A Nomos aproveitou a quinta edição do seu Forum Internacional para introduzir na coleção um peculiar Tangente dotado de um novo calibre e dupla apresentação da data. Estivemos em Glashütte para o lançamento e a obrigatória visita à manufatura.
Há nove marcas sediadas em Glashütte, localidade a 30km de Dresden que é considerada o berço da relojoaria fina alemã. A Nomos distingue-se claramente — não só por ser a única no seu segmento de preço capaz de produzir todos os movimentos utilizados nos seus modelos, como também por apresentar a estética que mais se aproxima da ideia que se tem do design germânico. E ainda por ser a maior produtora alemã de relógios mecânicos e não pertencer a qualquer grupo relojoeiro. A última novidade da marca é um exemplo perfeito das valências da Nomos, com uma nuance muito especial para além do minimalismo que lhe é caraterístico.
Tangente 2date
O novo Tangente 2date, para já disponível com mostrador branco prateado e azul galvanizado, é tipicamente Nomos de fora para dentro e de dentro para fora — desde a estética inconfundível à mecânica elaborada, passando pela apurada tipografia. Mas apresenta um pormenor quase redundante que acaba por ser um pormaior, já que dá nome ao relógio: ostenta a data de duas maneiras distintas, mas complementares. A mais evidente surge através da convencional janela, localizada às 6 horas; a suplementar surge na periferia e tem por razão de ser a indicação no contexto dos dias do mês. Uma configuração dupla que é inédita, e que acaba por dar um discreto toque especial ao mostrador.
No conjunto, o Tangente 2date é a materialização perfeita do que é a Nomos e implementa praticamente todos os códigos que fazem da jovem companhia fundada há 34 anos um caso à parte na relojoaria mundial. Uma caixa de tamanho elegante, com os seus 37,5mm de diâmetro por somente 6,8mm de espessura. Asas finas e estilizadas. Grafismo serif depurado, com renovada atenção para a criteriosa colocação dos algarismos na janela trapezoidal para a data (por exemplo, os dois algarismos do dia 22 são distintos para melhor ficarem acomodados). Movimento de conceção e fabrico próprio, com novas soluções decorativas sem adulterar a filosofia da casa. E até o anel da data utilizado para complementar a janela faz parte da história da Nomos, estando anteriormente disponível nos modelos Tangente Neomatik e Metro Neomatik de corda automática.
Ou seja, a apresentação dupla e sincronizada da data (que, conceptualmente, pode parecer redundante ou contra o minimalismo da Nomos) não só acaba por fazer sentido, como também não belisca minimamente a estética do conjunto. O anel periférico da data está lá para o olho avisado, que procura essa indicação; essa nova perspetiva acaba por ser uma questão de hábito que fornece instintivamente a posição da data corrente no início, meio ou fim do mês — com dois marcadores vermelhos rodear a data periférica no mostrador branco e dois marcadores brancos no mostrador azul. E a mudança de data é rápida.
Calibre ultra-fino
Depois vêm os argumentos mecânicos: o Tangente 2date é motorizado pelo novo Calibre DUW 4601 de corda manual com 52 horas de autonomia e um novo tipo de acabamento: o padrão raiado na platina (que, à moda de Glashütte, cobre quase todo o mecanismo) é excêntrico e faz-se a partir da abertura que deixa ver o balanço e o swing system patenteado da Nomos, um sistema de escape de fabrico próprio que quebrou o monopólio suíço aquando da sua estreia, em 2018.
Segundo a vontade do freguês, o movimento e a respetiva decoração podem ficar à vista num fundo transparente maior do que o habitual nos modelos da marca ou então escondido debaixo de um fundo fechado com tampa tradicional. Claro que o fundo transparente em vidro de safira é o mais aconselhável para quem gosta de relojoaria mecânica.
Com três posições de coroa para um melhor ajuste do tempo/data e somente 2,8mm de espessura, o DUWW 4601 é o 12.º calibre desenvolvido e produzido pela Nomos, algo de verdadeiramente notável e que é ainda mais significativo tendo em conta que se trata de uma empresa relativamente pequena.
As nossas impressões
Para a sua dimensão e segmento de preço (entre 1000 e 5000 mil euros), poucas companhias relojoeiras conseguem granjear o mesmo respeito que os conhecedores e aficionados atribuem à Nomos. Gostando-se ou não do estilo minimalista vincadamente Bauhaus. Em especial, os designers e arquitetos gostam muito.
E há mesmo muito para gostar no catálogo da Nomos, tal como há muito para gostar no Tangente 2date. É um relógio que exala qualidade à primeira vista, ao primeiro manusear, à primeira utilização no pulso — não admira que a Nomos já tenha ganho mais de 170 prémios internacionais, do Grand Prix d’Horlogerie de Genève ao Red Dot Award.
A função de dupla data do Tangente 2date, que originalmente suscitou algumas duvidas quanto à necessidade de uma apresentação suplementar, acaba por não incomodar nada porque o anel exterior da data integra-se perfeitamente no design e não causa qualquer ‘ruído’ ao mostrador. É quase como se não estivesse lá, mas está lá para quem quer ver — e a habituação visual ao sistema é rápida, tornando-se depois intuitiva.
Teremos em breve a oportunidade de abordar mais detalhadamente a filosofia estética e mecânica da Nomos, a par das ilações retiradas da quinta edição do fórum organizado por uma marca que merece ser melhor conhecida/compreendida pelos amantes da bela relojoaria.
Visite o site oficial da Nomos para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Nomos Glashütte
Tangente 2date
Referências | 135 (mostrador prateado); 136 (mostrador azul-escuro)
Ano de lançamento | 2024
Movimento | Corda manual Calibre DUW 4601 in-house. 52 horas de reserva de corda. Sistema patenteado de data, galo do balanço esqueletizado. Mecanismo stop-seconds. 23 rubis
Mostrador | Prateado ou azul, galvanizado. Duas indicações da data: através de aberturas na periferia e de uma janela às 6h com dias destacados a vermelho. Ponteiros rodeados.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos e dupla indicação da data.
Caixa Ø 37,5mm | Aço. Vidro de safira com tratamento antirreflexo. Fundo bipartido com vidro de safira. Estanque até 5 atm.
Bracelete | Preta em pele Horween Shell Cordovan genuína.
Preço anunciado no site da marca | 2.580 €