Um objeto encantado: Signing Machine by Jaquet Droz

 No âmbito do 280ºaniversário da Jaquet Droz, a marca apresenta a Signing Machine, um projeto lançado em 2014 e que agora nasce enquanto autómato que redige assinaturas perfeitas. Na lógica histórica da casa suíça, este objeto mecânico vem assim recriar o mundo real.

Depois de ter sido apresentada em 2014, a Signing Machine da Jaquet Droz concretiza-se em 2018 mesmo a tempo das celebrações do 280º aniversário da marca. E surge, como não poderia deixar de ser, na continuidade de um legado que está na sua génese: a criação de objetos mecânicos que mimetizam o mundo real, em especial os movimentos dos seres humanos.

Atualmente a Signing Machine aguarda pela resposta a dois pedidos de patentes e foi inspirada nos autómatos The Writer e The Draughtsman, criados Pierre Jaquet-Droz (fundador da marca) e expostos no Museu de Arte e História de Neuchâtel,

O movimento foi trabalhado de modo a garantir fluidez e a realização de assinaturas perfeitas e consistentes, com a reserva de corda a permitir completar duas assinaturas. Uma alavanca situada na lateral permite dar corda à máquina. Ao todo, são 585 peças num movimento completamente montado e acabado à mão.

A assinatura reproduzida é única e pessoal e só pode ser ativada mediante um código de quatro dígitos, escolhido pelo próprio utilizador.

Visite o site oficial da Jaquet Droz para mais informações sobre a Signing Machine.

Outras leituras