicações relojoeiras de excelência feitas para seduzir o ouvido e o olhar: a repetição de minutos e o turbilhão.

A linha Master Grande Tradition foi concebida para celebrar o domínio superlativo da arte relojoeira por parte da Jaeger-LeCoultre e interpretar o melhor da era dourada dos relógios de bolso em versões para o pulso verdadeiramente excecionais que sejam perfeitamente exemplificativas da complexidade da alta-relojoaria. Com duas nuances: por um lado, a ideia é conjugar duas complicações típicas da relojoaria clássica segundo padrões decorativos excecionais; por outro lado, os mecanismos por baixo de tão clássica aparência apresentam soluções de vanguarda e incluem materiais de ponta (cerâmica, titânio de grau 5, silício, soldadura a laser, depósito por evaporação no vácuo e polimento plasma). No Master Grande Tradition Grande Complication, esse binómio surge exacerbado — o turbilhão e a repetição de minutos inserem-se num visual dominado pelo mapa celestial miniaturizado no mostrador.

Master Grande Tradition Grande Complication
© Espiral do Tempo Studio

Além de desvelar outro tipo de constelação (a mecânica, com 527 componentes), o fundo transparente em vidro de safira deixa perceber a construção da complicação acústica: os gongos ‘catedral’ colocados no perímetro. Para se obter o som mais puro, os gongos são feitos em cristal e batem numa superfície que foi aplanada (em vez do arredondado habitual) para aumentar a zona de impacto e otimizar a sonoridade.


Constelação mecânica

Master Grande Tradition Grande Complication
© Espiral do Tempo Studio

O Calibre 945 de corda manual é constituído por 527 componentes individuais e funciona a uma frequência de 28.800 alternâncias/hora, com uma reserva de marcha de 40 horas. O sistema de construção possibilita que 80% da potência gerada seja canalizada para ativar o mecanismo, contra uma média de 10 a 30% noutras repetições de minutos.


Dois gongos para três sons

Os dois gongos de cristal proporcionam três sonoridades diferentes: o primeiro gongo faz soar as horas num timbre, os dois gongos combinam-se para dar os quartos de hora e o segundo gongo anuncia os minutos noutro timbre. A arquitetura específica dos martelos e a sua ação sobre os gongos ‘catedral’ de cristal proporcionam uma sonoridade única típica da Jaeger-LeCoultre, manufatura historicamente especializada em complicações acústicas.


Caixa de ressonância

Master Grande Tradition Grande Complication
© Espiral do Tempo Studio

A repetição de minutos proporciona a indicação acústica das horas, dos quartos de hora e dos minutos a pedido — sendo acionada pela alavanca inserida numa calha localizada no flanco esquerdo da caixa em ouro rosa, que é imponente, mas não excessivamente grande, com 45 mm de diâmetro para 15,8 mm de espessura e uma impermeabilidade de 50 metros.


Turbilhão volante orbital

Master Grande Tradition Grande Complication
© Espiral do Tempo Studio

O turbilhão é um sistema inventado por Abraham-Louis Breguet em 1798 para anular as imprecisões dos mecanismos relojoeiros decorrentes da força da gravidade — no tempo em que os relógios estavam sempre na vertical (no bolso, na mesa ou na parede). Graças a um dispositivo em forma de gaiola que inclui no seu interior os órgãos de escape e o binómio balanço/espiral, uma volta completa de um minuto anula os efeitos da gravidade ao mesmo tempo que fascina o observador. No Master Grande Tradition Grande Complication, o turbilhão é volante (não está sustentado numa ponte) e dá a volta ao mostrador.


Tempo sideral

Master Grande Tradition Grande Complication
© Espiral do Tempo Studio

Outro ritmo temporal inspirado nas estrelas: o tempo sideral foi estabelecido pelos primeiros astrónomos com base nas constelações e é ligeiramente distinto do tempo solar e do tempo civil — o dia sideral tem 23 horas, 56 minutos e quatro segundos, que é precisamente a duração da rotação do disco celestial e do turbilhão à volta do mostrador (mas em sentido contrário ao dos ponteiros). O mostrador revela a configuração celeste vista a partir do hemisfério norte, incluindo as 12 do zodíaco; a escala de 24 horas no perímetro que combina com a posição do mostrador e um pequeno indicador do sol para uma disposição de 24 horas (com a.m./p.m.), mês e indicação do signos.


Certificação estratosférica

Master Grande Tradition Grande Complication
© Espiral do Tempo Studio

A precisão é oficialmente certificada através do habitual teste das ‘1000 Horas’ estabelecido pela Jaeger-LeCoultre — mas com uma diferença: tratando-se de parâmetros superlativos de exigência e exatidão, os testes aos modelos Master Grande Tradition são efetuados com o mecanismo montado no relógio e certificados com o novo selo ‘1000 Horas Chrono’, tendo também em conta os parâmetros do COSC. ET_simb

Master Grande Tradition Grande Complication

Características técnicas
Jaeger-LeCoultre
Master Grande Tradition Grande Complication

Referência/ Q5022580
Movimento/ Corda manual. Calibre JLC 945, 40 h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, turbilhão volante, repetição de minutos, carta celeste, indicação dos meses.
Caixa Ø 45 mm/ Ouro rosa, vidro e fundo em vidro de safira, estanque até 50 m.
Bracelete/ Pele de aligátor com fivela em ouro rosa.
Preço/ € 368.000

Galeria de imagens:
[wonderplugin_carousel id=”85″]

Para mais informações visite o site da Torres Distribuição, distribuidora oficial da Jaeger-LeCoultre em Portugal.

Outras leituras