Tudor apresenta o Pelagos FXD Chrono ‘Cycling Edition’

A Tudor anunciou um Pelagos FXD especificamente criado para a Tudor Pro Cycling Team, uma equipa de ciclismo profissional. O novo Pelagos FXD Chrono ‘Cycling Edition’ tem caixa em compósito de carbono e está equipado com movimento de manufatura.

Em 2023, a Tudor anunciou a colaboração com Fabian Cancellar na criação de uma equipa de ciclismo profissional. Agora a marca anuncia o lançamento de um novo relógio a pensar nas exigências associadas a esta modalidade desportiva. Em causa, está o novo Pelagos FXD Chrono ‘Cycling Edition’, um cronógrafo de pulso criado especificamente para os ciclistas profissionais da Tudor Pro Cycling Team. Aqui fica tudo aquilo que tem de saber sobre esta novidade.

Caixa

Tudor_Pelagos-FXD-Chrono-Cycling-Editio
O Pelagos FXD Chrono ‘Cycling Edition’ foi pensado para responder às necessidades dos ciclistas profissionais | Foto: cortesia Tudor

Sabendo que a fibra de carbono é a matéria de que se fazem as bicicletas mais rápidas, a Tudor utilizou compósito de carbono na caixa de 43mm com asas fixas do novo cronógrafo. Por outro lado, usou-se elementos em titânio, como a coroa e os botões.

Escala taquimétrica

Tudor_Pelagos-FXD-Chrono-Cycling-Edition
O novo Tudor Pelagos FXD Chrono Cycling Edition tem caixa feita de compósito de carbono | Foto: cortesia Tudor

Em vez de uma escala taquimétrica calibrada em função das velocidades que um automóvel é capaz de alcançar, o novo Pelagos FXD Chrono ‘Cycling Edition’ tem uma escala adequada para as velocidades que os ciclistas conseguem alcançar. Neste sentido, a escala do cronógrafo contorna o mostrador, à semelhança de uma espiral, permitindo a rápida visualização das velocidades médias a que os ciclistas geralmente andam.

Mostrador

Tudor_Pelagos-FXD-Chrono-Cycling-Editio
A escala taquimétrica doi adaptada às velocidades que os ciclistas profissionais conseguem alcançar | Foto: cortesia Tudor

O relógio tem mostrador preto mate com apontamentos em vermelho e privilegia a legibilidade, fazendo ainda referência às cores da Tudor Pro ‘Cycling Team’. Os indexes quadrados das horas, típicos da coleção Pelagos, e os bem conhecidos ponteiros ‘Snowflake’ surgem agora em compósito de cerâmica luminescente, uma forma também de garantir melhor legibilidade em condições de luz mais complicadas. Na circunferência do mostrador, impressa num réhaut inclinado a 45º, descobre-se a escala taquimétrica.

Bracelete

Tudor_Pelagos-FXD-Chrono-Cycling-Editio
A bracelete feita pela Julien Faure é uma peça única complementada por uma fivela, para melhor facilidade de utilização | Foto: cortesia Tudor

O novo relógio está equipado com uma bracelete em tecido Jacquard de peça única, uma solução adotada pela Tudor desde 2010. Produzida em França pela empresa Julien Faure, esta bracelete distingue-se pela robustez e pelo conforto que proporciona. Importa, no entanto, dizer que, em específico para os modelos Pelagos FXD em geral, a Tudor e a Julien Faure desenvolveram uma construção de bracelete de elevado cariz técnico. No caso do Pelagos FXD Chrono ‘Cycling Edition’, a bracelete tem 22 mm de largura e é complementada por uma fivela convencional, perfeita para andar de bicicleta.

Tudor_Pelagos-FXD-Chrono-Cycling-Editio
A caixa em compósito de carbono e a escala calibrada para as velocidades alcançadas por ciclistas | Foto: cortesia Tudor

Calibre MT5813

O nov relógio está equipado com o calibre MT5813 de corda automática que indica as horas, os minutos e os segundos, e inclui as funções de cronógrafo e de data. Com roda de colunas, embraiagem vertical, espiral de silício, este calibre tem uma autonomia de 70 horas e certificado COSC (Official Swiss Chronometer Testing Institute), excedendo mesmo os seus padrões de precisão: apresenta uma variação de -2 e 4 segundos por dia, testada em cada cronógrafo depois de estar completamente montado. Destaque ainda para o acabamento mate típico dos calibres de manufatura da marca e integra um rotor rendilhado em tungsténio. Derivado do cronógrafo com Calibre de Manufatura Breitling 01, que inclui um órgão de regulação de alta precisão desenvolvido pela Tudor e acabamentos exclusivos, este movimento é o resultado da colaboração duradoura entre as duas marcas.

A Tudor pro Cycling Team | Foto: cortesia Tudor

Algumas caraterísticas técnicas:

Tudor
Pelagos FXD Chrono ‘Cycling Edition’

Referência | M25827KN-0001
Ano de lançamento | 2024

Tudor Pelagos FXD Chrono Cycling Edition | Foto: cortesia Tudor

Movimento | Corda automática Calibre MT5813 com sistema de rotor bidirecional. 28.800 alt/h (4Hz), 41 rubis. Certificado COSC.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos. Cronógrafo. Data. Stop-seconds.
Caixa ø 43 mm | Compósito de carbono preto com acabamento mate. Luneta fixa com escala de 60 minutos. Coroa de rosa em titânio com o escudo Tudor em relevo. Botões em titânio. Vidro de safira plano. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Ouro rosa polido. Fecho de báscula.
Preço de venda ao público recomendado no site | 5.450 €

Visite o site oficial da Tudor para mais informações.

Outras leituras