No seu catálogo de linhas minimalistas e fortemente influenciadas pela pureza teutónica do estilo Bauhaus, o Zürich World Time distingue-se dos modelos básicos Tangente, Orion, Ludwig e Tetra pela complicação adicional relacionada com um segundo fuso horário e o disco representativo das 24 zonas horárias do globo.
Artigo originalmente publicado no número 82 da Espiral do Tempo (primavera 2023) mas aqui complementado com mais imagens.
A Nomos é uma marca relativamente jovem que se tornou num dos vetores do renascimento da relojoaria alemã e na confirmação da localidade de Glashütte como um dos principais polos relojoeiros do planeta. Com uma caraterística adicional: ao contrário de marcas conterrâneas de alta-relojoaria como a A. Lange & Söhne, a Glashütte Original ou a Moritz Grossman, a Nomos proporciona relógios com calibres exclusivos a um preço bem mais acessível — assumindo um papel significativo na demo-cratização da relojoaria mecânica de fabrico próprio à escala global. Fundada por Roland Schwertner em 1990, escassos meses após a queda do Muro de Berlim, também contribuiu para o florescimento de uma região que tinha ficado estagnada nos tempos da Alemanha de Leste e que hoje em dia representa um local de culto para o mundo relojoeiro.
No seu catálogo de linhas minimalistas e fortemente influenciadas pela pureza teutónica do estilo Bauhaus, o Zürich Weltzeit (termo germânico para worldtimer) distingue-se dos modelos básicos Tangente, Orion, Ludwig e Tetra pela complicação adicional relacionada com um segundo fuso horário e o disco das cidades representativo das 24 zonas horárias do globo. A leitura do segundo fuso horário faz-se a partir de uma seta às 12 horas que indica a correspondente zona marcada pela respetiva cidade, enquanto a hora do local de origem (home time) é indicada por uma seta às 3 horas que aponta para um disco horário. Não é um worldtimer puro porque mostra dois fusos horários e não o tempo simultaneamente nas 24 cidades, mas apresenta-se como um excelente relógio de estética diferenciada e perfeitamente adequado ao viajante moderno.
Botão de acesso
A linha Zürich inclui atualmente modelos World Time de mostrador branco opalino ou azul numa caixa clássica de 39,9mm com acabamento polido e asas ligeiramente encurvadas; um botão às 2 horas permite o avanço do fuso horário no disco das cidades situado num plano inferior, associado ao ponteiro das horas. A correia de couro Horween é parte integrante do look tradicional da Nomos. A aparente sobriedade do relógio exala a tão peculiar sofisticação do minimalismo germânico.
Calibre próprio
A Nomos ganhou fama pela exclusividade dos seus movimentos, manufaturados em instalações próprias da marca saxónica. O Zürich World Time está equipado com o Calibre DUW 5201 de carga automática e 42 horas de reserva de marcha; a sua estrutura assente numa platina típica de Glashütte que pode ser apreciada através do fundo transparente em vidro de safira — e o nível dos padrões decorativos é notável. Um botão embutido às 8 horas permite ajustes no disco da hora de origem.
→ Evocativo dos instrumentos de aviação e relógios de piloto, o cronógrafo monopulsante Fortress personifica de maneira original o estilo military chic, graças ao seu estilo vincado e aos seus sofisticados acabamentos.
Algumas caraterísticas técnicas:
NOMOS Glashütte
Zürich World Time
Referência | 805
Movimento | Corda automática Calibre DUW 5201, até 42 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos e horas em 24 cidades com indicação de 24h.
Caixa ø 39,9mm | Aço. Vidro de safira abobadado com tratamento antirreflexo em ambos os lados. Estanque até 30 metros.
Bracelete | Pele Horween Genuine Shell Cordovan com fivela em aço.
Preço | 4.700 €
Relógio cedido por Nomos.
Visite o site oficial da Nomos para mais informações.
Clique na imagem para ver a galeria:
-
NOMOS Glashütte Zürich World Time | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
-
NOMOS Glashütte Zürich World Time | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
-
NOMOS Glashütte Zürich World Time | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
-
NOMOS Glashütte Zürich World Time | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
-
NOMOS Glashütte Zürich World Time | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
-
NOMOS Glashütte Zürich World Time | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
-
NOMOS Glashütte Zürich World Time | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Fotografias: Paulo Pires / Espiral do Tempo