Leica L1 e L2 (e a lendária fabricante de máquinas fotográficas arrisca à séria nos relógios de pulso)

É a grande novidade relojoeira do dia, embora não seja uma novidade que esteja ligada a uma manufatura de relógios propriamente dita. A Leica, que dispensa apresentações, resolveu sair da sua área de conforto, enquanto fabricante de máquinas fotográficas e dispositivos óticos, para se aventurar  pelo mundo dos relógios de pulso. O resultado passa por dois modelos com movimento de corda manual apelidados sugestivamente de L1 e L2 e que ostentam com orgulho a referência “Made in Germany” no mostrador. Os preços começam nos 10.000 euros.

A Leica apresentou ontem uma dupla de relógios de pulso que inaugura a estreia da fabricante germânica de máquinas fotográficas e dispositivos óticos no domínio dos relógios de pulso enquanto nova categoria de produtos da marca. É que, no passado, foram concebidos relógios Leica através de parcerias, mas que não implicavam propriamente um segmento específico de produção. Ao lançar modelos  desenhados e concebidos ‘by Leica’ como estratégia a longo prazo, a marca prevê mesmo aventurar-se à séria no âmbito dos relógios de pulso.

Para já, foram apresentados os novos L1 e L2, relógios de pulso com 41 mm e 14 mm de espessura, com caixa em aço e equipados com movimentos mecânicos de corda manual.

De acordo com o Hodinkee, (de onde retirámos todas as informações que dispomos até ao momento sobre este lançamento) as origens do projeto remontam a 2012, altura em que a marca começou a explorar a ideia de criar um relógio de pulso, seguindo-se uma série de conversações com diversas casas relojoeiras no sentido de perceber o que implicaria um projeto deste nível.

Depois, as parcerias para a concretização das ambições: por um lado, Achim Heine inspirou-se nas máquinas Leica para desenvolver o design dos relógios, num nome que faz todo o sentido tendo em conta o facto de este designer de produto germânico ter já desenvolvido diversos produtos para a marca nos últimos vinte anos. E entre os elementos de design, destaca-se precisamente o rubi na coroa que evoca o ponto vermelho associado ao logo da Leica.

 

Para a conceção dos calibres, a Leica associou-se à Lehmann Präzision, marca estabelecida no domínio dos movimentos de alta precisão e que detém, inclusive, relógios próprios. O objetivo: garantir que os mecanismos que fazem viver o novos L1 e L2 mantêm a sua exclusividade enquanto mecanismos específicos e produzidos na Alemanha. Quanto às funções, os relógios indicam horas, minutos, pequenos segundos e indicação de reserva de corda, se bem que o L2 é ainda complementado com um indicador dia/noite e pela indicação de um segundo fuso horário por meio de uma luneta rotativa interna. O acerto da hora é possível graças a um sistema diferente do habitual – pressionando a coroa, o ponteiro dos segundos regressa a zero e o acerto faz-se rodando a própria coroa. Uma nova pressão volta a ativar o mecanismo. Já a data tem direito a um botão próprio às duas horas e a luneta alusiva ao segundo fuso horário pode ser ajustada mediante uma segunda coroa. Por fim, os acabamentos e montagem ficaram a cargo da Ernst Leitz Werkstätten, empresa vizinha da própria Leica.

LEICA presented its L1 and L2 41 mm steel watches powered by a new developed & manufactured hand-wound calibre by Markus Lehmann in Germany exclusively for Leica. The calibre features a Zero-Reset-Function (when active a red dot appears on the display) and a power reserve indication. The L2 with three crowns also features an inner turning bezel that can be used as a second zone-time indication. The latter is linked to a day-night-indication at “4 o’clock”. The watches were designed by Achim Heine, a Professor for product-design in Berlin. OUR OPINION: The first two watches surprised us! It’s a step at a high level into the world of serious watchmaking for camera manufacturer LEICA. Well done guys! There are more ticking LEICA’s to come: L3, L4, L5, L6 are already in the pipeline. The prices start at around 9500 EURO for the L1. #leica #leicacamera #leicawatch @leica_camera @leicacamerausa @leica

A post shared by WatchAdvisor (@watchadvisor) on

Perante estas parcerias, percebe-se perfeitamente a razão pela qual os modelos lançados ostentam com orgulho o selo “Made in Germany” no mostrador, junto dos pequenos segundos, tendo em conta que todos os componentes, fora o vidro, e produção se concretizam em solo alemão.

Disponíveis em versões com mostradores pretos e vermelhos, produção limitada no primeiro ano 400 exemplares  e com disponibilidade prevista nas boutiques Leica no próximo mês de outubro, os novos relógios da marca deverão, à partida, ser lançados com um preço que ronda os 10.000 euros, para o modelo mais simples.

Teremos mais novidades em breve certamente, mas até lá recomendamos, como já referimos, a leitura do artigo da Hodinkee com todos os detalhes e impressões em relação ao L1 e L2.

Algumas  notas técnicas

Leica
L1 e L2

Movimento/ Corda manual Calibre L1 e Calibre L2,  28.800 alt/h, 60 horas de reserva de corda, 25 rubis
Funções/
 Horas, minutos, pequenos segundos, data e indicação de reserva de corda. O L2 é reforçado com indicação dia/noite e segundo fuso horário por meio de uma luneta interna, na periferia do mostrador.
Caixa Ø 41 mm/ 
Aço escovado, estanque até 50 metros.
Mostrador/
Preto ou vermelho, indexes não luminescentes.
Bracelete/ Calfe em preto com padrão tipo diamante. Fivela em aço.
Preço/ Desde 10.000 euros para a versão mais simples (L1)

Outras leituras