E estamos a chegar ao último domingo de março, momento que assinala o regresso do horário de verão. Na madrugada do dia 30 vamos assim adiantar uma hora aos nossos relógios.
É já na madrugada do próximo dia 30 de março que regressa o horário de verão. Isto significa que à 01h00 em Portugal continental e no arquipélago da Madeira devemos adiantar os ponteiros para as 02h00. Já nos Açores a mudança ocorre à meia-noite, passando diretamente para a 01h00.
A adoção do horário de verão tem como base histórica o melhor aproveitamento da luz natural durante os meses mais quentes, numa redução do consumo energético e no prolongamento das horas de lazer ao final do dia. No entanto, a sua origem remonta à época da Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de economizar no consumo dos combustíveis usados para iluminação, numa medida que tinha já anteriormente sido sugerida por Benjamin Franklin nos Estados Unidos, mas ligada ao racionamento de velas, e mais tarde pelo inglês William Willett.
Depois da Alemanha e da Áustria, em 1915, vários países, incluindo Portugal em 1916 (com diversos decretos a regulamentarem a sua implementação), acabaram por adotar a medida, e, desde então, o nosso país tem seguido este sistema, com algumas variações, até aos dias de hoje, sempre com foco no melhor aproveitamento da luz natural do sol e numa adaptação do nosso quotidiano à maior duração do dia solar.
O horário de verão permanece em vigor até ao último domingo de outubro, momento em que teremos de acertar novamente os ponteiros do relógio; desta vez, atrasar uma hora, portanto.