A Norqain aproveitou o arranque do US Open em ténis para apresentar uma edição especial do bestseller Wild One Skeleton dedicada ao seu embaixador Stan Wawrinka e especialmente preparada para a prática desportiva.
Já começou o Open dos Estados Unidos — o último torneio do Grand Slam de 2025. Como tem sucedido frequentemente no presente milénio, cada evento do Grand Slam representa a oportunidade para muitas marcas relojoeiras promoverem os seus relógios e as vedetas da modalidade a que estão associadas. Porque não há desporto com mais associações à relojoaria do que o ténis. E, mesmo que a Rolex assuma um papel dominante, há espaço para praticamente todas as marcas; a Norqain é uma delas e foi a primeira a aproveitar o evento novaiorquino para apresentar um novo modelo em edição limitada: o Wild One Skeleton Stan the Man, dedicado a esse tenista de culto que é Stan Wawrinka.

A Norqain é uma jovem companhia independente suíça de origem familiar e baseada na zona de Bienne. Fundada por gente com experiência no setor (nomeadamente na Breitling, como Ben Küffer e Ted Schneider) e contando com o lendário Jean-Claude Biver como consultor de luxo, divide a sua coleção em três linhas — Independence, Adventure, Freedom — e aponta sobretudo para um público jovem e naturalista. Os cronógrafos das linhas Freedom e Adventure são apelativos (e o Freedom 60 Chrono ‘Enjoy Life’ seduziu toda a gente neste verão!), mas o modelo que mais se tem destacado como ícone da marca é oriundo da linha Independence: o Wild One Skeleton.

E com razão. Trata-se de um notável relógio desportivo — ultraleve, ultrarresistente e feito para aguentar o impacto de atividades mais radicais. Um relógio moderno, com tecnologia de ponta e feito para a prática do desporto.
O fenómeno Wild One Skeleton
Na sua versão regular, o Wild One Skeleton apresenta uma estrutura modular ultra-leve em fibra de carbono com um contentor em borracha, outro contentor em titânio e inserções laterais de borracha; no total, a caixa Norteq é formada por 25 elementos, estanque a 200 metros e ajuda a proteger o movimento de choques até 5.000Gs.

O movimento esqueletizado tem a certificação cronométrica do COSC e é baseado no Sellita SW200-1 Sc (embora a marca tenha calibres próprios numa colaboração com a Kenissi). A cor azul turquesa original chamou logo a atenção e depois surgiram outras tonalidades como o verde e o ocre, associadas aos courts relvados e à terra batida; começaram por ser vistos no pulso do ator Mark Wahlberg e do campeão de ténis suíço Stan Wawrinka, que até visitou o stand da Norqain no Watches and Wonders em 2024; este ano, a marca lançou no evento genebrino uma variante um pouco mais pequena (de 39mm de diâmetro, complementando a versão original de 42mm) que tem conhecido também grande êxito.

Stan Wawrinka, atualmente com 40 anos e ainda no ativo (!), não é um embaixador qualquer. É um grande campeão de ténis que só não é mais conhecido do público em geral porque teve o ‘azar’ de conviver com ultracampeões como Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic (os ‘Big 3’). Apesar disso, derrotou-os a todos e ainda conseguiu arrebatar três títulos do Grand Slam no auge da hegemonia dessa ‘Santíssima Trindade’: o Open da Austrália em 2014, Roland Garros em 2015 e o US Open em 2016 — sempre de relógio no pulso (na altura, um Audemars Piguet Royal Oak Offshore).

Venceu também o antigo Estoril Open em 2013 e sempre foi particularmente admirado pelos adeptos da modalidade devido à sua extraordinária esquerda a uma mão. De há uns anos para cá, ‘Stan the Man’ (ou ‘Stanimal’, como também é conhecido) tornou-se embaixador e seguidamente business partner da Norqain. Outro embaixador da Norqain no circuito de ténis profissional é Matt Ebden, o especialista australiano de pares que é um grande aficionado de relojoaria e que já ganhou Wimbledon e o Open da Austrália na variante; há um ano, arrecadou a medalha de ouro de pares masculinos nos Jogos Olímpicos de Paris com o Wild One Skeleton turquesa no pulso.

Obviamente, já se sabia que uma edição limitada dedicada a Stan Wawrinka — pelo seu estatuto, pela ligação à Norqain enquanto investidor — iria surgir mais cedo ou mais tarde…
Wild One Skeleton Stan the Man
E aí está ela, apresentada na véspera do arranque do quadro principal de singulares do US Open: o Wild One Skeleton Stan the Man, uma variante especial do Wild One Skeleton criada em colaboração com o campeão suíço. Desde que se juntou à Norqain em 2024, Stan tem sido um entusiasmado e engajado apoiante da marca, trazendo o seu espírito competitivo e estilo pessoal para a parceria.

