Boas notícias para os fãs de relógios de bronze e melhores notícias ainda para os aficionados da Oris: a marca apresenta este ano uma nova edição limitada dedicada a Carl Brashear, depois do sucesso que representou a primeira. Mas não basta ser Oris e não basta ser um relógio em bronze. O novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition surge como o primeiro da coleção Divers Sixty-Five com a função de cronógrafo. Uma edição limitada a 2000 exemplares.
—
A Oris apresentou ontem uma nova edição limitada dedicada a Carl Brashear que surge no seguimento de um primeiro modelo de 2016 dedicado ao mergulhador afro-americano e que, tal como na primeira edição lançada, volta a surgir com caixa em bronze, mostrador azul e correia de pele. Mas, além disso, o novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition apresenta uma grande novidade: trata-se do primeiro Sixty-Five com função de cronógrafo.
E as reações dos fãs?
No geral, até foram muito positivas, face às primeiras fotos exclusivas do relógio que foram publicadas no Instagram:
A post shared by Global Content Creation Agency (@calibreimage) on
Por aqui, ficámos todos bastante entusiasmados com esta espécie de sequela, até porque considerámos a edição de 2016 uma boa aposta. Agora, vale a pena questionar se este será um modelo assim tão exclusivo, tendo em conta o facto de surgir como um segundo modelo em edição limitada, dedicado à mesma personalidade e de características similares ao primeiro.
No entanto, essa conversa já é outra. Preferimos antes reforçar que se trata do primeiro Oris Divers Sixty-Five com cronógrafo, estreando ainda um movimento que nunca foi utilizado pela marca. Um aspeto que, só por si, acrescenta a esta nova edição limitada mais alguma exclusividade.
Vamos então focar-nos no relógio.
Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition
Com caixa em bronze de 43 mm – a caixa do primeiro tinha 42mm – estanque até 100 metros, o novo Carl Brashear Chronograph Limited Edition tem como base a coleção Sixty-Five. O material escolhido, segundo a marca, evoca o equipamento que inicialmente era usado pelo mergulhador homenageado, com a nota de que o bronze acaba por ser um material sempre fascinante porque, com o tempo, adquire a tal pátina muito própria determinada pela humidade atmosférica e pelos níveis de ph da transpiração de quem usa o relógio. Sem contar com outras possibilidades que permitem ao relógio tornar-se uma peça única à medida que os dias vão passando…
Aqui fica um exemplo que ajuda a perceber as mil e uma formas de personalizar a caixa de um relógio em bronze. Neste caso, até se trata de um Oris Carl Brashear Limited Edition (de 2016) que pertence a um leitor da Espiral do Tempo:
Sendo assim, o novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition, apresenta caixa, luneta, coroa e botões em bronze, nesta que é a segunda vez que a marca aposta neste material.
No interior bate o movimento cronográfico integrado Oris Calibre 771, com 48 horas de reserva de corda e de base Sellita SW 510, que no mostrador se traduz num alinhamento bicompax, com horas e minutos centrais, submostrador dos pequenos segundos às 9 horas e contador de 30 minutos do cronógrafo às 3 horas. Diferente do primeiro modelo lançado em homenagem ao mergulhador, este prescinde da indicação da data às 6 horas. Nas periferia, encontra-se a escala dos minutos pela qual se guia o ponteiro central dos segundos cronográficos.
Claro está que um dos grandes pontos a favor volta a ser o mostrador de um azul profundo – a marca associa este tom às profundezas do mar pelas quais Brashear se aventurava – que contrasta tão bem com o tom da caixa. Os indexes aplicados e ponteiros plaqueados a ouro rosa (realçados com SuperLumiNova num tom creme que reforça o aspeto vintage do relógio), bem como a disposição simples das indicações oferecem uma excelente legibilidade e, além disso, combinam na perfeição com o tom da caixa.
Nestas coisas somos um pouco vaidosos, fazendo questão de salientar que há realmente combinações muito felizes. E azul escuro e tom de bronze é, para nós, uma delas. Afinal, por mais que queiramos dizer que um relógio de pulso seja funcional e interessante, o visual é quase sempre o que nos chama logo num primeiro impacto – e no segundo, e até no terceiro….
Por fim, mais detalhes que acrescentam a este cronógrafo um toque especial: o característico vidro abaulado da coleção que dá ainda mais dinâmica ao mostrador e o fundo em aço gravado com um capacete de mergulho ao centro, com o número de edição limitada e com o inspirador mantra de Carl Brashear – “It’s not a sin to get knocked down, it’s a sin to stay down”.
Já agora, deixe-se inspirar ainda mais. O novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition tem bracelete em pele e vem acomodado num estojo especial em madeira, complementado com uma moeda emitida pela Carl Brashear Foundation e com uma fivela extra em aço (just in case).
O preço anunciado é de 4.400 euros para uma edição limitada a 2000 exemplares que, a avaliar pelo sucesso da primeira edição, deverão desaparecer rapidamente.
Vamos lá ver quantos estarão garantidos para Portugal.
Se quiser saber mais informações, consulte o site oficial da Oris.
Características Técnicas
Oris
Carl Brashear Chronograph Limited Edition
Edição limitada a 2000 exemplares
Referência / 01 771 7744 3185 LS
Movimento / Corda automática Oris Calibre 771, com base no Sellita SW 510, com função de cronógrafo.
Funções / Horas, minutos, pequenos segundos e cronógrafo.
Mostrador / Curvo e azul escuro com indexes polidos e com plaqué de ouro aplicados e preenchidos com SuperLumiNova®, ponteiros em plaqué de ouro preenchidos com Super-LumiNova®.
Caixa Ø 43 mm / Multipeças de bronze e coroa de rosca e botões também em bronze, estanque até 10 bar/100m. Luneta unidirecional em bronze com contagem de 60 minutos. Marcador de zero preenchido com Super-LumiNova®. Vidro de safira abaulado nas duas faces com revestimento antirreflexos no interior. Fundo de aço inoxidável, aparafusado, gravado com a imagem do capacete de Carl Brashear, bem como o mantra do mergulhador: “It’s not a sin to get knocked down, it’s a sin to stay down”. Além disso, o fundo é ainda personalizado com o número da edição limitada.
Bracelete/ Pele com fivela em bronze (com fivela em aço extra disponobilizada).
Estojo/ Caixa em madeira com fivela extra e moeda comemorativa emitida pela Fundação Carl Brashear.
Preço/ € 4.400
—