SIHH 2018: a nossa escolha do dia 1 ( A.Lange & Söhne, Baume & Mercier, Jaeger-LeCoultre e Vacheron Constantin)

Em Genebra/ O Salon International de la Haute Horlogerie 2018 abriu ontem as suas portas e nós andamos deslumbrados com algumas das novidades. Fizemos assim uma seleção dos modelos que mais nos chamaram a atenção durante o primeiro dia, com especial destaque para a nova coleção Polaris da Jaeger-LeCoultre e o novo Triple Split da A.Lange & Söhne que têm dado que falar. Aqui ficam as nossas escolhas do dia.

A.Lange & Söhne Triple Split e 1815 Hommage to Walter Lange

A. Lange & Söhne Triple Split
A. Lange & Söhne Triple Split | © Espiral do Tempo
ALS Homage to Walter Lange 02
A. Lange & Söhne Homage to Walter Lange | © Espiral do Tempo
ALS Homage to Walter Lange 04
A. Lange & Söhne Homage to Walter Lange | © Espiral do Tempo

Como já referimos aqui no nosso site, depois do Double Split ter aberto uma nova dimensão no capítulo dos cronógrafos mecânicos, a Lange & Söhne resolveu ir ainda mais longe este ano com o Triple Split, o primeiro cronógrafo mecânico a possibilitar medidas comparativas da hora, incluindo, por isso, ponteiros rattrapante adicionais nos contadores dos minutos e das horas para possibilitar múltiplas contagens de diferentes eventos que possam demorar até 12 horas. O relógio é impressionante e foi o modelo selecionado para ser a estrela de grandes dimensões para estar em exibição no stand da marca. Da nossa parte, foi também a grande estrela deste ano no âmbito da Lange, juntamente com o 1815 ‘Homage to Walter Lange’ com segundos saltantes (complicação tradicionalmente associada a Walter Lange) que podem ser parados através de um botão – numa edição limitada a 27 peças em ouro amarelo, 90 exemplares em ouro rosa e 145 em ouro branco. A nossa preferida: a versão em aço.

Baume & Mercier Clifton Club Indian Legend Tribute, Scout Limited Edition

The Baume & Mercier Clifton Club Indian Legend Tribute Chief And Scout Limited Edition | ® Espiral do Tempo
The Baume & Mercier Clifton Club Indian Legend Tribute Chief And Scout Limited Edition | © Espiral do Tempo

Em homenagem à Indian Motorcycle Company, fundada em 1901 em Springfield, Massachusetts, a Baume & Mercier lança este ano três modelos em edição limitada, disponíveis em diferentes versões inspiradas no mundo motorizado. Se a referência 10404 salta à vista pela bracelete vermelha e mostrador branco com contador dos segundos amarelo com o número 35, número da sorte do motociclista Burt Munro, gostámos em particular da referência 10402, Clifton Club Indian Legend Tribute, Scout Limited Edition, com mostrador cinza parcialmente esqueletizado e indexes revertidos. Num relógio como este, a opção por uma bracelete em pele castanha resulta como contraste e é mais um dos pontos que faz a diferença. Com caixa de 44 mm em aço, o relógio é personalizado no fundo com o logo da Indian Motorcycle e complementado com escala taquimétrica na luneta.

Jaeger-LeCoultre Polaris

A nova coleção Polaris da Jaeger-LeCoultre recupera o histórico Memovox Polaris, numa homenagem ao modelo lançado em 1968 que celebra este ano meio século de vida. E além de ter sido apresentada uma edição limitada de 1000 exemplares muito similar ao modelo original, a marca apostou em mais quatro modelos com diferentes variantes, todos assumidamente desportivos e com mostradores em setores ao nível dos acabamentos. As razões pelas quais apreciámos os novos Polaris são de diversa ordem, mas, acima de tudo, pelo facto de os novos relógios nos oferecerem um modelo de sempre com cara rejuvenescida, sem soar demasiado a vintage e que resulta na perfeição nas mais diversas opções. Os nossos preferidos: o Polaris Chronograph em ouro rosa, o Polaris Automatic, com mostrador azul e bracelete em aço, o Polaris Memovox e o Polaris Chronograph Wordltimer.

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph 9028471
À esquerda: Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph em ouro rosa; à direita, o Polaris Chronograph em aço com mostrador preto. © Espiral do Tempo
Jaeger-LeCoultre Polaris Automatic Azul|Ref. 9008480 | ® Espiral do Tempo
Jaeger-LeCoultre Polaris Automatic com mostrador azul | Ref. 9008480 | © Espiral do Tempo
Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox _9038670
Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox | Ref. 9038670 | © Espiral do Tempo
Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph WorldTimer | ® Espiral do Tempo
Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph WorldTimer | © Espiral do Tempo

Vacheron Constantin FiftySix

Mais uma nova coleção no seio das marcas tradicionais da alta-relojoaria que é sinónimo de boas notícias. Estamos acostumados a ver a Vacheron Constantin lançar modelos no âmbito da obrigatória coleção Métiers d’Art ( e este ano também lançou, é verdade, os novos Métiers d’ Art Les Aérostiers) ou novos modelos em coleções que já compõem o catálogo da marca, nomeadamente a coleção Overseas. Mas eis que, este ano, a marca genebrina deu um passo em frente com uma coleção completamente nova inspirada na referência 6073 (de 1956) do seu catálogo. A nova coleção FiftySix integra três linhas diferentes, uma com modelos de três ponteiros/ data, outra com modelos que indicam o dia/data e reserva de corda, e um modelo com calendário completo ( dia, data mês, indicação das fases da Lua e idade da Lua). Todos com caixas de 40mm, mostradores por setores e disponíveis em versões de aço ou ouro rosa com asas integradas. Os preços começam nos CHF 12.700: o relógio mais em conta de sempre da marca genebrina, na versão aço, três ponteiros. Os nossos preferidos? Talvez os modelos que indicam o dia/data e a reserva de corda – nas duas versões, em aço e em ouro rosa.

Vacheron Constantin Fifty Six Day-date
Vacheron Constantin FiftySix Day-Date na versão com caixa em ouro rosa.  © Espiral do Tempo

Outras leituras