O novo e exclusivo modelo com a sua assinatura não só reflete a essência da notável carreira e personalidade do popular Stan the Man, mas é também uma homenagem ao ténis. Limitado a apenas 85 peças (porque Wawrinka nasceu em 1985), é baseado no Wild One Skeleton de alto rendimento e exibe inúmeros detalhes pessoais que celebram as notáveis conquistas notáveis do tenista de Lausanne.

A construção da caixa incorpora um amortecedor de borracha amarelo-ótico, inspirado na cor das bolas de ténis, entre as placas superior e inferior em Norteq (material de fibra de carbono ultraleve e ultrarresistente patenteado pela Norqain); o relógio faz-se acompanhar por uma exclusiva bracelete de borracha preta e amarelo-ótico com um padrão inspirado na rede dos courts de ténis.

E o fundo transparente da caixa, em vidro de safira, apresenta uma imagem do ‘Stanimal’ impressa, juntamente com as datas das suas três vitórias em torneios do Grand Slam, adicionando uma dimensão comemorativa e emocional à peça. Para além desses três títulos maiores, Stan Wawrinka ganhou também a medalha de ouro em pares nos Jogos Olímpicos de Pequim ao lado do amigo/compatriota Roger Federer, com quem venceu igualmente a Taça Davis em 2014.

Relativamente ao Wild One Skeleton Stan the Man, a placa lateral do lado esquerdo da caixa é infundida com fibras de bola de ténis, desenvolvidas em colaboração com a firma tecnológica BIWI. A gravação ‘Norqain’ em amarelo-esverdeado confere à peça um toque fresco e energético, símbolo do compromisso da jovem marca com a inovação e o desempenho. Sob o mostrador preto esqueletizado com detalhes em amarelo-ótico bate o Calibre NB08S, um movimento automático esqueletizado, certificado como cronómetro pelo COSC e com 41 horas de reserva de carga.

Cada exemplar é apresentado numa caixa esférica personalizada em crómio polido, juntamente com uma bola de ténis assinada pessoalmente pelo próprio Stan Wawrinka, uma imagem do tenista suíço com o relógio e ainda uma placa comemorativa registando as datas dos três títulos do Grand Slam alcançados por ele.
As palavras dos protagonistas
«O Stan é uma lenda do ténis e foi uma grande alegria para nós criar um relógio em seu nome», diz Ben Küffer, o jovial fundador e CEO da Norqain. «Ele é também um amigo próximo e adoramos trabalhar com ele. Colaborar neste relógio foi muito divertido e o resultado redundou num design especial que temos o prazer de apresentar aos seus muitos fãs. Estamos-lhe muito agradecidos pela parceria e pelo seu entusiasmo relativamente ao crescimento da nossa empresa».

Por sua vez, Stan afirmou que «Nunca imaginei que alguém faria um relógio tão incrível e de alta tecnologia com o meu nome. É uma honra imensa. O que torna este relógio tão especial para mim é o fato de conter fibras de verdadeiras bolas de ténis, um detalhe que não só é profundamente pessoal, mas também inovador. E graças à impressionante resistência ao choque dos modelos Wild One, é um relógio que jogadores de ténis profissionais podem usar em competição — não é apenas elegante, mas também leve e prático. Agradeço ao Ben e à sua equipa por me convidarem para colaborar no projeto e por tornarem a nossa visão numa realidade».

O Wild One Skeleton Stan the Man Limited Edition foi oficialmente revelado por Stan Wawrinka, Ben Küffer e Mark Streit (cofundador da Norqain) na Bucherer de Nova Yorque, em vésperas do Open dos Estados Unidos. Está disponível para compra no website da marca ou nos agentes autorizados… se é que já não esgotou!
Algumas caraterísticas técnicas:
Norqain
Wild One Skeleton Stan the Man Limited Edition
Referência: N3000.07Q25.B29.R01
Edição limitada a 85 exemplares
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Mecânico de corda automática NB08S; certificado de cronómetro do COSC; rotor Norqain personalizado; frequência de 28.800 alt/h (4 Hz); 41 horas de reserva de carga; 26 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos.
Caixa Ø 42mm | Norteq, mais leve 3,5 vezes do que o titânio e 6,25 vezes do que o aço; estrutura antimagnética em carbono complementada por polimero com óleo de castor; espessura de 12,3mm; 25 componentes; construção vocacionada para a absorção de choques e resistente até 5.000G com contentor do movimento em borracha amarela e titânio concebido na MRP SA; vidro de safira com tratamento antirreflexos; coroa com revestimento em borracha; placa lateral Norqain com fibras de bola de ténis; fundo transparente em vidro de safira com a efígie de Stan Wawrinka; estanque até 200 metros.
Mostrador | Esqueletizado e concebido pela Montremo SA; indexes rodinados e ponteiros das horas e minutos com revestimento luminescente em Super-LumiNova .
X1 confecionados pela Waeber HMS SA.
Bracelete | Cauchu de construção dupla, com inserção em borracha de acabamento distinto semelhante ao nylon; sistema patenteado ML Easy Change.
Preço | 6.750 euros