Com o Deep Azul, a marca nascida em Inglaterra, inspirada por Portugal e alimentada por calibres suíços alarga a sua paleta cromática. Entretanto, lançou uma nova bracelete metálica para equipar os seus relógios e tem adicionado vedetas lusas ao seu lote de embaixadores.
A Escudo acrescentou mais um modelo à linha Ocean Seacrest que, para já, compõe o grosso da sua coleção: o Deep Azul, dotado de uma luneta em tons de azul que contrasta com um mostrador preto mate e equipado com a nova bracelete metálica de três elos recentemente apresentada pela jovem marca britânica que investe declaradamente na simbologia lusa — e que tem entre os seus embaixadores estrelas do desporto nacional como o internacional de futebol José Fonte ou o internacional de rugby Raffaele Storti.
A Escudo foi fundada em Liverpool durante a pandemia pelo luso-descendente Simon Correia e pelo amigo britânico Richard Johnson, casado com uma portuguesa e atualmente residente em Cascais — pelo que se tornou natural a aposta na iconografia portuguesa e no imaginário nacional, começando logo no nome da marca e na terminologia dos modelos existentes no seu catálogo. O novo Deep Azul junta-se ao Preto, ao Azul, ao Preto e Bronze, ao Chocolate Bronze, ao Silver Inox e ao Silver Rose na coleção regular, depois de três apelativas edições limitadas em tons associados à bandeira portuguesa (verde, vermelho e amarelo) já terem ficado esgotadas.
O Deep Azul acaba por ser uma interessante junção cromática do Preto com o Azul, combinando o mostrador de um com a luneta do outro para alargar a oferta da referida linha Ocean Seacrest — composta por modelos de 39mm inspirados nos clássicos relógios de mergulho dos anos 60 (talvez a mais popular tipologia do universo relojoeiro) e que exibe múltiplos elementos de design inspirados em Portugal. O ponto de referência na luneta em alumínio tem o verde e o vermelho da bandeira, o mostrador inclui as pontas da rosa dos ventos tão associada aos Descobrimentos, a coroa de rosca ostenta a Cruz de Cristo desenhada na ponta em esmalte, o fundo da caixa também apresenta a Cruz de Cristo gravada em relevo e o vidro de safira tem um logo holográfico que surge quando exposto ao vapor ou quando é bafejado.
Tal como os restantes modelos Ocean Seacrest, o Deep Azul está numerado (de 001 a 300) e assenta numa caixa de 39mm de diâmetro por 12,8mm de espessura, com acabamento alternadamente polido e escovado. A estrutura em aço 316L é estanque a 200 metros e alberga o Calibre 1488, baseado no fiável SW200-1 da Sellita sem data que bate a 28.800 alternâncias/hora e dispõe de 38 horas de reserva de carga; noblesse oblige: a massa oscilante do movimento automático suíço também evoca a bandeira portuguesa.
A influência lusa não se fica pelo relógio ou pela nomenclatura. A própria embalagem dos modelos Ocean Seacrest é evocativa dos Descobrimentos, dos mapas antigos e das cores da bandeira portuguesa; inclui uma bolsa, uma ferramenta para troca de correia/bracelete e uma bracelete suplementar Tropic em borracha para complementar a grossa correia em couro ou a bracelete em aço.
A Escudo também dispõe de braceletes single pass tipo NATO com fivela ajustável ao comprimento a condizer com cada um dos modelos, mas a mais significativa adição nesse departamento foi mesmo a da nova bracelete metálica.
Adereço ideal
A Escudo já vinha testando vários protótipos de braceletes metálicas desde o lançamento dos primeiros modelos da coleção e finalmente conseguiu a bracelete que tanto desejava — e que acaba mesmo por ser a que mais se adequa aos modelos da linha Ocean Seacrest. Trata-se de uma bracelete em aço 316L de três elos (tipo President) que afunila elegantemente desde os 20mm entre asas até ao fecho.
A bracelete alterna acabamentos de superfície escovados e polidos, adaptando-se especialmente bem ao pulso. Para mais, pode ser rapidamente ajustada através de um sistema de microajuste baseado num botão localizado dentro do fecho de báscula — e que se revela especialmente útil e confortável naquelas fases em que o pulso muda ligeiramente de diâmetro devido ao esforço físico, à temperatura ou simplesmente por qualquer variação de peso. Também tem pormenores alusivos à Portugalidade: Cruz de Cristo em relevo no fecho e menção ‘Lisbon-London’ na parte interior do fecho.
Uma bracelete metálica de qualidade é significativamente mais onerosa, pelo que o preço de qualquer modelo Ocean Seacrest com a nova bracelete metálica aumenta cerca de 350 euros relativamente ao seu equivalente adquirido com uma correia de pele. De referir que, em ambos os casos, o estojo inclui uma bracelete suplementar Tropic em cauchu.
As nossas impressões
O Deep Azul, como qualquer modelo Ocean Seacrest da Escudo, apresenta o perfil dos relógios clássicos de mergulho popularizado pelo Rolex Submariner e que passa por ser a mais popular tipologia relojoeira — acrescentando-lhe um cheirinho vintage próximo dos Tudor Black Bay. É um tool watch puro e duro, estanque a 200 metros e tanto os marcadores em relevo da luneta como os indexes do mostrador estão carregados com Super-LumiNova C1 de grande luminescência. A combinação do azul com o preto é particularmente feliz e especialmente assertiva para quem gosta de usar calças de ganga…
Será interessante ver qual a evolução da Escudo, sabendo-se que os fundadores já assumiram o desejo de lançar uma versão GMT do Ocean Seacrest e também um cronógrafo de maneira a preencher os vários segmentos do mercado em que querem estar representados. Também estão à procura de reforçar a ligação a Portugal com fornecedores nacionais de componentes e consideram mesmo criar um polo de assemblagem em Portugal.
O projeto da marca é interessante — esperemos pelos próximos capítulos desta saga anglo-portuguesa.
Algumas caraterísticas técnicas:
Escudo
Ocean Seacrest Deep Azul
Referência | 0222 2441
Ano de lançamento | 2024
Movimento | Corda automática Calibre 1488 (base Sellita SW200-1 sem data). Mínimo de 38h de reserva de corda. 26 rubis. Rotor personalizado com iconografia portuguesa. Frequência: 4Hz – 28.800 alt/h.
Mostrador | Preto mate; índices inspirados na Rosa dos Ventos e ponteiros com revestimento luminescente Super-LumiNova BGW9 & C1.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa 39 mm | Aço 316L. Espessura: 12,8 mm. Entre asas: 20mm. Lug to lug: 47,5mm. Estanque até 200 metros. Coroa de rosca com detalhe em esmalte. Luneta em alumínio com marcadores luminescentes e ponto de referência com as cores portuguesas. Fundo de rosca personalizado. Vidro de safira com brasão da Cruz de Cristo.
Bracelete | Aço 316L com fecho dotado de microajuste, acompanhada de uma bracelete em cauchu com fivela. Correia em couro disponível como alternativa.
Preço recomendado no site | 1.687,95 €