EdT47 — A Graham tem sabido diversificar muito bem o seu emblemático Chronofighter e cedo apresentou uma declinação denominada Chronofighter Oversize Diver – que teve muita aceitação, e cujas qualidades subaquáticas foram elogiadas no romance Deep Shadow, de Randy Wayne White. Mas Éric Loth, o CEO da marca, quis ir mais além e mais fundo: «o Chronofighter Oversize Prodive é o mais técnico de todos os Chronofighters», sublinha.
—
Análise publicada no número 47 da Espiral do Tempo.
A caraterística alavanca que serve de gatilho à função cronográfica foi inteiramente repensada para ser o único meio de controlo do cronógrafo (start/stop e reset), tornando-se mais funcional para mergulhadores com luvas grossas.
A luneta rotativa revestida a PVD distingue os modelos de mergulho Chronofighter das restantes variantes; no caso do Prodive, tem uma precisão de 120 cliques por rotação completa. Também a arquitetura da caixa foi aperfeiçoada.
Éric Loth é perentório: «Não estabeleci quaisquer restrições de custos aos meus engenheiros na idealização do Prodive. Disse-lhes apenas que queria um cronógrafo funcional até 2.000 pés de profundidade. E temos provas de que funciona mesmo, porque uma coisa é dizer que funciona e outra é prová-lo. Mostrem-me quem é que, na indústria relojoeira, pode fazer cronógrafos de mergulho e depois provar a sua funcionalidade nas profundezas.»
Visibilidade aperfeiçoada
O sistema de luminescência de grande qualidade garante uma visibilidade ao utilizador até 25 centímetros em águas escuras ou densas. Os dois tons – azul e verde – tornam a leitura (horas e minutos, medição de parcelas de tempo) mais fácil, e o submostrador dos pequenos segundos assenta num disco que produz um efeito de propulsor comprovante do funcionamento do mecanismo.
Predador por companhia
A caixa em aço tem 45 milímetros de diâmetro, embora a arquitetura a faça parecer um pouco maior – também graças à alavanca lateral. É estanque até 600 metros (2.000 pés), inclui uma válvula de hélio e alberga o calibre cronográfico automático G1734. A alavanca é revestida a PVD negro e a coroa com sistema de baioneta está coberta de borracha. O vidro de safira tem tratamento antirreflexo de ambos os lados e o fundo apresenta a gravura de um tubarão.
Três cores
O Chronofighter Prodive declina-se em três versões; a amarela é de edição limitada a 200 exemplares, ao passo que as de mostrador preto e azul integram o catálogo regular. Todas elas têm bracelete de cauchu a condizer.
Características técnicas
Graham
Chronofighter Oversize Prodive
Edição limitada a 200 exemplares
Referência/ 2CDAV.B01A.K81F
Movimento/ Cronógrafo mecânico de corda automática. Calibre G1750, 48 h de reserva de corda, 28.800 alt/h e 25 rubis.
Funções/ Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo com botão de reset e alavanca start & stop em aço e PVD preto, válvula de hélio às 10 h em cauchu amarelo.
Mostrador/ Ponteiros e indexes com Super-LumiNova.
Caixa Ø 45mm/ Aço, luneta unidirecional com tratamento PVD preto, vidro de safira com tratamento antirreflexos dos 2 lados, gravação no verso de um tubarão e do número de edição limitada, estanque até 600 metros.
Bracelete/ Cauchu amarelo com fivela em aço.
Preço/ € 11.750
Galeria de imagens:
[wonderplugin_carousel id=”20″]
Para mais informações sobre a Graham ou o Chronofighter Oversize Prodive consulte o site oficial da Graham ou a Torres Distribuição, distribuidora da marca em Portugal.
—