Montblanc na Maratona de Gelo Antártida

Foram 42,195 quilómetros e temperaturas de 30 graus negativos que uma dupla de protagonistas da marca enfrentou para testar a edição limitada 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole. A Maratona de Gelo Antártida é a corrida que se realiza mais a sul do planeta.

O frio tem sido uma realidade nestes últimos dias aqui em Portugal, mas muito diferente certamente do frio sentido pelas 66 pessoas que participaram na 18.ª Maratona de Gelo Antártida que decorreu no passado dia 13 de dezembro. Falamos da corrida mais a sul do nosso planeta, no sopé das montanhas Ellsworth, com temperaturas de 30 graus negativos durante 42,195 quilómetros e a uma distância de apenas algumas centenas de quilómetros do Polo Sul. E foi precisamente neste ambiente que a Montblanc testou dois exemplares da edição limitada 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole.

Montblanc na Maratona de Gelo Antártida
Simon Messner e Laurent Lecamp, respetivamente, Mark Maker e diretor geral da divisão de relógios da Montblanc enfrentaram a Maratona de Gelo Antártida em dezembro de 2023 | Foto: Montblanc

Integrado na série Zero Oxygen, este relógio foi criado em homenagem a Reinhold Messner, a primeira pessoa a escalar todos os 14 picos mais altos do mundo e o primeiro a cruzar o Polo Sul a pé, numa viagem realizada em 1990, que significou 2.800 km em 96 dias. Reinhold Messner é também pai de Simon Messner, Mark Maker da Montblanc. Seguindo, assim, o gosto pelo montanhismo e familiarizado com o contexto em causa, Simon Messner participou na Maratona de Gelo Antártida com o 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole no pulso. Mas não foi sozinho. Com ele esteve ainda (usando o mesmo modelo no pulso) Laurent Lecamp, diretor geral da divisão de relógios da Montblanc. Juntos, cruzaram a linha da meta em 4 horas e 29 segundos, conquistando o 7.º lugar.

O Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole faz parte da série Zero Oxygen que foi concebida para resistir a condições extremas e evitar embaciamento e oxidação | Foto: Montblanc

Quanto aos relógios, tiveram a oportunidade de ser testado num ambiente à altura das suas especificações. Como dissemos, o Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole faz parte da série Zero Oxygen que foi concebida para resistir a condições extremas e evitar embaciamento e oxidação. O relógio tem uma caixa de 42mm de diâmetro em titânio e mostrador com motivo glaciar em azul turquesa, como evocação da cor dos icebergues e do gelo glaciar encontrados no Polo Sul.

Com indicação das horas mundiais, o relógio tem dois globos tridimensionais que giram no sentido anti-horário | Foto: Montblanc

De acordo com a marca, este tipo de mostrador leva quatro vezes mais tempo a ser produzido do que um mostrador padrão, mas resulta numa maior profundidade e luminosidade. Com indicação das horas mundiais, nele encontram-se ainda dois globos tridimensionais que giram no sentido anti-horário. Por fim, destaque para o fundo decorado com a representação gravada em 3D da Aurora Australis. No interior, vive o calibre MB 29.25 com reserva de corda de 42 horas.

Montblanc na Maratona de Gelo Antártida
Simon Messner e Laurent Lecamp cruzaram a meta em sétimo lugar | Foto: Montblanc

O Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole é uma edição limitada a 1990 peças – número simbólico evocativo do ano em que Reinhold Messner cruzou o Polo Sul. No passado, a marca já tinha lançado outra edição de tributo ao montanhista de origem italiana.

Outras leituras