O advento do TAG Heuer Carrera Heuer-02

Pré-Baselworld 2018 | Após o Carrera Heuer-01 que ficou associado ao mandato de Jean-Claude Biver, a TAG Heuer está prestes a lançar em Basileia o Carrera 02 – baseado na mesma estrutura modular mas equipado com o outro calibre cronográfico da marca e ostentando uma diferente disposição de mostrador. Um trunfo para a marca no ano do 55º aniversário do Carrera.

Há três anos, Jean-Claude Biver surgiu pela primeira vez em Baselworld enquanto CEO da TAG Heuer – e o célebre guru da relojoaria suíça fez então questão de provocar um abanão no catálogo da marca ao anunciar dois produtos que se tornariam no cartão de visita da sua liderença: o Carrera Connected e o Carrera Heuer-01. Pelas suas características muito específicas, o Carrera Connected tem orbrigatoriamente de ser considerado um caso à parte e um sucesso recentemente complementado com a introdução de um novo tamanho para a segunda geração do smartwatch da TAG Heuer (Carrera Connected Modular 45 e 41mm); já o Carrera-01, com todas as suas posteriores ramificações, constituiu o perfeito exemplo do modo de pensar relojoaria por parte de Jean-Claude Biver – graças ao design integrado, modular e modernista que já tinha implementado na Hublot, e que tem vindo a implementar noutra marca do grupo LVMH, a Zenith.

TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer

O Carrera-01 foi apresentado em 2015 com o movimento cronográfico de manufatura Heuer-01, baseado no anteriormente batizado calibre 1887 de suave acionamento e disposição vertical dos totalizadores do mostrador semi-recortado. Apelando a uma camada mais jovem que deseja um produto mais contemporâneo e urbano do que os modelos inspirados por relógios icónicos que a marca lançou no passado, o Carrera Heuer-01 veio dar não só um novo posicionamento à marca – veio também oferecer-lhe algo de completamente novo e ajustado aos tempos que correm. Na altura, Jean-Claude Biver resolveu dar um passo atrás na produção do novo movimento cronográfico fabricado nas novas instalações de Chevenez; três anos volvidos, e um ano após o ter reintroduzido sob o nome de Calibre Heuer-02 exclusivamente na reedição limitada do Autavia e no Carrera Heuer-02T com a adição de um turbilhão, o patrão da TAG Heuer lança agora o Carrera Heuer-02 enquanto relança em massa esse movimento caraterizado pela disposição ‘horizontal’ dos submostradores (3-6-9), por oposição ao pendor mais vertical do calibre Heuer-01 (6-9-12).

TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer

Se o Carrera Heuer-01 ostentava um diâmetro de 45mm quando foi inicialmente apresentado, o Carrera Heuer 02 surge numa primeira versão de caixa com 43 milímetros de diâmetro – vindo substituir precisamente a entretanto lançada variante de 43 milímetros do Carrera Heuer-01. O espírito parece o mesmo, sendo que é no layout que surgem as principais diferenças – inerentes à arquitetura do próprio movimento cronográfico.

O fundo do novo TAG Heuer Carrera-02. © TAG Heuer
O fundo do novo TAG Heuer Carrera-02. © TAG Heuer

Desenvolvido sob o nome de código Calibre 1888, apresentado em 2012 então sob o nome de Calibre 1969 e depois reapresentado com a designação de Calibre CH-80 num evento mundial realizado na nova manufatura de Chevenez (‘CH’ de Chevenez, ‘80’ de 80 horas de reserva de corda), o novo movimento cronográfico automático da TAG Heuer esteve a ser refinado durante um par de anos para surgir finalmente com a nomenclatura Heuer-02 e 75 horas de reserva de corda. Os acabamentos são idênticos aos que foram utilizados na edição limitada do Autavia, com roda de colunas a vermelho e decoração negra no rotor.

TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer
O calibre Heuer-02 | © TAG Heuer

Quanto à construção, e tal como no Carrera Heuer-01, toda a estrutura foi idealizada para acentuar o espírito modular do conceito; a caixa (também fabricada in-house, numa das subsidiárias da TAG Heuer) é concebida maioritariamente em aço, havendo variantes em fibra de carbono ou ouro rosa complementados com cerâmica. Assente em 12 peças, permite múltiplas combinações – daí a possibilidade de conjugações distintas entre asas (acopladas via parafusos), corpo central da caixa, fundo da caixa, luneta, coroa, botões do cronógrafo, parafusos, inserções e vidros utilizados tanto no mostrador transparente como no fundo. O conceito modular permite uma economia de escala sem grandes custos adicionais, como desejável e já evidente tanto no Carrera Heuer-01 como no Carrera Connected Modular.

TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer

Também as braceletes com fecho de báscula foram pensadas de maneira a acentuar a personalidade moderna do Carrera Heuer-02, como também sucede no seu antecessor Carrera Heuer-01: estão perfeitamente coladas à estrutura e alargam de modo a cobrir a ponta das asas; a versão em cauchu é perfurada para sublinhar a herança racing, mas há muitas mais variantes disponíveis – incluindo as de inserção em pele (couro ou crocodilo) numa base de cauchu e as inevitáveis braceletes em aço.

TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera Heuer-02 | © TAG Heuer

Evidentemente, para além dos modelos que já foram desvelados nas últimas semanas e que terão uma apresentação mais oficial em Baselworld, o Carrera Heuer-02 terá futuramente desenvolvimentos destinados a enriquecer a linha – e já se sabe que haverá um Carrera Heuer-02 GMT, o primeiro cronógrafo Carrera dotado de um segundo fuso horário e a segunda complicação adicionada ao calibre cronográfico automático de base após o turbilhão…

Os preços ainda não foram anunciados.

Visite o site oficial da TAG Heuer para mais informações.

Outras leituras