Não é uma novidade fechada, mas vai sendo novidade ao longo dos meses. Este ano, a H.Moser & Cie volta a evidenciar o seu lado mais humorístico através de uma campanha publicitária que põe literalmente os relógios a falar…
Existem as marcas, existem os embaixadores, existem os patrocínios e existem os grandes eventos… Mas no meio de tudo isto onde ficam os relógios no momento de os promover? Nem sempre é claro no mundo dos relógios ou em qualquer outro mundo que tenha necessidade de promover os seus produtos. É uma questão de apostar naquela que se acredita ser a melhor forma de transmitir a mensagem pretendida.
Para a H.Moser & Cie a mensagem é clara: os relógios não precisam de intermediários, ou seja, falam por si. Por isso, a marca deixa que os seus relógios falem – algo que agradaria muito certamente a D.Francisco Manuel de Melo, o português que, no século XVII e com outras intenções, pôs dois relógios de igreja a discutir no seu apólogo dialogal Relógios Falantes.
De regresso ao nosso século, as conversas entre relógios são outras e os relógios também. E podem realmente falar à vontade até porque têm muito para dizer. Nasceu, assim, uma divertida campanha publicitária em vídeo que, tal como os relógios, também fala por si. Pelas nossas contas, a marca lançou até ao momento seis vídeos, incluindo o teaser apresentado há dois meses. Aqui está ele:
Os restantes passam-se em diversos ambientes e em diversas situações, sempre tendo como ponto de partida conversas entre os relógios da marca. Aliás, o próprio stand da H.Moser & Cie no Watches and Wonders baseou-se neste conceito, com paredes evocativas de um estúdio devidamente insonorizado. Afinal, os relógios merecem ser ouvidos.
Outra nota passa pelo facto de, nos vídeos da campanha, as conversas entre relógios refletirem as suas caraterísticas das mais diversas formas, ao mesmo tempo que até destacam alguns aspetos interessantes sobre a relojoaria em geral e sobre as especificidades do conceito técnico que lhes dá vida. O ideal é mesmo ver para acompanhar.
Aqui fica o segundo vídeo da campanha, com Edouard Meylan, CEO da marca, também em destaque:
Por fim, resta dizer que os vídeos apresentados traduzem na perfeição a identidade da marca, no que à comunicação diz respeito. Não é a primeira campanha disruptiva e nem será a última. No fundo, estamos habituados a esperar sempre algo de diferente da parte da H.Moser & Cie. E, em 2024, o efeito surpresa voltou a surtir efeito. A relojoaria é um assunto sério, mas pode de facto ser levada a sério com humor. Esta nova campanha é a prova disso mesmo.
Para finalizar, deixamos mais um vídeo. Agora, uma conversa entre relógios na manufatura, durante a noite. Depois, recomendamos uma visita ao canal oficial de Youtube da marca, para mais uns minutos bem passados: