fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leilões: quatro fantásticos Rolex no ‘The Geneva Watch Auction X’

No próximo mês de novembro, a comunidade mundial de colecionadores irá reunir novamente em Genebra para a habitual semana de leilões de relógios. Em destaque, a Phillips que tem na manga ‘quatro fantásticos’ da Rolex, um grupo de peças verdadeiramente mítico entre os colecionadores mais atentos.

No próximo mês de novembro, a comunidade mundial de colecionadores irá reunir novamente em Genebra para a habitual semana de leilões de relógios , durante a qual a Christies, a Sothebys, a Antiquorum e a Phillips irão medir forças para perceber quem é capaz de melhor seduzir os compradores com bolsos mais fundos. E o primeiro leiloeiro a antecipar-se com alguma informação de relevo è a Philipps que, com o apoio da Bacs & Russo, marcou já encontro nos dias 9 e 10 de novembro na habitual tenda que irá ser montada nos relvados do Hotel La Reserve, na periferia de Genebra.

O sábado, dia 9 de novembro, está reservado para uma dupla sessão que se inicia com o leilão temático «Double Signed», seguido após um breve intervalo pela primeira parte do «The Geneva Watch Auction X». A segunda sessão desta 10ª edição de um leilão da Phillips em Genebra está marcada para domingo.

Certamente à espera de replicar os recordes mundiais e rácios de venda fora do comum alcançados durante a passada sessão de primavera, a Phillips tem preparada uma seleção de cerca de 200 peças oriundas das melhores manufaturas e onde se incluem a Patek Philippe, a Rolex, a Vacheron Constantin, a Audemars Piguet, a Cartier, a Omega, a IWC e a Jaeger-LeCoultre.

Aurel Bacs e Alex Ghotbi, respetivamente consultor sénior da Bacs & Russo e diretor para a Europa e o Médio Oriente, não poupam adjetivos ao leilão: «O Geneva Watch Auction X marca o aniversário da inauguração dos nossos escritórios de Genebra, e irá comemorar essa efeméride com uma seleção de relógios que encapsula perfeitamente os valores essenciais que definiram o departamento quando foi lançado há cinco anos: qualidade, raridade e estreia no mercado permanecem aspetos essenciais no nosso processo de seleção dos melhores modelos ​​disponíveis. Nos dias 9 e 10 de novembro, teremos o prazer de apresentar uma seleção incrivelmente ampla de relógios de coleção, incluindo alguns dos mais importantes modelos vintage de pulso da Rolex, exemplos notáveis ​​dos ‘The Fantastic Four’, um grupo de peças verdadeiramente mítico entre os colecionadores mais atentos.»

Com os ‘ The Fantastic Four′, Bacs refere-se a um grupo de modelos da Rolex que inclui a rara ref. 4113 em aço (o único modelo da Rolex com duplo cronógrafo); um exemplar original e extremamente bem preservado em ouro rosa da ref. 6062 “Stelline”; possivelmente o melhor exemplar em aço atualmente disponível da ref. 8171; e um cronógrafo com triplo calendário bastante atraente e raro, representado pela ref. 6236 Dato-Compax.

Aqui estão estes quatro modelos apresentados em detalhe:

Rolex – Ref. 4113

Leilão_Rolex_133343_SOLDIER_UC201432
Rolex – Ref. 4113 © Phillips

A referência 4113 representa um duplo cronógrafo muitíssimo raro e de grande diâmetro em aço, sendo o exemplar apresentado pela Phillips uma de apenas doze peças atualmente conhecidas e com produção datada de 1942. Sempre que este modelo faz uma aparição em leilão, é garantido que provoca uma acesa disputa na sala. A existência da referência 4113 permanece, aliás, envolta em mistério, já que o modelo nunca fez qualquer aparição num catálogo da Rolex. Mesmo assim, e ao longo das últimas duas décadas, os estudos efetuados sobre este modelo trouxeram à tona um padrão bastante credível em relação a todas as referências 4113 conhecidas: todas os exemplares têm origem em proprietários cujas famílias estavam, de uma forma ou de outra, relacionadas com o desporto automóvel, pelo que se acredita que os modelos tenham sido oferecidos às equipas ou aos respetivos pilotos.

O exemplar agora proposto pela Phillips apareceu, pela primeira vez, no mercado em 1991, e voltou a aparecer duas décadas depois, em 2011, alcançando nessa altura um valor recorde. Posteriormente, outro exemplar desta referência seria leiloado pela Phillips no célebre «Start-Stop-Reset», em que foi arrematado por 2.405.000 francos suíços. O modelo, reservado para a sessão de novembro da Phillips em Genebra, terá uma base de licitação um pouco mais conservadora, mas mesmo assim estimada em 1.500.000 francos suíços.

Rolex – Ref. 8171

Leilão_Rolex_133341_SOLDIER_UC201426
Rolex – Ref. 8171 © Phillips

Este será provavelmente o exemplar em aço da ref. 8171 em melhor estado de conservação alguma vez proposto a leilão. Conhecido entre os colecionadores italianos, e não só, como «Padellone», trata-se de um dos modelos vintage mais lendários e, consequentemente, mais procurados alguma vez produzidos por uma manufatura. Juntamente com a referência 6062, o «Padellone» ref. 8171 é o único Rolex a apresentar uma complicação de triplo calendário associada a uma complicação de fases da lua. A Philips coloca a estimativa para este relógio entre os 500.000 e 1.000.000 de francos suíços.

Rolex – Ref. 6062

Leilão_Rolex_131927_SOLDIER_UC201311
Rolex Ref. 6062. © Phillips

A ref. 6062 que vai a leilão dia 10 de novembro representa o triplo calendário com caixa em ouro rosa mais bem preservado que se conhece no mercado. Com um mostrador com indexes em forma de estrelas bastante sedutor (Stelline), esta ref. 6062 apresenta uma caixa Oyster com fundo de rosca, em contraste com o «Padellone», que apresenta um fundo de encaixe ou pressão. Proposto pela primeira vez ao mercado em 2012, o atual Rolex 6062 era a propriedade de Gordon Bethune, um colecionador de renome internacional e CEO da Continental Airlines, a empresa de aviação comercial que presidiu entre 1994 e o final de 2004. A estimativa da Phillips para este exemplar é superior a 1.000.000 francos suíços.

Rolex – Ref. 6263 Dato-Compax

Leilão_Rolex_132594_SOLDIER_UC201393
Rolex Ref. 6263 Dato-Compax. © Phillips

O quarto e último exemplar destes ‘Quatro Fantásticos’ é a ref. 6263 Dato-Compax, um cronógrafo com triplo calendário, em aço, extremamente atraente e raro. Lançado em 1947, o Dato-Compax foi o primeiro e único relógio de pulso cronógrafo com triplo calendário da Rolex, equipado também com uma caixa Oyster resistente à água. Os colecionadores rapidamente lhe atribuíram a alcunha de Dato Compax «Jean-Claude Killy», em homenagem ao tricampeão olímpico francês de esqui que costumava ser visto com frequência a usar um 6236 semelhante ao presente exemplar. A estimativa por parte da Phillips para esta peça é de 200.000 a 400.000 francos suíços.

Visite o site oficial da Phillips para mais informações.

Outras leituras