MeisterSinger celebra 25 anos com horas saltantes

No ano das bodas de prata, a MeisterSinger saiu do seu registo para adicionar algo de distinto na nova linha Panthero Jumping Hour — uma janela de horas saltantes que complementa o habitual monoponteiro numa versão limitada e dois modelos regulares.

A MeisterSinger arranca o ano do seu 25.º aniversário com um statement watch com potencial para se tornar protagonista da sua coleção: o Panthero Jumping Hour, pensado para ser ponta-de-lança do catálogo da marca graças a um nível de artesanato mais elevado e uma complicação suplementar que dá nas vistas. Essa complicação é a das horas saltantes, uma disposição do tempo que se tem revelado popular no contexto da relojoaria mecânica (como já o havíamos referido recentemente) e que, no caso particular da MeisterSinger, vem complementar o habitual estilo monoponteiro que representa o seu conceito relojoeiro.

Os três novos modelos Panthero Jumping Hour, incluindo a edição limitada (à direita) | Foto: MeisterSinger

A MeisterSinger é mesmo a marca líder mundial em relógios mecânicos de um só ponteiro e essa caraterística faz parte da sua identidade e filosofia — um conceito de tempo menos urgente e mais tranquilo ao olhar do utilizador, evitando a pressa momentânea do ponteiro dos segundos.  Desde o início que a MeisterSinger se rege pela ideia de que o tempo não precisa de ser dividido em minutos e segundos para ser significativo; quem usa um MeisterSinger experiencia o tempo de uma forma diferente porque o ponteiro único que permite leitura simultânea das horas e minutos torna cada olhar para o mostrador mais tranquilo e direciona a atenção para o momento precioso.

A habitual configuração monoponteiro da MeisterSinger | Foto: MeisterSinger

O tempo parece menos apressado — e a Breguet ganhou o galardão principal do Grand Prix d’Horlogerie de Genève de 2025 com um relógio dotado do mesmo conceito. A MeisterSinger não inventou o monoponteiro, mas é a marca que fez dele a sua identidade… e agora apresenta algo de distinto, sem abandonar a caraterística do ponteiro único.

Com caráter

Durante um quarto de século, a MeisterSinger provou que menos pode, de facto, ser mais — reduzindo a dimensão do tempo com a dispensa de  ponteiros dos minutos e dos segundos. O novo Panthero Jumping Hour surge como uma criação totalmente nova e inovadora para a marca de origem germânica (com produção na Suíça), desde a caixa distinta ao sofisticado movimento, passando pelo design específico.

O MeisterSinger dotado de fases da lua | Foto: MeisterSinger

Para começar, o Panthero Jumping Hour apresenta uma nova caixa de 40,5mm especialmente desenvolvida: apresenta uma luneta extremamente fina, com acabamento refinado nos flancos e coroa exclusiva em forma de espiral; a combinação de superfícies polidas e escovadas acentua essa sofisticação. A encimar a caixa, um vidro de safira ligeiramente abaulado — acompañado de um fundo transparente que convida a admirar o movimento de alta precisão.

O Panthero Jumping Hour em edição limitada com mostrador elaborado numa máquina ancestral de guilloché | Foto: MeisterSinger

No mostrador, a principal distinção. O Panthero Jumping Hour continua a ser inconfundivelmente MeisterSinger ao apresentar o tempo de forma minimalista, mas as horas surgem de modo digital de um disco numa janela redonda que salta de hora em hora com precisão absoluta. Os minutos são indicados por um ponteiro finamente esculpido, que não parte exatamente do centro mas que percorre o seu caminho ao longo de um anel de minutos igualmente descentrado. A nova configuração geométrica confere ao mostrador uma notável sensação de profundidade e maior dinamismo..

Sol do Tempo

O mostrador contém também um elemento circular que gira a cada segundo, formado a partir da figura da fermata (o logótipo da MeisterSinger) e que evoca um sol radiante. A nova roda solar da MeisterSinger não tem um papel verdadeiramente funcional, mas transmite a ideia de fluxo contínuo do tempo e mostra que o relógio está a funcionar — ou seja, que o movimento automático no seu interior está carregado.

Verso e reverso: o fundo transparente mostra o movimento de corda automática | Foto: MeisterSinger

O Panthero Jumping Hour é motorizado pelo o calibre MS-JH-01 de 47 horas de reserva de carga, baseado no comprovado Sellita SW300 e aperfeiçoado com um módulo concebido para acionar o característico sistema de horas saltantes. A complexidade do movimento pode ser admirada através do fundo transparente em vidro de safira; a massa oscilante inspira-se no contorno de três fermatas interligadas e tanto o logótipo como o anel central que envolve o rolamento do rotor são apresentados em tom antracite contrastante.

O Panthero Jumping Hour de mostrador preto | Foto: MeisterSinger

A nova linha Panthero Jumping Hour da MeisterSinger estreia-se com três modelos, destacando-se uma edição em guilloché limitada a somente 25 exemplares — um por cada ano notável da história da MeisterSinger, cada qual comercializado por 7.990€. O mostrador argenté é inteiramente decorado à mão numa máquina histórica de guilloché de acionamento manual; a superfície do mostrador é gravada manualmente linha após linha, num processo artesanal que exige muito savoir-faire. A minuteria, o ponteiro e a roda em forma de sol apresentam-se num tom metálico antracite, proporcionando um contraste ideal.

A sede da MeisterSinger está localizada em Münster, na Alemanha; os relógios são feitos na Suíça | Foto: MeisterSinger

Quanto aos dois modelos que passam a integrar a coleção regular, apresentam brilhantes mostradores lacados em preto e branco — fazendo o tema de Paul McCartney e Michael Jackson ‘Ebony and Ivory’ (side by side on the piano). No modelo preto, o ponteiro e o sol surgem em branco e combinam com uma correia em pele preta com gravação estilo crocodilo. Os elementos do mostrador da versão branca são em preto contrastante, enquanto a correia mantém-se elegantemente ton sur ton (é possível optar por outro tipo de correias e braceltes).

O amarelo está em destaque no novo relógio, numa alusão à cor do Elétrico 28. Às 6 horas, encontra-se a janela da data e tanto as horas como os minutos são indicados por meio de um único ponteiro central | Foto: MeisterSinger
Edição limitada dedicada a Lisboa evoca o Elétrico 28; janela da data às seis horas e tanto as horas como os minutos são indicados por meio de um único ponteiro central | Foto: MeisterSinger

Com o Panthero Jumping Hour, a MeisterSinger tem espaço para expressar a sua a criatividade de modo distinto relativamente aos seus tradicionais modelos monoponteiro — e estão previstas novas variantes Panthero Jumping Hour num futuro próximo.

Continue connosco: